Alcançando a cura da alma



"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hb 12.15)


Introdução:

Não são poucos os servos de Deus que estão feridos no contexto da igreja. São relacionamentos quebrados, pecados não confessados, traumas, palavras de maldições e outros que estão predominando no meio de muitas igrejas e levando-as a uma estagnação e inatividade. Não há amadurecimento e crescimento, pois as almas estão feridas.
A Igreja só cumprirá sua missão, quando houver cura. Essa é a determinação apresentada pela Palavra em Hebreus 12.15.
Como alcançar a cura? Essa é a proposta do estudo de hoje. Que Deus nos abençoe rica e abundantemente.

Alçamos a cura da alma...

I – Quando olho para a maior referência de vitória – O Senhor Jesus;

            Jesus é a maior referencia de vitória que temos nessa área. Assim a Bíblia nos afirma em Hebreus 4. 15,16 –“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”
Jesus passou por tudo o que passamos, sofrendo na carne como homem, mas não pecou. Ele venceu para que fôssemos vencedores! Ele foi traído, humilhado, açoitado, foi pregado na cruz e de forma plena Ele superou, vencendo para que hoje pudéssemos ser vitoriosos.
Quando olhamos para Cristo, encontramos a força e condição espirituais que precisamos para superar em meios aos conflitos e sairmos vitoriosos.
Se sua alma está ferida, se suas emoções estão abaladas, olhe pra Jesus! Ele é a referência certa e o porto seguro, para os que almejam a cura.

II – Quando entendo que sou especial para Deus;

            Outro aspecto relevante que encontramos é que a cura da alma vem, quando olhamos para nós e vemos o quando fomos feitos de forma especial. É isso mesmo! Somos únicos! Em meio a aproximadamente seis bilhões e novecentos milhões de vidas no mundo, eu e você somos únicos. Não existem cópias e isto revela o quanto somos importantes para Deus.
O Senhor não errou quando te fez, pelo contrário, você é obra prima da sua criação. Se Ele te valoriza e o vê como importante, porque se auto desvalorizar? Porque andar derrotado? Você é especial para Deus! Viva essa bênção que Ele já declarou à sua vida valorizando a você mesmo.

III – Quando me coloco no lugar do outro;

            Normalmente as feridas e raízes de amargura são geradas no contexto dos relacionamentos. Contudo, um dos aspectos no processo da cura, se dá quando nos colocamos no lugar do outro. Nosso contexto é de defesa das nossas opiniões, vontades e razões, mas quase sempre, nunca pensamos no outro. O levou a pessoa a agir assim comigo? Quais são os problemas que ela está enfrentando? Há traumas, complexos e outros nessa vida?
Levantar tais questionamentos é ter a coragem de olhar as razões que levou o outro a agir de forma contrária à minha vontade. Isso representa maturidade na vida daquele que foi ofendido! Isso gera cura.

IV – Quando libero perdão;

            O Apóstolo Pedro perguntou a Jesus até quantas vezes ele deveria perdoa o irmão que pecasse contra ele. Jesus respondeu: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt 18.21,22). Mas o que é perdoar? No processo do perdão, de forma mental e principalmente espiritual, é cessado o sentimento de ressentimento ou raiva contra o outro ou a si mesmo. Diante do ato do perdão, é cessado também, o sentimento de exigência de castigo ou restituição. Na resposta que Jesus dá a Pedro, fica claro que o perdão deve ser exercido sempre.
            Muitos estão com a alma ferida por não conseguirem liberar perdão. Tais pessoas estão carregando grandes “pianos” nas costas, porque ainda mantém viva em suas mentes, o desejo de vingança e ressentimento por alguém que as ofendeu.
Enquanto não houver perdão, também não haverá cura! É preciso liberá-lo, pois é dessa forma que o coração será curado e restaurado.

V – Quando vejo o lado positivo das experiências dolorosas.

            Em Romanos 8.28 a Palavra nos afirma: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Entendemos através dessa palavra, que Deus, em sua soberania, pega todas as nossas experiências positivas e também as negativas que nos frustraram e geraram males em nossa alma, e as faz que sejam cooperadas para o nosso próprio bem. Veja que bênção! Que vitória! É Deus transformando a maldição em bênçãos. É o amor Dele sendo exercido de forma plena, até mesmo quando erramos e falhamos na nossa caminhada cristã.
Precisamos ter olhos espirituais para ver, que até mesmo as experiências que nos frustraram e trouxeram feridas à nossa alma, podem ser vistas de forma positiva. Isto se dá, quando extraímos delas, realidades que foram bênçãos em nossas vidas.
É preciso crer que Deus está no controle e tem o poder de nos abençoar independentemente das circunstâncias.

Conclusão:

            Que os valores aqui apresentados possam ser vivenciados de forma prática em nossas vidas. Que nossas decisões sejam sempre aferidas pelo crivo da vontade do Senhor Jesus, pois em sua Palavra Ele nos diz: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo. 15.14).
Quando estivermos enfrentando problemas que ferem nossa alma, que Cristo seja a nossa referência; que entendamos o quanto somos especiais para Deus; que nos coloquemos no lugar do outro; que estejamos prontos para liberar perdão e saibamos olhar o lado positivo das experiências dolorosas. Esse é o caminho da cura, proposto por Deus às nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado