Encontrando-se com um Deus que se esconde


Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador. Isaías 45:15
INTRODUÇÃO
Quem Nunca se sentiu um dia como se Deus estivesse escondido, em silencio, distante ou simplesmente se omitindo ao seu sofrimento?
Quando me deparo com esse texto, me faz pensar se este não era o mesmo sentimento que permeava o coração de Isaias.
Quando olhamos para a bíblia sagrada vemos como por diversas vezes os homens se sentiram como se Deus estivesse escondido, porem vemos que esse suposto sumiço de Deus faz parte do chamado de Deus para as nossas vidas.
  1. I) CHAMADO (Sempre de uma forma especial)
Os grande homens de Deus, sempre apareceram na história de uma maneira surpreendente, indo na contra mão da logica, vejamos alguns deles;
1)ELIAS
Elias, uma tipo de Cristo, aparece do nada, vindo de lugar nenhum, filho de só deus sabe quem, e do nada levantas as mãos para o céu e surpreendentemente diz: Até o momento em que “eu” decidir, não haverá mais chuva sobre a terra, fazendo assim um claro desafio a Baal, o deus das chuvas, e quando alguém lhe pergunta que é ele, ele simplesmente diz; JEOVÁ É DEUS (Tradução para Elias)
I Reis 17;1 ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2)DAVI
Davi, um adolescente desacreditado pelos pais e irmãos, alvo de pré-conceitos pela sua aparência, que vivia escondido entre as ovelhas malhadas, vivendo em guerra com predadores que tentavam arrebatar suas ovelhas quase sem valor , mas que vivia em comunhão com Deus, e que assim viria ser conhecido por ser “segundo o coração de Deus”.
Deus faz que o mais conhecido profeta que existia, atravessasse o pais, para bater na porta da sua casa com a missão de o tirar do anonimato para o trono.
Porem ao entrar em sua casa, o profeta não o veria, já que por provavelmente não acreditar no potencial de seu filho, Jessé simplesmente não o chamou com seus irmãos, porem é surpreendido quando o profeta diz que Deus havia rejeitado a todos, mas que ainda deveria haver um, pois Deus não se engana e nem erra endereço, e só assim Jesse se vê obrigado e chamar Davi, para não penas sentar-se a mesa que provavelmente a muito tempo ele não podia sentar, mas também no trono de Israel
I Samuel 16;1 ENTÃO disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
3)PAULO (SAULO)
Talvez esse seja o chamado mais forte e impressionante da história, pois Deus transformaria um dos maiores perseguidores da igreja no maior pregador da história, com um chamado impressionante, pois a pouco tempo os discípulos haviam ouvido que não veriam mais a Jesus, a não ser na sua volta no fim dos tempos, e agora Paulo está caído no chão ouvindo o próprio Jesus o perguntando; POR QU EME PERSEGUE ?
  1. II) DEUS SE ESCONDE
O interessante de todo os grandes homens que foram chamados por Deus, é que a maioria dele em algum momento se viram solitários, se sentindo abandonados pelo próprio Deus. 
1)ELIAS
Talvez nós, no lugar de Elias ao conseguirmos parar o céu através de uma poderosa palavra profética, pensaríamos o quão Deus nos recompensaria por esse tão grande feito, porem ao invés de dar ele um troféu, honra-lo diante de todos ou algo assim que perecemos estar correndo atrás, Deus o manda sair fugindo e se esconder, ser alimentado por covos na beira de um riacho que acaba secando, andar centenas de quilômetros em busca de uma mulher que teoricamente o sustentaria, porem ao se deparar com ele o que ele vê é uma mulher a beira da morte, que não tinha mais nada a não ser um punhado de farinha em uma panela e um pouquinho de azeite em uma botija.
I REIS 17; 2 Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
3 Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
2)DAVI
Davi é chamado por Deus, escolhido entre os seus irmãos, vence  milagrosamente o gigante Golias , e assim é aclamado rei de Israel, a é a partir dai que sua vida viria se tornar um mar turbulento, cheio de guerras, intrigas, perseguições e mortes, Davi passaria parte da sua vida fugindo de Saul, de seus próprios filhos, e coisas mais.
SALMO 42; 3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
Este salmo dos filhos de corá, expressa muito bem esse sentimento de aparente  abandono , quando eles dizem que choravam enquanto as pessoas lhes perguntavam onde estava o Deus deles .
3)PAULO
Da mesma forma que Paulo teve um dos chamados mais poderosos de todos os tempos, ele também passou por grandes momentos de sofrimento e aparente abandono, porem com tudo o que passava ele repetia constantemente;
II CORINTIOS 12; 7  E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

III) DEUS SE REVELA
Por mais que Deus esteja aparentemente escondido, no memento certo ele vai se revelar, assim como fez a todos os grandes homens, de revelando de varias formas e jeitos, vejamos ;
1)ELIAS
Elias, após ser chamado por Deus, começa uma jornada de fuga e esconderijos, mesmo em meio a combates como o dos profetas de Baal, onde viu o sobre natural de Deus, ele ainda continua em fuga, até o momento em que se encontra em uma fuga em que pede a morte a caminho de uma caverna, tentando se esconder da vida, e de todos.
Escondido ele começa ouvir barulhos fortes que davam a impressão de ser Deus chegando, porem  ele apenas vê um forte vento passando com força para arrancar arvores, porem para a surpresa dele; Deus não estava no vento, e neste momento ele sente a terra sacudir em baixo dos seus pés po ruma terremoto que fendia o chão, e agora sim pensou ele; Deus está ai, porem mais uma vez ele percebe que não era Deus, então ele mais uma vez vê algo extraordinário; um fogo que trepida sobre o monte queimando tudo o que estava na sua frente, e parecia então ser um sinal forte da presença de Deus, porem mais um vez Deus não estava lá, foi então que Elias parece ter desistido de esperar Deus, quando de repente ouve uma brisa suave que assobiava no monte, mas por ser tão simples e tranquilo aquela brisa, ele não se atentou a isso, tanto que Deus teve que o chamar para fora perguntando a ele; O QUE FAZ AI DENTRO ELIAS? E acaba se revelando a ele de uma maneira que ela nuca imaginou; em uma brisa suave.
(1Reis 19.11-12) “E ele lhe disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento, um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; e, depois do terremoto, um fogo; porém o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada.”
Há momentos em que esperaremos que Deus se revele ao nosso favor em um terremoto, em uma tempestade de ventos e fogo, mas seremos surpreendidos ao vermos uma brisa suave passar, e surpreendentemente vermos Deus se revelando nela.
2)DAVI
Acredito que existem outros momentos em que Davi viu Deus se revelar a ele, mas para mim um dos grandes momentos que talvez outros não citariam, foi o momento em que a vida dele começa a desandar, pois o pecado parecia está se tornando algo comum para ele, ele já havia tido se envolvido com Batseba, esposa de Urias, já tinha arquitetado a morte do esposo dela, estava tranquilo com o morte dele, seguindo a sua vida, como se nada tivesse acontecido, ate que do nada, um profeta o chama, e Deus viria a se revelar por meio de uma sentença; VOCÊ ESTÁ PERDOADO, POREM A ESPADA JAMAIS SAIRÁ DA SUA CASA .
Talvez alguém me diria, que isso não é uma maneira de Deus se revelar a alguém, porem costumo dizer, que se Deus não se importa mais com o pecado que alguém comete, essa pessoa pode se considerar um caso perdido, mas se Deus ainda se levanta para julgar e punir, é por que ele ainda conta com você, e ainda o tem como um instrumento para ser usado . 
II SAMUEL 12; 7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
8 E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
9 Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 
3)PAULO
Paulo viveu sempre as mais fortes experiências com Deus, desde o seu chamado, porem um das maiores experiências que um homem já teve na vida, foi a de Paulo quando diz, que foi ver Deus se revelar em sua própria casa, “o céu” , e no céu ele afirma que teve visões que nem poderia conta-las de tão forte que eram.
II Coríntios 12
1 EM verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor.
2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos ( se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe ) foi arrebatado ao terceiro céu.
3 E sei que o tal homem ( se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe )
4 Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.
Conclusão
Quanto maior for profundidade do relacionamento com Deus após o chamado, mas forte será o momento em que Deus resolver se revelar !



Pastor Agnaldo Reis

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado