Pular para o conteúdo principal

Porque Deus permite a doença e sofrimento

É muito díficil lidar com a doença quando ela vem. Eu penso que uma solução é não se esquecer que os caminhos do Senhor são melhores dos que os nossos (Isaías 55:9). Quando nos confrontamos com a doença ou a injúria, nós normalmente nós focamos somente no nosso sofrimento. No meio da luta e da dor, é muito difícil se focar nos objetivos que o Senhor pode ter com esta luta. O que será que o Senhor tem de bom a nos ensinar. A palavra nos garante que tudo coopera para o bem daqueles que temem a Deus (Rm 8:28), mas esta é uma experiência muito ardua, porém não impossível. Muitas pessoas testemunham que foi no período de luta que se sentiram mais próximos de Deus, que este foi o período que mais aprenderam, inclusive a confiar mais no Senhor. É neste momentos desespero e luta que aprendemos a olhar para cima e que aprendemos o valor da vida.

Isto não quer dizer que a doença é sempre uma maneira usada por Deus por nos ensinar algo. Num mundo cheio de pecado, as doenças e a morte sempre estará conosco. Temos desejos carnais e nosso corpo físico se deteriora e envelhece. Muitas vezes a doença ocorre em virtude de um ataque demoníaco. A Bíblia nos mostra inúmeros casos de influência maligna causando doença (Mt 17:14-18; Lc 13:10-16). então é lógico que nem sempre a doença é uma prova de Deus, mas sim num ataque de Satanás. Mas mesmo nestas ocorrências, Deus está sempre no controle. Deus permite que o pecado e Satanás cause a dor física. Até mesmo quando a doença não é enviada por Deus, Ele a usa de acordo com sua soberana vontade. 

É inegável, porém, que Deus às vezes permite que a gente fique doente a fim de cumprir Seus propósitos soberanos. Embora a doença não seja diretamente abordada na passagem, Hebreus 12:5-11 descreve Deus nos disciplinando para "produzir um fruto de justiça" (v. 11). A doença pode ser um meio de disciplina amorosa de Deus. É difícil para nós compreender por que Deus iria trabalhar desta maneira. Mas, acreditando na soberania de Deus, não há outra opção a não ser crer que o sofrimento é algo que Deus permite e/ou causa. 

O exemplo mais claro na Bíblia é achado em Salmos 119. Perceba a progressão nos versículos 67, 71 e 75. 
67: Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra.
71: Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.
75: Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

O Autor de Salmos 119 estava olhando para o sofrimento numa perspectiva de Deus. Reconhecia os beneficios em ser afligido.  O resultado de sua aflição produziria frutos agradáveis a Deus. 

A doença e sofrimento nunca é uma coisa fácil de se lidar. Uma coisa é certa, a doença não deve levar-nos a perder a fé em Deus. Deus é bom, mesmo quando estamos sofrendo. Até o final do sofrimento - a morte - é um ato de bondade de Deus. Você acha que alguém que está nos céus, como resultado de morte ou do sofrimento lamenta o que eles passaram nesta vida? Acho que não.

Uma nota final ... quando as pessoas estão sofrendo, é nossa responsabilidade de ministrar a eles, cuidar deles, orar por eles, e confortá-los. Quando uma pessoa está sofrendo, nem sempre é apropriado  enfatizar que Deus vai trazer o bem através do sofrimento. Sim, essa é a verdade. No meio da dor a pessoa pode não conseguir compreender os propósitos de Deus e até mesmo isto pode provocar revolta contra Deus.  Quando estão sofrendo as  as pessoas precisam de nosso amor e encorajamento, não necessariamente ouvir sobre  teologia bíblica. Mesmo que estejamos certo que aquela dor é benéfica, devemos ser sábios e não tolos. 


traduzido por Pra Denise Mardegan

Comentários

  1. Uma palavra edificante, era nem as respostas que eu estava em buscava, sei que muitos deve estar precisando de ter estás resposta para não ter interpretação, distorcidas de dentro da bíblia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado