A angústia de Cristo




Introdução: Muitas vezes somos criticados se estamos tristes. As pessoas nos acusam, dizendo que se cremos em Deus não podemos nos entristecer, pois Deus mandou nos alegrar.

Vamos acompanhar esta profunda passagem da Bíblia:

Mateus 26:36-46:

36Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. 37Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.
39Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.
 40Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. 41“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
 42E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.
43Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. 44Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
 45Depois voltou aos discípulos e lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!”


Nesta passagem nós vemos no versiculo 38 Jesus assumindo que estava triste. Ele pede a companhia de seus discipulos, Sai para orar com o Pai e quando volta encontra-os dormindo.
Infelizmente é isto que ocorre muitas vezes. Estamos tristes, pedimos ajuda mas não encontramos nas pessoas. Só nos resta Deus. 
No caso acima os discipulos adormeceram, mas nós vemos que muitas vezes as pessoas não conseguem interceder por nós por estarem adormecidas espiritualmente e também começam a nos acusar, dizendo que não temos fé, pois Deus mandou que a gente se alegrar. 

Então Jesus não tinha fé????

Muitas vezes estamos precisando de um ouvido, uma oração, um apoio e recebemos críticas ou omissão. 

Quandas vezes já ouvi piadinha a respeito do "Crente 6 ora", dizendo que é aquele crente que vive pedindo para os outros orarem por ele. Diga, qual é o problema de pedir oração. Jesus quis a companhia dos discipulos para orar. O fato de alguém pedir oração não quer dizer que ele não vai orar,  mas pode ser apenas que quer um reforço, 

"Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.
Mateus 18:19


Mas o que fazer na hora da angústia: 

1. Orar (v. 38)

Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. 
Jesus aqui nós deu o exemplo. em vez de ficar se lamentando pelos cantos, devemos ir orar. 

2. Coloque o seu desejo, mas submeta-se a vontade de Deus (v.39)

39Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

3. Persevere na oração (v.40, 42, 44)

40Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. 

42E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

44Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

Jesus estava abatido
 Percebe-se que o físico debilitado pela tristeza e angústia desanimou os discípulos, mas não a Jesus. Ele orou perseverantemente enquanto instruía os amigos a lutarem contra o cansaço para fazerem o mesmo.

Qual será o resultado de nossa oração: 
1)Oração ajuda na resistência ao pecado: (v.41) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. 

Oração fortalece a alma e dá ao homem a condição necessária para resistir ao pecado.

2) Oração leva-nos a entender a vontade de Deus e dá-nos força para cumpri-la: (v.45 e 46) 
“Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamos. Eis que o traidor se aproxima”.

 Os discípulos que não oraram não entendiam a gravidade do momento, mas Jesus que orou perseverantemente sabia detalhes dos acontecimentos e estava pronto para beber o cálice de Deus até a última gota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado