Como entristecemos o Espirito Santo?


Resultado de imagem para efesios 4:30
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.Efésios 4:22-32 

Não apaguem o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19



Como eu entristeço ou apago o Espirito Santo?

O que é apagar? É suprimir fogo. 
O que é entristecer? É suprimir a alegria.
Somos a habitação do Espirito Santo de Deus e o Espirito deseja que através de nossas atitudes e ações demonstremos sermos sua morada. Se a gente impede que Ele apareça em nosso cotidiano, estamos apagando o seu agir. Quando fazemos coisas erradas, estamos entristecendo a sua pessoa. 
Atitudes que entristecem o Espirito:
Quando andamos como os gentios (4:17-19)
Quando nos rendemos à nossa natureza pecaminosa (4:22-24), 
Quando mentimos (4:25), 
Quando nos iramos (4:26-27), 
Quando furtamos (4:28), 
Quando usamos linguagem torpe (4:29), 
Quando usamos de amargura, indignação, ira, gritaria, calunia, maldade
Quando não perdoamos (4:32), 
Quando cometemos imoralidade sexual (5:3-5)

Além desses versiculos, podemos afirmar que entristecemos o Espirito Santo de Deus quando distorcemos o nosso papel no Corpo de Cristo. 
Vemos muitos lideres que não estudam a palavra de Deus, que não oram, não jejuam. Estão pregando porém sem o poder do Espirito Santo em sua vida. 
Vemos lideres que não estudam a Palavra de Deus com afinco, não pedem orientação para o Espirito Santo antes de pregar. Simplesmente abrem a Bíblia e pegam versículos isolados, e com isso prostituem o Evangelho, pregando heresias, ou ainda pregando um evangelho não cristocêntrico, cheio de usos, costumes e "sete passos" para atingir a algo.
O Espirito Santo não deve ser um instrumento usado para conseguirmos fazer nosso ministério crescer. Muitos são os que caem no pecado de Simão, o mago, relatado em Atos 8, que buscou comprar com dinheiro poder do Espirito Santo.
Simão não estava preocupado com a glória de Deus, mas com a sua própria. Queria ser reconhecido pelo seu "grande poder". Ele queria simplesmente ser reconhecido pelo povo. 
Lucas narra que, quando Simão viu que mediante a imposição de mãos dos apóstolos os que creram recebiam o Espírito Santo, tratou de tentar “comprar a bênção”, ofereceu dinheiro aos apóstolos para que lhe fosse concedido o mesmo poder, e isso rendeu a ele uma dura repreensão por parte de Pedro, que afirmou: “o teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus” (8.20). Pedro afirmou ainda que Simão não tinha parte naquele ministério, que seu coração não era reto e que ele deveria se arrepender, o que não sabemos se, de fato, ocorreu.
Diferente do que acontece hoje, quando vemos pastores ou apóstolos sugerindo ofertas de sacrifício para receberem o poder do Espirito em suas vidas. 
Esquecem que um dos grandes problemas atacados por Lutero em suas 95 teses foi justamente a simonia, que é a compra ou venda ilícitas das coisas espirituais. 
Não podemos esquecer que o Espirito Santo é uma pessoa e não um poder que pode ser comprado. O Espírito Santo: fala (At 8.29), ouve (Jo16.13), ensina (Jo 14.26), examina (1Co 2.9-10), testemunha (Jo 15.26), intercede (Rm 8.27), ama (Rm 15.30), exerce vontade soberana (1Cor 12.11), é eterno (Hb 9.14), é Onisciente (1Co 2.10), é Onipresente (Sl 139.7), pode ser entristecido (Ef 4:30),[
Se somos salvos em Cristo, somos regenerados no Espirito. É impossivel nos santificarmos não tivermos o Espirito Santo  (II Ts 2.13). É somente pelo Espírito que uma igreja é plantada e cresce e tem os corações fortalecidos (Ef 3.14-19).
Outras maneiras de entristecer ao Espirito Santo: 
1. O Espírito Santo nos convence do pecado (Jo 16.8). Entristecemos o Espírito quando o usamos como desculpa para pecar. Ex. Espiritualizar ganância: “Tudo posso naquele que me fortalece,então vou adquirir esse carro novo e Deus proverá"
2.  Espírito Santo é a luz que ilumina a Palavra de Deus (). Entristecemos o Espírito quando o fazemos competir com as Escrituras. A Bíblia é o livro do Espírito Santo. Quer que Deus fale com você, leia a Palavra. O ministério do Espirito Santo é nos revelar a verdade das Escrituras e não nos afastar dela.
3. O Espírito Santo promove a Cristo (Jo 15.26; 16.13-14). Entristecemos o espírito quando sugerimos que ele tem ciúmes do nosso foco em Cristo. A Bíblia tem como foco a cruz e não a pomba, e o Espirito Santo não está competindo por atenção. 
Grande hipocrisia achar que entristecemos o Espirito Santo porque ao acordar não dou bom dia à Ele. De que adianta dar bom dia e depois viver dissolutamente.
Diga-me, o que você diria a respeito de um filho que ao acordar, te dá um beijo de bom dia e passado o dia, ele demonstra o seu verdadeiro caráter, através de mentiras, palavrões, gritaria e outras coisas?

Quando o chamado do pecado é mais alto do que o chamado do Espirito Santo, é um sinal de que o Espirito Santo está apagado em nós, e que agora reinam as trevas. Nossa comunhão com Deus perde a importância. Mesmo que ainda frequentemos uma igreja, agimos apenas por pura religiosidade e não por amor. Você tem entristecido o Espírito? Você está em um estado de frieza espiritual? Avalie a sua caminha, veja onde você caiu e reconcilie-se com Deus. Não resista, apague ou entristeça o Espírito Santo!
Se esse é o teu caso, arrependa-se e volte a desejar a comunhão com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo. 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado