Vencendo as crises do Ministério



João 21:1-7
Contesto: O povo de Israel estava a espera do Messias, que os libertaria das nações estrangeiras. Queriam uma liberdade politica.

Nessa época Israel estava cativo de Roma, e muitos eram mortos com estrema violência.
Eles esperavam um Messias lutador e os discípulos não haviam entendido o papel de Jesus como libertador.

Os discípulos ficaram confusos e Jesus começou então a explicar para eles que o reino de Deus ainda não era para aquela época. E no capitulo 21 trata muito bem disso.

No meio a crise, muitos voltaram para a vida antiga. Podemos ver nos discípulos 3 sintomas da crise

- Esfriamento espiritual
O esfriamento espiritual se expressa de varias maneiras. Pode ser falta de vontade de orar, de ler a Bíblia. Começa a não sentir mais sede de ganhar almas. coeça a sentir esfriamento do amor pelas ovelhas mas o primeiro passo do esfriamento espiritual se manifesta pelo fato de não querer mais fazer o que Deus mandou, para fazer o que Jesus mandou parar de fazer. Voltar a vida antiga da qual o Senhor te chamou.

Jesus os chamou para serem pescadores de almas e eles voltaram a ser pescadores de peixes.
O esfriamento faz com que o líder comece a procurar soluções humanas para os problemas. E eles ficaram lá a noite toda e não pescaram nada, porque Jesus não tem compromisso com o que Ele não mandou fazer.

Quem sabe você está enfrentando isso. Por decepção ou frustração você começou a querer dar um jeitinho, e quem não faz o que Jesus mandou fazer e faz o que ele não mandou fazer, isso é desobediência

O esfriamento espiritual geralmente é fruto de decepção, frustração
Veja o caso de Abrão. Recebeu a promessa que teria um filho. O tempo passa e ele acaba querendo dar um jeitinho e tem um filho com a sua serva Agar, que acabou trazendo um problema para si próprio e para Israel.

Outro exemplo é o de Jonas. Deus mandou que ele fosse para Ninive. Posso cruel. Uma das torturas desse povo era arrancar a pele de seus prisioneiros e deixar no deserto até que morresse. Jonas deve ter passado a infância vendo os horrores desse povo.

Jonas não queria ir para lá e pegou um barco. Sempre se fala sobre a luta de Jonas no barco enfrentando a tempestade, mas você já pensou nos que estavam também no barco com ele? Porque a verdade é que quando estamos com problema, a gente não sofre sozinho, quem está no barco conosco sofre junto.

Geralmente o esfriamento é fruto de decepção, frustração. Você está enfrentando decepção ou frustração com sua liderança, ou consigo mesmo, ou com pessoas que estão acima ou abaixo de sua liderança. Reflita: O que você está fazendo que Jesus não mandou você fazer?

Quais são as soluções que você está tentando implantar e que Jesus não mandou? O que vocês está fazendo na sua vida pessoal ou no ministério que Jesus não te mandou fazer? Pode ter certeza de que essas soluções vão te trazer problemas no futuro. Se arrependa diante de Deus e volte para a visão que Deus te deu e volte a fazer o que Jesus mandou você fazer.

- Frustração com o ministério: Frustrações são frutos de expectativas erradas. Os discípulos tinham, a expectativa que Jesus ia restaurar o reino geo politico e eles se frustraram com isso.

Uma das maiores crises que a igreja brasileira tem passado é a respeito da fé. É preciso fé para receber, para dar, para se render. Mas estamos dando enfase errado e muitos estão achando que a fé é necessária para que a gente peça para Deus a realização de nossas vontades egoístas, mas na verdade a fé é necessária para que a gente abra mão de nossas vontades para fazer a dEle.


A  fé não é o meio de você alcançar os seus sonhos, mas através da fé, você abre mão de seus sonhos para alcançar os sonhos de Deus, que são infinitamente melhores que os seus.

Pode ser que você tenha se frustrado pois criou uma ilusão, que gerou uma desilusão.

No capitulo 6 Jesus alimenta uma multidão, mas e depois, o que aconteceu?

O povo queria fazer de Jesus o Rei. Mas esse não era o plano para o momento.

Ele pega um barco e atravessa para o outro lado. O povo pega barcos e segue-o. Eles viram os milagres.

Mas o que Jesu fez? Em vez de dar mais pão, Jesus disse que eles estavam precisando do pão da vida. Jesus deu bronca neles. Essa passagem mostra que falar sobre a salvação é mais importante do que fazer obras sociais. E como consequência do discurso de Jesus, muitos foram embora a ponto que Jesus perguntou inclusive para os  discípulos se eles também partiriam.

Dai Pedro diz: Para onde nós iremos Senhor, se só tú tens a Palavra de vida eterna?

Uma das grandes tragédias humanas é que nem sempre nos sabemos do que é que estamos com fome. E mesmo os lideres também precisam do pão da vida.

Quais são as frustrações que você deixou crescer em seu coração por expectativas erradas?

A frustração abre um caminho para a tentação. É por causa da frustração, por causa que nem sempre Deus está fazendo o que a gente espera, e a gente acaba dando um jeitinho e caindo em pecado.

Em Daniel 5 temos uma situação em que o rei Belsazar estava fazendo uma festa e manda buscar os utensílios roubados do templo. aparece então escrito na parede uma escrita interpretada pelo profeta Daniel, dizendo que o reino daquele rei havia acabado. E naquela noite o rei foi morto e Dario conquistou aquela cidade.

Cuidado: os recursos destinados ao ministério de Deus é para o ministério de Deus. Não ponha a mão neles, pois isso pode trazer juízo na sua vida.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado