Há pecado no meio do povo







I. Muitas vezes a derrota precede a vitória
Josué 7:01:
1Deus havia ordenado ao povo de Israel que ninguém guardasse nada do que era para ser destruído, mas a ordem foi desobedecida. Acã escondeu algumas coisas, e por isso o Senhor ficou muito irado com os israelitas. Acã era filho de Carmi, descendente de Zabdi e descendente de Zera, da tribo de Judá.


Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no anátema: por causa Acã, filho de Carmi, filho de Zabi, filho de Zerá, da tribo de Judá, a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.
Josué capítulo 7 relata uma batalha onde Israel lutou contra Ai, que foi o ponto de viragem da sua experiência em Canaã. Eles tinham acabado de experimentar uma tremenda vitória na grande cidade de Jericó, com uma população de quase um milhão de pessoas. Eles já tinha chegado a uma cidade muito menor, com cerca de 12.000 pessoas. Parecia que a vitória estaria assegurada em Ai. Na verdade, os filhos de Israel em desvantagem os habitantes de toda a cidade. Nesta batalha particular, os filhos de Israel decidiu enviar um pequeno exército de cerca de três mil tropas. Israel foi derrotado nessa batalha e perdeu cerca de trinta e seis de seus homens.
Muitos heróis mencionados na Palavra de Deus estavam sujeitos a derrota depois de uma grande vitória. É da mesma forma em nossas próprias vidas. Muitas vezes, o diabo vem pela porta dos fundos depois de uma grande vitória, e ele normalmente tropeça-nos nas pequenas coisas. Neste caso, toda a cidade de Ai e tudo o que foi declarado ser amaldiçoado. Mas um homem entrou, encontrou uma capa babilônica, algumas sheckles de prata, e uma barra de ouro e os enterraram. No momento em que os enterraram, o julgamento passou para toda a terra, porque um homem participou da maldição. Ele próprio se tornou amaldiçoado e julgamento foi repassado para a cidade.
II. Deus está procurando adoradores
A cidade de Ai é um tipo de carne. Abraão armou a sua tenda entre Betel e Ai. Betel significa "casa de Deus" e Ai significa "uma cidade da ruína." Abraão armou a sua tenda entre essas duas cidades. Betel é um tipo de espírito e Ai é um tipo de carne. Ai fala da luta entre o espírito e a carne.
O livro de Josué é um livro de maturidade ou crescimento.
Josué 8:09:
Assim Josué enviou os soldados, e eles foram se esconder a oeste de Ai, entre Ai e Betel. Mas Josué passou a noite no acampamento. Portanto, Josué os enviou, e eles se foram à emboscada, e ficaram entre Betel e Ai, ao ocidente de Ai; porém Josué passou aquela noite no meio do povo.
Josué, juntamente com os filhos de Israel, apresentado no mesmo lugar inde Abraão tinha apresentado, entre Betel e Ai. No livro de Josué, onde mais maturidade é exibido, Joshua derrota Ai. Isto representa o fato de que nem sempre há uma luta constante entre a carne e o espírito. À medida que começamos a amadurecer na Palavra, a nossa luta com a carne deve tornar-se cada vez menos um problema. O livro de Josué é um tipo de conquista sobre a carne.
Muitos cristãos hoje fazem a desculpa: "Bem, você sabe, eu não posso ajudá-lo. Pecado apenas ultrapassa a minha carne, por vezes, e eu simplesmente não posso lutar contra isso. Eu tenho a pecado. "Mas este pensamento é errado. Quanto mais forte for um crente  na Palavra, mais poder eles têm de vencer as tentações da carne. Como crentes, nós vencemos o pecado através da aplicação da Palavra de Deus em nossas vidas.
É interessante notar que os filhos de Israel travaram duas batalhas em Ai. O primeira eles perderam e a seguinteo eles ganharam. Isso ilustra-nos que sempre que você ataca a carne, você pode falhar na primeira vez, mas não desista. Se você continuar a estudar e meditar a Palavra de Deus, você vai ganhar contra a carne. Por quê? "Porque maior é o que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4)
III. Pecado no Acampamento
Mais uma vez, a razão pela qual os filhos de Israel perdeu contra Ai pela primeira vez foi porque havia pecado no acampamento. As derrotas que enfrentamos na vida são muitas vezes o resultado do pecado em alguma área. Muitos dos que lutam na vida cristã vai olhar para os outros que estão andando na vitória nas mesmas áreas onde eles estão andando em derrota e vai culpar a Deus por sua situação. Eles se queixam, "Eu cansei disso e não funcionou!"
Uma vez tive um indivíduo dizer-me: "Você sabe, todas as coisas que a prosperidade funciona para vocês pregadores, mas não funciona para o resto de nós. Na verdade, eu tenho escrito uma lista de todos aqueles que estão prosperando e parece tomo todos eles são pregadores! "
Minha resposta foi: "O que você está dizendo é contrário à Palavra de Deus. A Palavra de Deus diz que a prosperidade é para todos que  andam nele. A Bíblia diz que Deus quer que todas as coisas que gostaríamos, tais como prosperidade e saúde, mas o principal é que a  nossa alma prospere. Se a prosperidade não está funcionando para você, pare e pergunte a Deus onde você está perdendo! "
A Palavra de Deus sempre funciona e se algo não está funcionando em sua vida, há uma razão para isso. Alguns que disse que a fé não funciona vivem em todos os tipos de imoralidade e depois perguntam por que a Palavra não está funcionando em suas vidas. Se houver pecado no acampamento, livrar-se do pecado, confessando-o e, em seguida, as promessas vão ocorrer.
IV. Promessas condicionais de Deus
A maior parte das promessas de Deus a respeito da nossa caminhada diária são condicionais. Não  devemos andar segundo o conselho dos ímpios. Não fique em meio  de pecadores. Não se deve sentar no banco dos escarnecedores. Se você seguir estas condições, você prosperará. Muitas vezes, gostamos de tirar a parte de prosperidade e ignorar os versículos anteriores que são condicionais.
23Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. 24Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. 25E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocêsParticipar dos elementos de comunhão pode trazer cura, mas há uma condição, examine-se a si mesmo em primeiro lugar. Se um indivíduo não examina seu coração, o resultado é indicado em 1 Coríntios 11:30: "Por esta causa muitos fracos e doentes entre vós, e muitos que dormem." Desobediência à Palavra é o pecado e pecado e as promessas não vão se misturar.
A primeira batalha em Ai, representando a carne, foi um fracasso. O segundo foi um sucesso. A carnalidade corta o poder de Deus na vida do crente. Sempre que Acã cometeu um pecado, os filhos de Israel ficavam impotentes. Eles foram para a batalha e foram perseguidos por um exército pagão. Eles foram derrotados por causa do pecado no acampamento. Mas no momento em que eles se livraram do pecado, o poder de Deus voltou. Funciona da mesma maneira em nossas vidas. Quando andamos livre do pecado somos conduzidos pelo Espírito Santo, andamos no poder e na unção de Deus.
V. Nós precisamos do Senhor, mesmo nas pequenas coisas
O nome Acã significa "encrenqueiro" ou "perturbador". Como os homens de Israel viram Ai, no natural que parecia ser uma vitória fácil. Em contraste, Jericho parecia impossível de conquistar. Foi construída em uma colina, cercada por um muro grande e inexpugnável. No entanto, Deus sobrenaturalmente derrotou Jericó. Não devemos julgar as coisas pelo natural. Muitas vezes, nos deparamos com circunstâncias grandes esmagadoras e devemos nos converter a Deus para nos livrar. Quando nos deparamos com situações que parecem insignificantes-circunstâncias que pensamos que podemos lidar com a nossa própria, não nos voltamos para Deus. Tentamos nós mesmos resolver. Mas a Bíblia nos diz para lançar todos os nossos cuidados sobre Ele, e não apenas as grandes coisas. Em nós mesmos, não podemos nem mesmo lidar com as pequenas coisas.
Josué 7:3-5:
3Então voltaram e deram a Josué o seguinte relatório:

No momento em que Israel atacou Ai, as portas da cidade se abriu, o inimigo começou a persegui-los, e os filhos de Israel se virou e correu. O inimigo perseguiu-os até o portão de Shebarim, que era como uma "pedreira." Um dos primeiros erros Israel fez foi correr para uma pedreira, o que lhes abrandou de escapar da perseguição do inimigo. Como resultado, os trinta e seis do exército de Israel foram mortos. Israel tornou-se desanimado e seus corações "se tornou como água."
VI. Queixa de Josué
Josué 7:6-7:
 6Em sinal de tristeza, Josué rasgou a sua roupa e se jogou no chão, com o rosto em terra, na frente da arca da aliança de Deus, o Senhor. Os líderes de Israel fizeram a mesma coisa e ficaram ali com Josué até de tarde. E fizeram como ele: também jogaram terra na cabeça para mostrar que estavam tristes. 7E Josué disse:
O versículo 7 revela primeira e última queixa de Josué ao Senhor. Josué era, em essência, dizendo: "Deus, você nos trouxe quarenta anos pelo deserto e todo dia nos provia com  uma coluna de nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite para a proteção. Além disso, todas as manhãs nós acordamos com o  chão coberto de maná. Você forneceu codorna para nós, transformou águas amargas doce, desde água, quando não havia água. Você nos manteve vivos durante quarenta anos. Marchamos em torno das muralhas de Jericó e as muralhas caíram. Agora vamos todos morrer em Ai! "
É tão óbvio Deus estava com eles e pode   parecer ridículo para Josué pensar que Deus de alguma forma lhes permitiria ser destruídos no Ai. No entanto, os cristãos se enquadram nessa mesmo pensamento hoje. "Deus, eu sei que você me entregou vitórias todas as vezes no passado, mas desta vez é diferente. Eu acho que você me deixou. O inimigo vai ganhar desta vez! "
Josué continua, dizendo: "Eu gostaria que tivéssemos ficado do outro lado do Jordão! Era melhor voltar lá! "
8Senhor, peço desculpas, mas já que Israel fugiu do inimigo, o que posso dizer? 9Os cananeus e todos os outros moradores desta terra vão saber disso. Eles nos cercarão e nos matarão a todos. E neste caso o que farás em favor do teu grande nome?
Em outras palavras, Deus está falando: "Josué, não me culpe quando algo dá errado. Eu dei-lhe as promessas, e eles não cumpriram. Eu mantenho a minha palavra. Eu não sou um homem para mentir. Se algo deu errado, Josué, há problemas no acampamento ".
Josué 7:11:
11O povo de Israel pecou. Eles quebraram a aliança que haviam feito comigo, a aliança que eu mandei que guardassem. Ficaram com algumas coisas que eu mandei que fossem destruídas. Eles roubaram essas coisas, mentiram por causa delas e as colocaram no meio da bagagem deles. 12É por isso que os israelitas não podem enfrentar o inimigo. Fogem dele porque agora eles mesmos estão condenados à destruição. Se vocês não destruírem o que roubaram, eu não continuarei com vocês. 
A primeira coisa que Josué fez foi reclamar contra o Senhor. Deus o corrigiu imediatamente, dizendo que Israel havia pecado. Deus disse: "Josué, a coisa que você disse aos filhos de Israel não fazer, alguém o fez. Por causa do pecado de uma pessoa, o pecado passou por todo o acampamento e você entrou na batalha em Ai sem poder. Essa é a razão que você foi derrotado. "
Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos, viraram as costas diante dos seus inimigos, porquanto estão amaldiçoados: nem me estar com você mais, não vos destruir o anátema do meio de vós.
Observe, a maldição foi passada para as pessoas. Deus estava dizendo a eles aqueles que foram amaldiçoados precisava ser destruído.
VII. Confesse seus pecados
Josué 7:13:
13Levante-se e vá santificar o povo. Diga que se purifiquem para amanhã porque eu, o Senhor, o Deus de Israel, digo isto: “Israelitas, vocês estão guardando algumas coisas que eu mandei destruir. Enquanto não se livrarem delas, vocês não poderão enfrentar os inimigos. 
Deus disse a Josué que ele precisava dizer ao povo a santificar-se e que até o pecado fosse tratado, eles iriam falhar diante de seus inimigos. A analogia é muito simples para nós hoje: crentes nascidos de novo podem ser impotente, se permitirmos que o pecado em nossas vidas. Louve a Deus por 1 João 1:9!
1 João 1:9:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.
Quando confessamos nossos pecados, somos restaurados para o lugar de santificação com o Senhor.
Deus disse aos filhos de Israel que tinham um dia para confessar seus pecados diante do Senhor. Deus sabia que tinha pecado e, ainda assim, Ele deu z Acã um dia extra para confessar seu pecado, mas ele não confessou o seu pecado, até que ele foi descoberto no dia seguinte. Só quando não havia outras opções que ele confessou o mal que tinha feito. Deus é tão longânimo. Ele estava dando a Acã todas as oportunidades para receber a Sua misericórdia e perdão.
Josué 7:14-15:
14Amanhã vocês se apresentarão, tribo por tribo, e haverá sorteio. A tribo que eu indicar virá à frente, grupo de famílias por grupo de famílias. Aí o grupo de famílias que eu indicar virá à frente, família por família. Finalmente a família que eu indicar virá à frente, homem por homem.15Então aquele que o sorteio indicar que ficou com essas coisas será queimado: ele, a sua família e tudo o que possui. O que esse homem fez foi terrível: ele quebrou a aliança que o meu povo fez comigo.”
A forma como o culpado seria revelado seria um processo. Os sacerdotes estariam com Josué. O líder de cada tribo de Israel iria passar por eles e  o Senhor iria revelar a tribo culpada. Uma vez que a tribo culpada fosse identificada, cada família da tribo iria passar, e que o Senhor iria mostrar a família do culpado. Finalmente,  cada membro dessa família passaria diante de  Josué e dos sacerdotes, e Deus iria expor o culpado.  Havia três ou quatro milhões de pessoas!
VIII. O Urim e Tumim
No Antigo Testamento, o Senhor deu a revelação para os sacerdotes de decisões que precisavam ser feitas por meio do Urim e Tumim. Em Êxodo 28, Moisés deu instruções sobre a construção do peitoral usado pelos sacerdotes. Em cada peitoral estavam doze pedras individuais representando as doze tribos de Israel. Dentro do peitoral era uma pequena bolsa e dentro da bolsa foram colocadas duas pedras, o Urim eo Tumim.
Êxodo 28:30:
30Ponha o Urim e o Tumim no peitoral para que estejam em cima do coração de Arão quando ele estiver na minha presença. Nessas ocasiões Arão deverá usar o peitoral para que ele possa saber o que eu quero que o povo de Israel faça.
A palavra Urim significa "luzes, fogo ou chama." A palavra Tumim significa "perfeição, integridade ou retidão." Diferentes versões do Antigo Testamento traduzir essas palavras como quer "luz e perfeições", "luz e verdade", ou " manifestações e verdade ". Outra referência é" sagrado ". Note que  em muitas ocasiões no Antigo Testamento eles lançaram sortes com pedras. De um lado de cada pedra estava escrito "sim" e no verso estava escrito "não". Quando as decisões tiveram que ser feitas, os homens lançaram o Urim e Tumim, mas o Senhor comandava as pedras. Quando os homens  lançavam sortes, se tanto o Urim e Tumim houvesse surgido "sim", era porque o Senhor estava dizendo "sim". Se ambos veio "não", o Senhor estava dizendo "não". E se alguém vir "sim" eo outro "não", o Senhor não estava dizendo nada. Este era o sistema de escolha de Israel. Na verdade, foi assim que dividiu a terra entre as tribos.
Acã era um membro da tribo de Judá. A tribo de Judá era uma das tribos
Como mencionado anteriormente, uma pequena bolsa foi anexado ao peitoral, onde foram realizados o Urim e Tumim.
No momento em que o líder da tribo de Judá passou pelo Sacerdote, Deus revelou através da pedra no peitoril do sacerdote, que aquela era a tribo na qual estava o culpado. Imediatamente após a tribo de Judá foi apontada, cada líder família andaria diante dos sacerdotes. À medida que os chefes de família passaram, o Urim e Tumim foram jogados. Se ambos os lotes veio "não",  a família era inocente. Eles repetiram este processo até que a família de Acã passou. Quando os sacerdotes jogou o Urim e Tumim, tanto surgiu "sim". Finalmente, cada pessoa da família de Acã passou os sacerdotes até Achan passava. Quando ele passou, os lotes foram lançados e ambos vieram "sim".

Mais uma vez, Joshua 7 relata como Acã foi determinada culpado de pecado.
14Amanhã vocês se apresentarão, tribo por tribo, e haverá sorteio. A tribo que eu indicar virá à frente, grupo de famílias por grupo de famílias. Aí o grupo de famílias que eu indicar virá à frente, família por família. Finalmente a família que eu indicar virá à frente, homem por homem.15Então aquele que o sorteio indicar que ficou com essas coisas será queimado: ele, a sua família e tudo o que possui. O que esse homem fez foi terrível: ele quebrou a aliança que o meu povo fez comigo.”
Josué 7:14-24:
Imediatamente surge uma pergunta. Por que todos os filhos de Acã, filhas, a mulher e tudo o que ele precisa para ser destruído? Acã era realmente o culpado.
A Palavra de maneiras que Deus as crianças não têm que sofrer pelos pecados de seus pais.
Eles sabiam que o pecado de seu pai tinha cometido e eles se juntaram em seu engano.
Como resultado, o pecado de Acã passou à direita para seus filhos. No entanto, qualquer um de seus filhos poderia ter se arrependido de seus pecados e pararia a maldição em suas vidas.
É tão comum em nossa geração a culpar os nossos problemas de nossos pais ou avós. As pessoas dizem: "Bem, meu pai tinha esse problema e pai do meu pai por todo o caminho de volta tantas gerações tiveram o mesmo problema. É geracional. Eu simplesmente não posso fazer nada. "Mas isso é o diabo falando! Qualquer pessoa que caminha na fé com o Senhor pode parar qualquer coisa que possa ser considerada hereditária ou geracional.
Josué 7:25-26:
25E Josué disse:



VIII. Maldição Voltada para Bênção
Observe, versículo 26 diz que depois Acã havia sido apedrejado, "o Senhor se apartou do ardor da sua ira." A maldição foi removida.
Acã se torna um tipo de Adão. A Bíblia diz: "Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte." Toda pessoa nascida nasce com o pecado, porque foi passada de Adao. A Bíblia também diz: "Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." Acã no seu pecado torna-se um tipo de Adão, mas Acã em sua morte torna-se um tipo do último Adão, o Senhor Jesus Cristo. Em Achã do pecado, o pecado e a morte passou para o campo; mas no momento em que ele morreu, ele se tornou um tipo de segundo Adão e a maldição foi levantada. O vale de Acor, que já foi amaldiçoado, foi transformado em uma bênção. Deus está sempre girando maldição em bênção.
Se você acha que tem maldição em sua vida, apenas se acerte com o Senhor, arrependa-se, e que maldição será transformado em bênção. Essa é a lição de Romanos 8:28. Deus pode tomar essas coisas em nossas vidas que são ruins e transformá-los em torno de nosso bem. Mas temos de andar em Sua Palavra e em consonância com os princípios ensinados na Sua Palavra.
O vale de Acor tem um futuro que gira em torno da Segunda Vinda do Senhor.
Isaías 65:8-10:
8Senhor diz:
“Quando alguém encontra algumas uvas cheias de suco numa parreira, diz: ‘Não vamos destruí-las, pois o vinho que fizermos com elas será uma bênção para nós.’ Assim também, por amor dos meus servos, eu não destruirei todo o meu povo.
9Farei com que os descendentes de Jacó e o povo da tribo de Judá tenham muitos descendentes e com que sejam donos da minha terra. O meu povo escolhido será dono da Terra Prometida
e sempre viverá nela.
10E, se o meu povo procurar fazer a minha vontade,
a planície de Sarom servirá de pasto para as suas ovelhas,
e o seu gado pastará no vale da Desgraça.
Nestes versos, o Senhor está falando de como a terra será abençoada quando o Senhor voltar. A mesma terra que foi transformado em uma maldição por causa de Adão será voltado para uma bênção através do último Adão, Jesus Cristo!
A maldição de Acã foi transformado em bênção através da obra do Senhor Jesus Cristo. Capítulo 8 de Josué é uma transformação da derrota em vitória. Uma vez que o pecado é removido, a batalha se torna relativamente fácil. Sem maldição a vitória veio fácil.
Quando vivemos na carne, até mesmo as coisas mais pequenas pode parecer difícil. Mas quando estamos no Espírito, o Senhor torna tudo mais fácil.
A sabedoria de Deus não pode vir até nós quando estamos em carnalidade, quando estamos em pecado.
Salmo 66:18 diz:
18Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido.
Conclusão: 
Se eu tiver pecado em minha vida, isto afetará minha vida de oração e a comunhão com Deus é cortada. Mas, assim como os filhos de Israel haviam se preparado para lutar contra a cidade de Ai obter a vitória, nós também podemos preparar-nos para manifestar Sua vitória em nossas vidas individuais!

— Por que é que você fez essa desgraça cair sobre nós? Agora o Senhor Deus vai fazer a desgraça cair sobre você!

Em seguida o povo todo matou Acã a pedradas. Eles apedrejaram e queimaram a sua família e tudo o que ele tinha. 26E puseram em cima dele um montão de pedras, que está naquele lugar até agora. É por isso que até hoje o nome daquele lugar é vale da Desgraça.
Então a ira do Senhor passou.
 16Então Josué se levantou de madrugada e fez o povo de Israel se apresentar, tribo por tribo. O sorteio indicou a tribo de Judá. 17Em seguida mandou que se apresentassem os grupos de famílias da tribo de Judá, e o grupo de Zera foi indicado. Aí chamou o grupo de Zera, família por família; e a família de Zabdi foi indicada.18Finalmente chamou a família de Zabdi, homem por homem, e Acã foi indicado. Acã era filho de Carmi, descendente de Zabdi, descendente de Zera, da tribo de Judá.
 19E Josué disse a Acã:
— Agora, meu filho, confesse a verdade diante do Senhor, o Deus de Israel. Conte-me o que você fez; não procure esconder nada.
 20Acã respondeu:
— Sim, eu pequei contra o Senhor, o Deus de Israel. Vou contar o que fiz. 21Entre as coisas que pegamos, vi uma bela capa da Babilônia; vi também duzentas barras de prata e uma barra de ouro que pesava mais ou menos meio quilo. Fiquei com tanta vontade de ter aquelas coisas, que guardei para mim. Estão escondidas, enterradas na minha barraca, e a prata está por baixo.
 22Então Josué mandou que alguns homens fossem depressa até a barraca; e eles, de fato, acharam as coisas enterradas e a prata por baixo. 23Tiraram as coisas da barraca, e levaram a Josué e a todos os israelitas, e puseram tudo na presença de Deus, o Senhor24Aí Josué e todo o povo de Israel pegaram Acã, a prata, a capa, a barra de ouro, os seus filhos e filhas, os seus bois, jumentos, ovelhas, a sua barraca e tudo o que ele tinha e os levaram para o vale da Desgraça. 
 10Senhor Deus respondeu a Josué:
— Levante-se! Por que é que você está aí desse jeito, com a cara no chão?
— ÓSenhor, meu Deus! Afinal de contas, por que fizeste este povo atravessar o rio Jordão? Foi para nos entregares aos amorreus, e eles nos matarem? Por que não ficamos do outro lado do Jordão?
— Não é preciso que todo mundo vá. Mande só dois ou três mil homens atacarem Ai porque existe pouca gente lá.
 4Assim foram mais ou menos três mil. Porém os homens de Ai fizeram os israelitas recuarem 5e mataram uns trinta e seis. E eles perseguiram os israelitas desde o portão da cidade até as pedreiras, matando-os na descida. Então o povo ficou completamente desanimado e perdeu toda a coragem.




http://www.precepts.com/StudyMaterials/Outlines/DailyWalk/Theres_Sin_in_the_Camp.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado