As desculpas de Moises

Êxodo 03:01 - 10 


Quando Deus apareceu a Moisés na sarça ardente Ele tinha um trabalho especial para ele fazer, Deus chamou Moisés para levar os filhos de Israel da escravidão do Egito. Agora sendo o grande personagem da bíblia que sabemos Moisés para ser, teríamos esperava que ele dissesse: "Não tem problema eu te vejo do outro lado do Mar Vermelho"


No entanto, em resposta à chamada de Deus, vemos Moisés dando uma série de razões (desculpas) por que ele achava que ele era "Não é o homem certo para o trabalho". Hoje eu quero olhar as desculpas Moisés, nas tendo como foco  a resposta que Deus dá a cada uma dessas desculpas.  

Todo o povo de Deus  têm um chamado especial a ser cumprido. Pode ser que não seja ir para resgatar um povo em escravidão física, mas para salvar o mundo da escravidão do pecado. 

Marcos 16:15:
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

Muitas vezes nos damos as mesmas desculpas de Moises. 

Todo mundo tem uma desculpa para oferecer para sua negligência do dever, todo mundo tem uma desculpa que acha plausível para justificar suas próprias falhas. Muitas vezes as desculpas são nossos m aiores inimigos, pois elas nos impedem de cumprir com nossos compromissos, sendo falsas razões para a inatividade. 

Desculpa n º 1: (Ex 3:11) - Quem sou eu? 
Moisés era desconhecido para Faraó. Egito teve um grande rei, que teve um enorme exército que foi capaz de defender o país, e eles poderiam ter facilmente evitado o êxodo dos israelitas. 
Há muito tempo Moisés tinha sido parte da configuração real pois ele era o filho adotivo da filha do rei, mas agora era muito diferente. 
Moisés estava em exílio em um país estrangeiro, era um pobre pastor. Não é incrível como Deus usa pessoas que não podem se orgulhar de si mesmo para dizer: "Olha o que eu fiz!". 
Deus levou 40 anos para preparar Moisés para que ele pudesse ser usado. Lembre-se de que ele matou o egípcio, era como se ele estivesse tentando salvar o seu povo em seu próprio país, e foi rejeitado. Agora, aos 80 anos Deus o chama, porque Moisés está pronto para ser usado para o povo de Deus livre. 

Resposta n º 1: (Ex 03:12) A resposta de Deus foi rápida e deveria ter sido suficiente. Deus estaria com Moisés para incentivar e fortalecer a ele, para proteger e defender. Deus prometeu estar com Moisés e isto deveria ter sido suficiente.
Paulo mais tarde escreveu em Romanos 8:31: 
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 
Alguns de nós usam a mesma desculpa hoje - Quem sou eu? Tentamos nos desculpar dizendo que somos incapazes para a tarefa, o que é verdade, mas só Deus Pode fazer-nos capazes.
 II Corintios 03:05 - 
Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas nossa capacidade vem de Deus.



Basta lembrar, que sempre seremos sempre capazes para a tarefa que Deus nos chamou para fazer, porque Ele trabalha através de nós. Olha o que ele fez com os apostolos no livro de Atos 4:13:
Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

Através de Jesus Deus nos deu a mesma garantia que deu a
Moisés, Ele nos prometeu a ele estará conosco sempre, até o fim do tempos (Mateus 28: 20). 
Ele nunca nos deixará nem nos abandonará (Hebreus 13: 5) 
Com a sua ajuda, podemos realizar qualquer coisa que Ele quer que façamos. Filipenses 4:13 

Desculpa n º 2: (Ex 3:13) - O que devo dizer? Moisés não sabe como ele vai convencer os filhos de Israel que ele é embaixador de Deus.
E eles dirão para mim, qual é o seu nome? Esta questão não seria por ignorância, porque eles tinham chamado o nome do Senhor, e gritou-lhe por ajuda e livramento por causa de sua situação. Talvez eles iriam experimentar e testar Moisés para ver se ele tinha conhecimento de Deus. Moisés não tem certeza sobre o que ele vai dizer a eles. 
Resposta n º 2: (Ex 3:14 - 15) Deus diz a Moisés o que dizer em resposta a essa pergunta . Se perguntarem quem te mandou dizer-lhes o meu nome - Jeová - EU SOU O QUE EU SOU. EU SOU te enviou a eles.O nome de Deus que Moisés usaria  expressa a absoluta, imutável e eternidade de Deus. Eu era, eu sou, eu sempre serei .... Deus é o mesmo. Imutável 
Usamos a mesma desculpa hoje - O que eu devo dizer? Tentamos nos desculpar dizendo que não sabemos o que dizer ou não sabemos o suficiente. Mas Deus nos disse o que dizer. Tudo o que precisamos dizer está em Marcos 16:15. 
As boas novas estão contidas na Bíblia. Nós não precisamos de acrescentar ou tirar nada dele, dizer às pessoas a verdade ... Dói, mas o inferno vai doer mais. 


Desculpa N. º 3: (Ex 4:01) - E se eles não acreditarem em mim? Agora que ele sabe o que  dizer cria a outra desculpa. Ele está com medo de falhar. Mas o Senhor já tinha falado que estaria com ele.  Moisés estava com medo de que as pessoas não acreditassem que Deus lhe havia aparecido através da sarça ardente. 

Moisés diz que vai provar a todos que Deus tinha aparecido a ele.
Resposta No 3: Deus responde, dando a Moisés o poder de realizar milagres, e a vara que se transforma em uma serpente (Ex. 4 :2-5). Sua mão fica leprosa e, em seguida, se recupera (Ex. 4 :6-8). E a água que se transformou em sangue (Ex4: 9)

Muitas vezes nos hesitamos em compartilhar o Evangelho, pela mesma razão - supondo que  não vão acreditar. O medo do fracasso nos impede de tentar, mas assim como Deus deu a Moisés prova convincente, ele Também nos deu provas necessárias para convencer as pessoas. A palavra de Deus é capaz de produzir fé. 
Romanos 10:17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Deus também nos deu a evidência da profecia cumprida. Você sabia que havia 25 profecias distintas cumpridas na cruz? Temos a evidência de um túmulo vazio. Temos a evidência de uma nova vida (nascimento - nova criatura) 


Desculpa No 4:. (Ex 4:10) Eu sou pesado de boca e pesado de língua 

Moisés parece ignorar o milagre que Deus tinha feito na frente de seus olhos e ainda não está disposto a fazer o que Deus está chamando para fazer. Ele vem com uma desculpa depois de todas as outras tinham sido respondidas. Moisés diz que  não é eloqüente, o que significa que ele não era um homem de palavras que poderia falar bem ou fazer belos discursos para a corte do rei. Talvez ele tivesse um problema de fala, talvez ele estava preocupado com o seu sotaque, ele era um israelita, criado no Egito, vivendo em Midiã! 
Resposta No 4: (Ex 4:11) Deus não é movido por essa desculpa. Ele sabe que da incapacidade daqueles que Ele chama e pode compensar deficiências. 
Novamente Ele promete estar com Moisés no versículo 12 e Deus também arruma Arão para ser porta-voz de Moisés. 

Continuar a revisão a partir daqui:
Veja o exemplo de Paulo em I Corintios 2:01: Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. 

Isso não impediu que ele pregasse a Cristo. 
Não devemos nos preocupar em como faremos, mas simplesmente debemos pregar a Palavra, que é afiada e poderosa, uma espada de dois gumes. 

Ouvimos as quatro desculpas dadas por Moisés. Quem sou eu? O que devo dizer? E se não acredita em mim? Eu não falo bem. 
Mas a verdadeira razão é revelada na desculpa final. 

Desculpa No 5:. (Ex 4:13) - Ele pede para enviar a outra pessoa. 
Será que isso mostra uma falta de fé em Deus? O hebraico "Shelach na beyad tishlach" traduzido literalmente tem o sentido de um pedido para enviar alguém mais capaz. 
Agora que esta cortina de fumaça é removida a ira de Deus se acendeu contra Moisés. 
Resposta 5: (Ex 4:14) A palavra em hebraico (Khaw-raw) tem como tradução indignação. Com isto a ira do Senhor se acendeu contra Moisés, por causa das objeções, desculpas e atrasos que ele fez no que diz respeito à sua missão e sua vocação. O Senhor ficou irado com Moisés. 

Será que acontece o mesmo conosco? Acontece o mesmo com a gente, hoje, que nós, em vez Deus é só usar outra pessoa? 

Ilustração: Isso me faz lembrar dos quatro cristãos que existe: Todo mundo, alguém, qualquer um e ninguém. 
Havia um trabalho especial a fazer: Pregar o Evangelho. Todo mundo foi convidado a fazê-lo. Todo mundo tinha certeza de que alguém o faria. Qualquer um poderia ter feito isso, mas ninguém fez isso. Alguém ficou zangado com isso, porque era trabalho de todo mundo. Todo mundo pensou que qualquer um poderia fazê-lo, mas ninguém percebeu que todo mundo não faria isso. Acabou que todo mundo culpou alguém

Se o nosso chefe no trabalho nos pede para fazer algo imediatamente, obedecemos, sem perguntas, portanto por que não fazemos o que nosso Pai Celestial nos chamou para fazer? 

A chamada de cada pessoa é diferente, pregar, cantar, orar, Escola Dominical, ouvir, falar. Se Deus nos chama para fazer algo, não vamos dar desculpas. 

Conclusão: Com Moisés sabemos o resto da história, ele atendeu a chamada e foi para o Egito, Deus usou Moisés para libertar os filhos de Israel da escravidão no Egito. Mas o que dizer de nós? Qual será o resto da nossa história? Vamos atender ao chamado de Deus? Se você está aqui hoje à noite e você sente Deus falando ao seu coração para fazer algo para Ele, não dê desculpas, basta responder a chamada. 

Ele nos prepara para essa chamada. Lembre-se, "Eu posso fazer todas as coisas em Cristo que me fortalece."


http://www.sermoncentral.com/sermons/the-excuses-of-moses-darren-rogers-sermon-on-faith-109389.asp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado