MEU DEUS, MEU SENHOR


12 Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.

Salmos 33:12
Nosso pais esta passando por um crise jamais vista. Pela primeira vez o povo está se interessando pela politica brasileira e estão participando e exigindo reformas, com pessoas mais éticas e competentes. 

O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.
Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor,
para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.
Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.
Os crentes não devem ter "medo" de Deus. Temos a Sua promessa de que nada pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Temer a Deus significa ter uma reverência por Ele tão grande, que vai certamente influenciar como vivemos nossas vidas, passando a adora-lO e respeita-lO.


Vemos então muitas igrejas profetizando que o Brasil é o Senhor dessa nação, mas a verdade é que o Brasil está muito longe de ser uma nação submissa a Deus.
Corrupção, drogadição, prostituição, desonestidade, violência tem cerceado nosso povo e nossas casas. 
Devemos orar para que haja arrependimento e mudança de comportamento na nossa nação. Ele prometeu que se nós nos humilharmos e O buscarmos, Ele sararia a nossa terra. 

Deus é Senhor de pessoas, e as pessoas que permitem que Ele seja o Senhor, Deus pode levantar para que sejam lideres em sua geração. 
O Senhor não pode ser o Senhor de nossa cidade se ele não for Senhor de nossa vida.
De nada adianta ficar falando frases feitas e emocionais se nós não formos dele.
Deus nos criou, nos salvou e nos escolheu:
João 15:16
Ele nos escolheu para darmos frutos e que esses frutos venham a permanecer. Quais são os frutos: um deles é fazer discípulos de todas as nações
Mateus 28:19
A partir do momento que a gente ganhou uma alma, devemos fazer de tudo, com toda a alegria, para que aquele fruto permaneça. Não basta orarmos, "Senhor, de-me uma alma" e depois não cuidar dela. Temos que cuidar, amar, proteger, cobrir de oração. Que essa vida seja uma de nossas prioridade nas nossas orações, juntamente com a nossa família.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Buscando dessa forma o reino de Deus, as outras coisas descritas em Mateus 6, que são alimento, roupa, vestuário, etc, serão acrescentadas.
Porém vivemos num mundo capitalista, que se dá excessivo valor a bens materiais.  Dai a pessoa pede apenas dinheiro ou progresso financeiro, mas temos que entender que Deus nos escolheu e não nós O escolhemos, porém fomos escolhidos para darmos frutos e não para ficarmos de braços cruzados.
Quando mais a gente se preocupa com bens terrenos, mais a gente se afasta das coisas do reino.

Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força.


v. 16 
Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército - não é poder que vai te salvar
nenhum guerreiro escapa por sua grande força. - nossa força tem que ser o Senhor

v.17
O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.
O cavalo naquela época era como se fosse os foguetes de hoje. Os maiores exércitos possuíam grandes cavalos. Podemos dizer que nossos cavalos de hoje são nossos bens materiais. Então colocando no nosso contexto, bens materiais não vão nos salvar. Precisamos de recursos financeiros para honrar com nossos compromissos, mas acabamos sempre querendo mais e mais e mais e acabamos deixando o nosso espirito com fome.

v. 18 - Mas o Senhor protege aqueles que o temem
O que é temer ao Senhor?

Para o descrente, temer a Deus é ter medo de ir par
a o inferno. Mas para o crente temer é ter reverência ao Deus criador.  
Hebreus 12:28-29 : "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." 
O bíblico temor de Deus inclui a compreensão do quanto Deus odeia o pecado, assim como temer Seu julgamento do pecado – mesmo na vida de um crente. 
Temer a Deus é continuar a depender do Senhor mesmo em situações difíceis.

v.18 e 19 - e os que firmam a esperança no seu amor,

para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.

Aqui podemos ver que podemos até passar em tempos de fome, mas o Senhor vai nos ajudar. Precisamos confiar no amor de Deus e amar aos outros como a si mesmo. Amar ao meu próximo e batalhar por aquela alma. 
Temos muitas pessoas que estão morrendo de fome dentro da igreja. Estão morrendo emocionalmente mesmo tendo um Deus maravilhoso, porque não firmaram a esperança no amor de Deus, amor incondicional e perdoador.

v.21 - Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
O cristão que viver confiando no Senhor, vai alegrar coração mesmo em meio a tribulação.

CONCLUSÃO:
V. 22 - Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.
O amor de Deus é pensar primeiro no próximo e depois em si próprio. Este versículo deseja que o amor dele esteja sobre nós e a nossa esperança nele.
Esta cheio de pessoas perdidas no corpo porque so pensam em si, na sua família, no seu emprego, no seu ministério e o Senhor quer que a gente se importe com o irmão. 

Amar ao inimigo, bendizer os que te amaldiçoam. Para que isso aconteça temos que matar o nosso ego para que o Senhor reine. 
Mesmo que a situação esteja difícil, precisamos exercer a nossa fé e crer que o Senhor está conosco e vai cuidar de tudo. 
O que vemos muito é a Deus capacitar e a pessoa cresce, dai ela acaba por sumir da igreja porque não tem tempo. Pode ter certeza de que se isso acontece você está correndo um grande risco de não conseguir entrar no céu. 

O que temos que fazer é amar aquele que nos perseguem, que nos caluniem. Orar por todos, amar incondicionalmente e liberar perdão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado