Jerusalém que mata os profetas!

Resultado de imagem para destruição de jerusalém pelos romanos
Lucas 13:34:
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!

Essa passagem apresenta uma acusação, uma advertência e um lamento a Jerusalém. 

Jerusalém tinha tido muitas oportunidades para se arrepender de seus pecados, mas continuava em rebeldia. 
Jesus tinha estado ali e ensinado a Palavra de Deus naquele lugar. O povo já havia presenciado seus milagres, sentido seu amor, experimentado a sua graça. Em Jerusalém a profecia de Zacarias 9:9 se cumpriu.

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.
Zacarias 9:9
                       
Mas Jerusalém  continuava em desobediência, frio, com uma religiosidade hipócrita, sendo fiel à toda a liturgias oficiais ou não oficiais, testemunhando e servindo, oferecendo sacrifícios materiais, mas sem ofertar o seu coração a Deus. 


E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim; Marcos 7:6

ACUSAÇÃO:
Jesus conhecia a frieza de coração daquele povo e os fazia tomar consciência de sua religiosidade. Era um povo que matava os profetas que lhe tinham sido enviados para exorta-los. Apedrejavam os mensageiros de sua Palavra, quando a Palavra não vinha de acordo com a vontade de vitória deles. 

E a consequência disso está descrito no versículo seguinte:



Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
Lucas 13:35

Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.
E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,
Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.
E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo.
E não achavam meio de o fazer, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o.
Lucas 19:41-48


Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.
Romanos 15:1-3



Quando ele entrou em Jerusalém, montado na jumenta, chorou sobre ela, afirmando que eles estavam com os olhos tapados, e que viriam dias muito difíceis para ele e as pessoas queriam mata-lo por causa disso. 
E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, ao ver como eles estavam se comportando. E ele chora, quando vê como a Jerusalém de hoje se comporta, tal religiosa e vazia.... Praticando tantos aparentemente corretos, porém sepulcros caídos. 
APELO:
O Senhor afirma que quis junta-los sob suas asas de amor, como uma galinha protege a seus pintinhos, mas eles rejeitaram a proteção de Deus. 
Conforme se auto-idolatra, acha-se no direito de julgar aos outros, praticando abuso espiritual para aqueles que estão mais fracos. Porém Deus manda cuidarmos dos mais fracos e não expulsa-los. 
Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
ADVERTÊNCIA: 
O Senhor afirma que quis junta-los sob suas asas de amor, como uma galinha protege a seus pintinhos, mas eles rejeitaram a proteção de Deus. 
E a profecia de destruição de Jerusalém foi cumprida no ano de 70 d.c. Os judeus se revoltaram contra o dominio romano, e Jerusalém foi tomada pelo exercito do comandante romano Tito. As muralhas e o templo foram totalmente destruidos e a cidade ficou em ruinas. 

Não devemos brincar com Deus, não devemos zombar de Deus. Deus é Deus de amor e nos quer totalmente para Ele. Não aceita idolatria e muitas vezes vezes pessoas idolatrando a sua religião, ao seu testemunho, idolatrando o seu ministério, idolatrando a sua santidade, o seu conhecimento.

Ele também pede hoje para que a gente se arrependa de nossos pecados e pratiquemos as obras da fé, pois Ele virá, e não tarda, e não restará pedra sobre pedra. Ele pelejará contra os que estão brincando com o pecado. 

E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.
Lucas 19:43,44
                  
Vamos orar agora, vamos nos arrepender enquanto ainda há tempo. 

ESBOÇO:
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?
Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
Lucas 13:34,35
ACUSAÇÃO: 
 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! 
LAMENTO: 
Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?
ADVERTÊNCIA: 
Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado