Pontos Positivos e negativos de Moisés

    1. Aspectos Negativos da Vida de Moisés
                                                               i.      Moisés assassina um egípcio, pois o mesmo havia abusado do poder para com um compatriota de Moisés. Em uma explosão de ira, ele matou o egípcio e pensava que ninguém havia visto o incidente; porém para surpresa de Moisés a notícia já havia se espalhado, fazendo com que o faraó o procurasse para condená-lo e executá-lo. Com medo e temendo o possível desfeche final, Moisés foge para Midiã. (Ex. 2:11-15).
                                                             ii.      Em um momento de ira Moisés erra a ação apontada por Deus. O povo durante o período do Êxodo reclamaram a Moisés a falta de água; Deus deu a ordem para Moisés e Arão que falassem a uma rocha da qual brotaria água por sua mera palavra. Contrário a isso, Moisés bateu duas vezes na rocha com sua vara, a água jorrou; mas Moisés cometera um erro causado por sua incredulidade, acreditando que Deus faria da mesma forma de antes (Ex. 17:2), porém Deus queria mostrar o seu poder de uma outra forma; conseqüentemente Moisés não obteve permissão para entrar na terra prometida.         (Nm. 20:1-12).
    1. Aspectos Positivos da Vida de Moisés
                                                               i.      Moisés um homem de fé inabalável no Deus invisível. A grande força de vontade e a inabalável convicção de Moisés em perseguir sua tarefa de libertação do povo judeu é resultado de sua grandes experiências sobrenaturais forjadas pelas mãos de Deus; logicamente que o tempo de aprendizagem no Egito e seu tempo de aprimoramento em Midiã o ajudaram a estabelecer em seu caráter a incumbência de livrar o povo judeu da dominação egípcia, elevando assim o seu caráter de liderança. A fé inabalável gerou nele um grande zelo pelo nome de Deus (Nm. 14:13). (Hb 11:27).
                                                             ii.      Conseqüentemente ao versículo de Hebreus verifica-se quão grande foi Moisés em sua fé. Pela fé Moisés deixou o Egito sem temer a ira do faraó. Pela fé celebrou a Páscoa e a aspersão de sangue, marcando o momento da destruição dos primogênitos no Egito. Pela fé atravessou o Mar Vermelho por terra seca, onde em seguida o exército do faraó se afogou. (Hb 11:26-29).
                                                            iii.      Moisés foi um homem que sempre levava seus temores a Deus, em suas orações sempre pleiteava o socorro de Deus em momentos de emergências, momentos que muitas vezes apontava para a culpabilidade de seu povo, seja em um grande pecado ou apostasia. Mas lá sempre estava Moisés intervindo em oração a favor do povo para com Deus, nestes momentos pode-se observar o intenso e sincero amor pelo seu povo, o amor para com Deus, zeloso pelo cumprimento da tarefa que recebera, procurando sempre honrar a Deus. (Ex. 32:31, Ex. 33:11).
                                                           iv.      Moisés foi sempre um grande homem, a grandeza sempre estava com ele, seja nas suas ações ou em seu comportamento. Ele não procurava se destacar dentre o povo, não buscava distinções; Moisés é mencionado como uma pessoa de personalidade humilde na Bíblia, mostrando por que Deus o considerava especial. (Nm 12:3).
                                                             v.      Moisés mostrou-se sempre paciente diante das dificuldades, pelo relato bíblico pode-se identificar também que foi um homem persistente, pois diante das causas que defendia em nenhum momento mostrou qualquer lapso de hesitação. (Nm12:3).
                                                           vi.      Pode-se observar em vários momentos nos relatos bíblicos o grande amor com que Moisés serviu o seu povo, sempre em tempos de crise rogava a Deus em favor do povo (JENSEN,1980). Moisés aliou-se aos seus compatriotas em servidão degradante (Ex. 2:11, Ex. 5:4); ele se esqueceu de vingar das afrontas sofridas (Ex. 2:14); desejou que seu irmão fosse o líder do povo (Ex. 4:13); orou a Deus que perdoasse o seu povo quando Deus posicionou-se em destruir o povo para fazer de Moisés uma grande nação, Moisés ainda sugestionou a Deus que riscasse o nome dele do livro da vida caso Ele não atendesse à oração (Ex. 32:10).

  1. Aplicação na Vida Pessoal do Cristão
Diante dos fatos bíblicos e estudos sobre a vida de Moisés, pode-se observar que Deus escolhe o homem desde o ventre de sua mãe para a sua obra, potencializando o homem materialmente para isso e treinando-o espiritualmente, conseqüentemente ter-se-á o chamado de Deus para a sua obra. As ações individuais do homem não o posiciona adequadamente diante da obra, é Deus que capacita-o, ajuda-o e retribui-o através de Seus galardões. A aplicabilidade em si, é deixar Deus agir no indivíduo; mas deve-se sempre buscar a humildade como característica forte do indivíduo, atitudes para buscá-la pode ser entendida como uma práxis, ou seja, ações e atitudes humildes conseqüentemente levarão a um comportamento humilde quando o indivíduo entende a necessidade da característica. Importante ponto sobre o trabalho aqui apresentado, é sempre levar os temores a Deus, confiar em Deus, tê-Lo como o leme do barco; não pode-se passar despercebido também que após nossa oração a Deus sobre os temores encontrados na vida, Deus dará ordens as quais deve-se acatar fidedignamente.
CONCLUSÃO
Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e o caráter de uma pessoa torna-se o destino da mesma. Moisés foi um homem que soube mostrar adequadamente a Deus seu caráter, levando a Ele sempre os seus temores e obedecendo-O, criando uma atmosfera de liderança sem igual na história da humanidade. Ao gerar hábitos de comportamentos positivos, assim como este de Moisés, conseguir-se-á resultados e sentimentos positivos na vida de qualquer indivíduo, principalmente no aspecto da liderança. Moisés mostrou que a força de vontade aliada a fé em Deus pode transpor situações até então impossíveis, levando pessoas comuns a condição de grandes líderes.
REFERÊNCIAS
BARKER, Kenneth (organizador), [et al.]. Bíblia de estudo NVI. São Paulo. Ed. Vida, 2003.
GORGULHO, Gilberto da Silva, [et al.]. A Bíblia de Jerusalém: Edição em língua portuguesa. São Paulo. Ed. Paulus, 1973.
HALLEY, Henry Hampton. Manual bíblico de Halley: Nova Versão Internacional. São Paulo. Ed. Vida, 2001.
JENSEN, Irving L. Êxodo: Estudos Bíblicos. Ed. Mundo Cristão, 1° Edição, 1980.
TAYLOR, Terry. Atlas Didático da Bíblia. Versão 2.3, 1998.
http://prof.marco.reis.tripod.com/estudo1.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado