Jesus pensou em desistir


cruz
“… Meu Pai, se possível é, passa de mim este cálice. ” – Mateus 26:39b

Nesta frase podemos perceber que Cristo desejou desistir, Ele sabia o que iria acontecer, pois era 100% Deus, mas sendo 100% homem teve medo. Em Marcos 14:33, o evangelista descreve que Jesus estava começando a se apavorar e se angustiar, sua alma estava triste até a morte. Quantas vezes nos sentimos assim? Com vontade de desistir de tudo, de nossa família, de nossos irmãos, de nossa vida cristã, do nosso marido ou esposa, do nosso trabalho, do ministério que Cristo nos deu? Quantas vezes já não dissemos a Cristo ou nós mesmo que iríamos parar?

Querer desistir durante a caminhada é algo sofrido por todos nós, existem situações que nos deixam cansados. Jó, em momento de angústia, lamentou sua morte e disse: “Por que não morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, não expirei?”. Ele já havia desistido da vida, mas Deus lhe deu vitória. Outro homem que pensou em desistir foi Elias, o profeta ficou com medo e se escondeu.
Elias também pensou em desistir. Estava amedrontado e decidiu se esconder em uma caverna (1 Reis 19:8). Mas ele ouviu a voz de Deus, enfrentou seus inimigos, foi vencedor e ainda teve o privilégio de subir aos céus.  Pessoas  de Deus também as vezes tem medo, se sentem desencorajados, pensam em  desistir, mas eles decidiram obedecer  e obtiveram vitória.  Às vezes, devido a algumas circunstâncias de nossas vidas, a caminhada se torna muito difícil, mas Deus nos dá recursos para que possamos prosseguir.

Você não está só

Depois da última páscoa, onde Jesus revelou que Pedro iria negá-lo e que Judas iria traí-lo, o Senhor chamou Pedro, Tiago e João para que fossem orar com Ele em um jardim chamado Getsêmani. Ele os deixou em um lugar e se distanciou deles para que fosse orar. Sua oração era simples: “Pai, se for possível, passa de mim este cálice, mas que se cumpra a sua vontade e não a minha”.

Olhando para a situação de Cristo podemos dizer que ele estava só, ele chamou três de seus discípulos para orar e quando vinha falar com eles todos estavam dormindo. Ele disse aos discípulos como se sentia: “minha alma está triste até a morte”… Mas por que mesmo assim eles dormiram? Por que deixaram Cristo orar sozinho? Você já se sentiu assim? Como se ninguém estivesse se importando com você? Como se sua esposa ou esposo não estivesse lutando ou se importando mais? Como se seus amigos tivessem te abandonado? Você pode se sentir só, mas Deus nunca te deixa só. Em Lucas 22:43 a palavra do Senhor nos fala que veio um anjo dos céus para consolá-lo. Jesus não estava só e você também não está. Deus está contigo e Ele vai te dar forças para continuar.

A vontade Deus é sempre a melhor

Jesus estava tão angustiado e orando tão intensamente que em Lucas 22:44 lemos: “E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até o chão.”. Mesmo passando por tudo isso a sua frase foi: “… todavia não seja como eu quero, mas como tu queres.”, Cristo sabia exatamente que a vontade de Deus era a melhor coisa a ser realizada. Em Isaías 55:8-9, o Senhor nos fala: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”. A escolha que Deus tem para as nossas vidas é a melhor! Mesmo que não pareça fazer sentido, existe algo que Deus sabe que você não sabe. No filme “Deus não está morto” um dos personagens diz uma frase que eu interpretei da seguinte maneira: “Se você soubesse o que Deus sabe você também te diria não.”. É ruim ouvir essa resposta “Não”, mas o que Deus disse para Cristo foi isso “Não, meu filho essa não é a minha vontade”. Sempre existe um plano, e esse plano é a vida de outras pessoas.

Outras pessoas precisam de você

Jesus cedeu a sua vida para que a vida das pessoas fosse salva, para que hoje nós estivéssemos aqui e tivéssemos o direito de entrar na sua presença. Ou seja, sua atitude gera benção ou maldição. Deus tem um plano e cumpri-lo ou não pode gerar consequências não só em sua vida como na vida de outras pessoas. Existe uma música que fala:
“Se você não desistir
É pra minha inspiração
Pra também permanecer
Fiel e firme
Eu tô contando contigo
Deus ta contando com a gente
O céu inteiro se move
Pra ver a gente vencer”
Aguenta Firme – Ludmila Ferber

O céu é tomado à força

Nada nesta vida é fácil de ser conquistado; se não houver dificuldade na conquista, terá após ela. O céu também não é diferente, a bíblia nos diz que: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.” (Mateus 11:12). Então não desista, precisamos ser fortes para que um dia possamos morar no céu. Em 1 Tessalonicenses 5:24 é dito: “Aquele que os chama é fiel, e fará isso.”. Deus é fiel e te ajudará a ser fiel, Ele te dará forças e você vencerá.

Não desista porque Jesus não desistiu

Quero agora te levar a refletir sobre esse episódio, feche seus olhos e tente imaginar: Cristo sozinho em um jardim, prostrado chorando, seu rosto apavorado e angustiado, como relatou nosso irmão Marcos. Sua voz provavelmente era trêmula e cansada e seu clamor era único, talvez não tivesse mais nada para pedir, talvez nem mais soubesse o que iria clamar, mas seu pedido era curto e simples: “Meu Pai, se possível é, passa de mim este cálice; todavia não seja como eu quero, mas como tu queres.”. Ele se sentia tão triste que disse: “A minha alma está cheia de tristeza até a morte…” (Mateus 26:38b). Essa cena lhe parece familiar? Será que te lembra de alguém? Essa cena pode acontecer na vida de todos nós. Cristo veio ao mundo como 100% Deus, mas como 100% homem Ele enfrentou um momento desse, um momento em que todos nós enfrentamos. Ele também pensou em desistir! Ele era Deus e por isso sabia exatamente o que lhe aconteceria, sabia o que teria que enfrentar para fazer a vontade de seu Pai. Todos nós, em meio às dificuldades, muitas vezes paramos, cansamos, voltamos e até mesmo desistimos.
Apenas pensar em desistir não é errado, Cristo também pensou, mas desistir não é o certo, Cristo não desistiu. Então, se alguma coisa está fazendo você desejar desistir de sua vida, do seu ministério, da sua família ou de algo que Deus te pediu ou deu, faça como Cristo, clame e se derrame na presença de Deus e Ele te dará forças para continuar.

http://www.umsocorpo.com.br/site/jesus-pensou-em-desistir/

Comentários

  1. Bela mensagem, mas, Jesus nunca pensou em desistir. O "passa de mim este cálice" se referia à separação do Pai, sem a qual, o Jesus humano não poderia morrer. Sem essa separação, Jesus podeira ser acusado, pelo inimigo, de "ajuda divina". E Ele precisaria passar pelo "vale da sombra da morte" sozinho. Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que eu estava pensando.
      O passar de mim este cálice,ficou muito neutro,tipo sem ênfases,então com certeza Jesus já mas ia desistir da sua caminhada sofrida que ele mesmo sabia.
      Não tem como o enviado de DEUS sabendo o seu proposto aqui na terra desistir,ou melhor;pensar em desistir.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado