Você age como Davi ou como Joabe?


 

1. Texto:

2 Samuel 3:12-21; 22-27

4. Objetivos:

1) Compreender que o cristão deve desenvolver o caráter de Cristo, mediante batismo diário do Espírito Santo.

2) Entender que nossas reações às circunstâncias demonstram, de fato, que tipo de cristãos somos.

3) Aceitar que só quando Jesus habita em nosso viver é que podemos ser transformados por Sua graça.

5. Proposição:

Uma pessoa conversa reagirá como Jesus reagia.

6. Contexto:

Abner foi o principal general do exército de Saul. Já era um guerreiro experiente quando Davi e Joabe eram jovens. Participou das perseguições contra Davi e, quando Saul morreu, tentou assumir o trono de Israel manipulando Isbosete.

Em hebraico, seu nome significava pai de luz, todavia, não encontramos algo que justificasse este nome. A vida de Abner é marcada por decisões erradas. Era um homem persuasivo e político. As vidas de Davi e de Joabe por várias vezes cruzaram com a de Abner, vamos avaliar um encontro específico, talvez o maior importante da vida de cada um e buscar aprender o que o SENHOR deseja nos ensinar a respeito das reações humanas.

ARGUMENTAÇÃO

I. A REAÇÃO DE DAVI

“Então, da sua parte ordenou Abner mensageiros a Davi, dizendo: De quem é a terra? Faze comigo aliança, e eu te ajudarei a fazer passar-te a ti todo o Israel. Respondeu Davi: Bem, eu farei aliança contigo [...]. Veio Abner ter com Davi em Hebrom, e vinte homens, com ele; Davi ofereceu um banquete a Abner e aos homens que com ele vieram. Então, disse Abner a Davi: Levantar-me-ei e irei para ajuntar todo o Israel ao rei, meu senhor, para fazerem aliança contigo; tu reinarás sobre tudo que desejar a tua alma. Assim, despediu Davi a Abner, e ele se foi em paz” (2Sm 3:12, 13, 20, 21).

a) Quando Abner reconheceu que o reino de Isbosete, filho de Saul, não teria perspectiva de consolidação, pois “Davi ia se fortalecendo, porém, os da casa de Saul se iam enfraquecendo” (2Sm 3:1), ele resolveu mudar de lado e levar consigo sua influência política para o lado de Davi, afim de ajudá-lo a conseguir apoio das demais tribos para unificar novamente o reino.

b) Davi tinha um exército maior que o exército de Abner. Em todas as batalhas o exército de Davi prevalecia. Agora, Abner, que um dia foi um dos principais homens que procurava tirar sua vida procurava fazer aliança com o rei.

c) A reação de Davi é o que mais chama atenção. Apesar de haver motivos políticos envolvidos na aliança com Abner, Davi não precisava de Abner porque o reino tinha sido promessa de Deus. Além de fazer aliança, ou seja, aceitá-lo em seu exército, Davi ainda oferece um banquete,  literalmente uma festa (hebr. mishteh).


II. A REAÇÃO DE JOABE

“Eis que os servos de Davi e Joabe vieram de uma investida e traziam consigo grande despojo; Abner, porém, já não estava com Davi, em Hebrom, porque este o havia despedido, e ele se fora em paz. Chegando, pois, Joabe e toda a tropa que vinha com ele, disseram-lhe: Abner, filho de Ner, veio ter com o rei, o qual o despediu, e ele se foi em paz. Então, Joabe foi ao rei e disse: Que fizeste? Eis que Abner veio ter contigo; como, pois, o despediste, indo-se ele livremente? Bem conheces Abner, filho de Ner. Veio para enganar-te, tomar conhecimento de tuas empresas [ou: teus movimentos - NVI] e sondar os teus planos. Retirando-se Joabe de Davi, enviou mensageiros após Abner, e o fizeram voltar desde o poço de Sirá, sem que Davi o soubesse. Tornando, pois, Abner a Hebrom, Joabe o tomou à parte, no interior da porta, para lhe falar em segredo, e ali o feriu no abdômen, e ele morreu, agindo assim Joabe em vingança do sangue do seu irmão Asael” (2Sm 3:22-27).

a) Joabe, filho de Zeruia, meia-irmã de Davi, foi comandante o seu exército (1Cr 11:4-9) e ajudou Davi a conseguir muitas vitórias ao povo de Israel, destaca-se sua importante participação da tomada da cidade dos Jebuseus, onde Davi fundou Jerusalém.

b) Havia uma contenda antiga entre Joabe e Abner desde a época que Saul perseguia Davi, por isso, Joabe ficou furioso ao saber que Davi havia feito aliança com Abner. Todavia, existem alguns agravantes na reação cheia de ódio demonstrada por Joabe.

c) Abner havia matado Asael, irmão de Joabe, em uma batalha recente (2Sm 2:18-23). Pela lei de Israel (Nm 35:16, 19), Joabe tinha o direito de ser o vingador de sangue e tirar a vida de Abner. Todavia, esta mesma lei estipulava cidades de refúgio onde nem mesmo o vingador de sangue poderia matar o homicida antes que ele viesse à julgamento e Hebrom, onde Joabe havia matado Abner, era uma destas cidades (Js 21:13).

d) A reação de Joabe demonstra que ele confiava mais em sua lança do que na justiça de Deus. Tinha medo de perder sua posição como comandante do exército de Davi a Abner e deixou suas emoções tomarem conta da sua razão.

CONCLUSÃO

REAÇÃO DE DAVI: Apesar de não ter o direito perante a lei de Israel, Davi tinha o poder para agir com ódio sobre a vida de Abner e não fez. O ato de fazer aliança com quem não merecia, revela-nos porque Davi foi considerado o homem conforme o coração de Deus (1Sm 13:14), pois Jesus, sendo o próprio Deus, fez aliança conosco através do Seu sangue redentor, mesmo quando nós só merecíamos a morte.

REAÇÃO DE JOABE: Joabe, que não tinha o direito de tirar a vida do homicida, mesmo sendo o vingador de sangue, pois este estava em uma cidade-refúgio, matou Abner sem nenhuma piedade ou chance de defesa. Joabe representa os cristãos que o único fruto que demonstram dar é o da carne (Gl 5:19-21), pois em suas vidas só se observa: ciúme, ira, discórdias, inveja e dissensões.

CONSEQUÊNCIAS: As Escrituras deixam claro que para toda reação há uma consequência, “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7). Para Abner, morto injustamente, Davi compôs um pequeno salmo (2Sm 3:33-34) e para Joabe, pronunciou uma maldição (2Sm 3:28-29). O fim de Joabe foi pior que o de Abner. Matou Absalão (2Sm 18:9-15), mesmo contra a ordem do rei. Traiu a Davi, quando este era velho, e se aliou com Adonias (1Rs 1:5,7), sendo morto posteriormente por ordem de Salomão (1Rs 2:28-34).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado