APRENDI O SEGREDO DE VIVER CONTENTE



Filipenses 4:12
Sermão

Introdução

Como foi tua semana? Derramou lágrimas? Foi perseguido? Te armaram uma cilada? Te desafiaram? Por acaso você perdeu a cabeça algum dia, esquecendo o domínio próprio, perdendo a paciência? Você foi injusto com alguém ou sofreu alguma injustiça?

Analise se o que você chama de solidão ou de extrema dor, realmente existe ou é uma coisa que você agigantou a fim de poder chamar atenção sobre si, por não estar bem contigo mesmo. 

Então eu te pergunto e gostaria que você respondesse com sinceridade:  Quais são os motivos que te fazem chorar? O que você chama de perseguição? Será que realmente armaram ciladas, ou você apenas colheu o que plantou?
A pessoa que você diz que te desafiou, será que ela simplesmente questionou se os teus motivos eram reais? Será que você não está querendo ser obedecido cegamente, exercendo um autoritarismo exagerado? O que te faz perder a calma? O que te faz ser injusto com os outros? Porque você acha que foram injustos com você?

SERÁ QUE VOCÊ NÃO ESTÁ RECLAMANDO DEMAIS E SE FIXANDO DEMAIS NAS COISAS RUINS? AVALIE QUAIS SÃO TEUS IMPEDIMENTOS REAIS E QUAIS SÃO FRUTOS DE UM PESSIMISMO QUE TEM TOMADO CONTA DA TUA ALMA E DOS TEUS LÁBIOS, SIMPLESMENTE O SINTOMA DE UM ESPIRITO FRACO E AMARGURADO.

Vamos ler agora Filipenses 4:11-12:
Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade

Parte A.  Contexto Histórico

  • Filipos fica na atual Grécia, e foi o primeiro lugar do que hoje chamamos de Europa, onde o evangelho foi pregado.  Na época era uma colônia romana, havendo também alguns poucos judeus gregos e siríacos.
  • Filipos foi evangeliza por Paulo durante sua segunda viagem, entre os anos 48 e 49 (Atos dos Apóstolos 16,12-40). Passou por lá também na sua terceira viagem, duas vezes, provavelmente nos anos 54 e 56 (Atos 20,3-6).
  • Em Filipos, Paulo foi hospedado por Lídia, porém  Timóteo, Silas e Paulo foram vitimas de calunias, sendo presos (Atos 16:24) e então ocorreu uma milagrosa libertação ocasião em que o carcereiro presenciou um milagre (Atos 16.25-38). 
  • Podemos afirmar que a carta aos Filipenses foi escrita de uma prisão, mas não sabemos qual. É normal escutarmos dizer que ele estava em Roma, mas há vários biblistas que supõe uma proximidade geográfica de Paulo, quando escreveu a epístola, com a cidade de Filipo e, nesse caso, ele poderia estar preso em Éfeso, embora faltem provas que confirmem essa hipótese.
  • O livro “Filipenses” na verdade, não é apenas uma carta, mas três cartas escritas entre os anos 57 a 59 d.c para essa igreja, enquanto Paulo estava preso.
  • A primeira prisão de Paulo foi domiciliar. Na segunda ele achava que assim seria também, porém ele saiu dessa segunda prisão para a morte por decapitação. 

Carta A – Carta de Agradecimento - Fl 4, 10-20 (provavelmente foi a primeira carta a ser escrita)
Carta B – Carta de Exortação  à unidade e notícias pessoais - Fl 1,1-3,1 + 4,2-9. 21-23
Carta C – Carta de Advertência - Fl 3, 2 – 4,1

Carta A, uma carta de agradecimento: 
Os cristãos daquele lugar ficaram muito ligados com o apostolo, ajudando-o em algumas situações difíceis. E Paulo escreve a eles exatamente para agradecer ajuda que recebe deles por meio de Epafrodito (Filipenses 4,10-20).
O apóstolo Paulo escreveu esta carta aos cristãos em Filipos (cidade da Macedônia), enquanto estava preso. Nesta carta paulina, o apóstolo encoraja os destinatários a adotarem um estilo de vida que agrade a Deus. É interessante ver que apesar de estar preso, o apóstolo Paulo não perdeu a esperança e aproveita cada segundo para ajudar outras pessoas através dos ensinamentos contidos nas suas cartas.

 Parte B: Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação

Ao receber ajuda dos filipenses, Paulo se regozija grandemente "no Senhor" (4:10). Mesmo assim, ele explica que seu contentamento vem, não das coisas que ele tem nesta vida, mas em sua relação com o Senhor. Paulo, antes de se converter, era pago para perseguir aos cristãos. Era bem sucedido, bem remunerado e reconhecido. Após a conversão ele passou a  fabricar de tendas para beduínos, que eram os povos viajantes da época. 
O contentamento, nesta vida, é uma atitude aprendida  (4:11): 
Você foi ensinado a viver como? Quais foram os exemplos que você recebeu no decorrer da tua infância, da tua juventude e maturidade que você absorveu como padrão de vida? Quais foram os modelos que você recebeu e segue? Dentre desses modelos, quais modelos são realmente cristãos?

Modelo 1 – dos israelitas no deserto:

 E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: "Que beberemos?"
Êxodo 15:24

Disseram-lhes os israeli­tas: "Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta mul­tidão!"
Êxodo 16:3

Quanto mais murmuração, menos Deus na nossa vida. A pessoa que vive murmurando, resmungando, reclamando não tem fé. Está sempre amargurado e contaminando todos ao seu redor com seu pessimismo.
Diante de problemas, reclama que alguém tem que fazer alguma coisa, mas ele mesmo não se mexe, pois normalmente o murmurador é um preguiçoso, que não gosta do que está acontecendo, mas não quer fazer nada para mudar. Então é mais fácil dizer que não vale a pena lutar, porque tudo é uma porcaria mesmo.

A vida ao lado de um murmurador é uma terror. Diga sinceramente:
Você se associaria a um murmurador?
Você contrataria como funcionário um murmurador?
Você se casaria com um murmurador?

O murmurador fecha as portas para si próprio. 

"Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! “
Tiago 5:9 

Modelo 2. Paulo: APRENDI O SEGREDO DE VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO

Veja o versiculo 11:
Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Filipenses 4:11,12


Quantos de nós ficaríamos contentes simplesmente por que eles estavam mandando recursos financeiros? Muitas vezes damos mais valor ao dinheiro do que aos amigos. Porém essa igreja de Filipos estava realmente preocupada com o sofrimento de Paulo. E Paulo, apesar de grato pelos mantimentos, era uma pessoa contente em virtude  de seu aprendizado em se adaptar a toda e qualquer situação e de ver que essa igreja havia aprendido sobre a importância do Corpo.

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ".
Atos 20:35

Parte C

1. APRENDI O SEGREDO DE VIVER 

·         QUAL É O SEGREDO DE VIVER?
Paulo considerava cada experiência, fosse boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver uma vida plena. Será que é isto que nos falta, uma “atitude de aluno na vida”, diante das dificuldades e dos sofrimentos, de maneira que, independente da situação, estejamos cientes de que sairemos mais maduros dela?
1 Pedro 5:7 nos diz:"lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 
Qual é o motivo de tua ansiedade? 

Pare para pensar agora. Lembre-se de tua vida a cinco anos atrás? Existem muitas coisas que, se você tivesse oportunidade, faria diferente?

2. Aprendi o segredo de viver CONTENTE

Você consegue falar isso para o teu cônjuge sem que ele deboche de você? Você consegue falar isso para os teus filhos sem estar mentindo? A tua família te conhece de uma maneira que ninguém mais o faz. Será que eles podem acreditar nessa frase saída de seus lábios? 
·         Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra traduzida como “contente” neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras Autarquia e Autocrata.

·         Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia.

·         Autocrata significa: Soberano absoluto e independente.

·         O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra? Será que ele estava rindo à toa em meio às tempestades? Não acredito....

·         O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é  que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Adquiri o dominio próprio. Dominio próprio inclusive a qual ele se referiu na sua carta aos Galatas, que foi a primeira carta paulina de todas. Confira em Galatas 5:22 - 23
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,. mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Paulo ficou alegre porque notou que aquela igreja aproveitava os momentos que surgiam para ajudar aos outros, exercendo as boas obras que provem da fé em Cristo.

·         A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito. Provérbios 15:13


·             

3. (Aprendi o segredo de viver contente) EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO

Uma importante lição a ser aprendida nesse texto é: É preciso aprender a manter a calma em toda e qualquer situação. Quais são essas situações?
·         Na hora da humilhação ou da exaltação. 
Você pode dizer: Eu aprendi a viver humilhado. Eu não murmurei na humilhação.
Você pode dizer: Eu aprendi a viver exaltado. Eu não deixei que a soberba tomasse conta de mim quando estava sendo honrado. .

·         Na hora da fartura ou da fome. 
Você já passou fome ou apenas teve vontade de comer algo que não podia? Fome de verdade, e não fome por que você está fazendo dieta. Não estou me referindo a fome que a gente sente por que o almoço atrasou, mas fome por que realmente não há comida para comer por dias. Você utiliza desse tempo de escassez para mostrar o quanto você é "santo"?

·         Na hora da abundância ou da escassez. Reclama muito na escassez e se deixa contaminar pela ganância na abundância?
·         A maioria de nós não sabe administrar nem uma situação nem outra. Quando estamos “por baixo”, xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa. Quando estamos “por cima”, esbanjamos e humilhamos quem está “por baixo”.
·         Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de exaltação, fartura ou abundância. 

Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13

Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico.  As aplicações mais comuns são essas: Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.
É muito fácil entender mal um versículo assim. O lemos e imediatamente pensamos em centenas de coisas que não conseguimos fazer. Se eu simplesmente ler sem entender, posso começar a achar que eu posso pular de um alto prédio e plainar, pois afinal eu posso tudo. Lógico que estou sendo radical, mas já vi os pessoas entrando em enrascadas e dividas, justificando que ao abrirem a Bíblia por acaso, depararam com esse versículo. Ou pensamos em alguma grande proeza mental que está muito além de nós. Então estas palavras se tornam uma tortura para nós, ao invés de um conforto.
O que o versículo na verdade quer dizer, claro, é que o Senhor nos dará poder para fazer qualquer coisa que esteja dentro da Sua vontade.
Vamos ver o caso de Pedro. Ele sabia que, por si só, não poderia andar sobre as águas. Porém, também sabia como o Senhor lhe havia dito para fazê-lo, então ele conseguiria. Quando Jesus deu o comando para ele ir, ele simplesmente foi.
Normalmente uma montanha não vai se lançar ao mar ao meu comando, simplesmente por que eu quero mostrar minha autoridade. Isso já é vaidade. No entanto, se esta montanha estiver entre mim e o cumprimento da vontade de Deus, então posso dizer “Saia do caminho” e assim se fará.
Muitos acham que fazendo votos e sacrifícios, conseguiram arrancar de Deus algo, mas leia comigo Isaias 1:11-14
11Senhor diz:
“Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem.
Estou farto de bodes e de animais gordos queimados no altar;
estou enjoado do sangue de touros novos, não quero mais carneiros nem cabritos.
12Quando vocês vêm até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu Templo?
13Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam.
Não suporto as Festas da Lua Novaos sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso.
14As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo;

já estou cansado de suportá-los.
Se não tenho encontrado forças para fazer algo,  então eu talvez deva questionar-me se por acaso entendi mal Sua vontade e estou seguindo meus próprios desejos. É possível fazer para Deus o que não é de Deus. Tais obras não carregam a promessa do Seu poder. Pode até ser que dê certo, mas nem, mas foi pela nossa força e não dele.

Porém, quando estamos seguindo a vontade dEle, podemos ter a confiança de que a Sua graça nos sustentará. Mesmo que as cadeias não se rompam, que os nossos inimigos não recuem, saberemos que Ele está conosco, nos fortalecendo. 

Poderemos ser como Paulo que, aprendeu o segredo de viver contente, pois sabia que não estava só e essa ciência o fortalecia. 

Veja o que ele havia escrito quando ainda achava que permaneceria vivo: 
porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!
Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.
Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,
a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.
Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,
sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus;
pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,
já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.
Filipenses 1:21-30


Veja agora o que ele escreveu quando ele já sabia que em breve morreria, demonstrando um otimismo, uma resiliência esprital que o fez permanecer com a fé, mesmo com frio, fome e torturado por correntes: 

Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
2 Timóteo 4:6-8




Paulo sabia que dentro em breve ele morreria, mas havia guardado a fé. A morte para ele era simplesmente o caminho para ele ir para perto do Pai. 

Em Filipenses 4:13 Paulo não estava nos ensinando um versículo motivacional. Não estava esfregando numa bola de cristal para que os impedimentos viessem ao chão. Ele simplesmente estava falando sobre a maturidade espiritual que ele havia alcançado no decorrer da vida, de maneira a manter o domínio próprio e a fé. 

CONCLUSÃO:
Na nossa vida, todos nós passaremos por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância, mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação.
Devemos entretanto passar por todas essas coisas buscando força em Cristo, aprendendo a ser contente independente dos fatos.  

Somente aqueles que estão unidos em Cristo e dispostos a aprender poderão repetir com honestidade as palavras do Apóstolo: APRENDI O SEGREDO DE VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO
Para isso, precisamos aprender a exercer o domínio próprio, não deixando-nos levar pela irracionalidade, emoção descontrolada e ansiedade Em vez disso, o melhor a fazer é orar. 
Muitas pessoas passam o dia conversando com os outros. Por exemplo, o cônjuge fez algo que desagradou e a pessoa passa o dia conversando consigo: 
- Seu desgraçado, você vai ver quando você voltar. Também, se você hoje quiser jantar, que frite o seu próprio ovo!
Uma das pessoas mais sábias que já conheci no decorrer do meu ministério, ensinou que muitas vezes as pessoas ficam  no auto-papo, se preparando para uma guerra. 
Pois pegue esses auto-papos e apresente-os ao Senhor em oração. 

E para terminar:
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.
Filipenses 4:4-9

Isso é coisa para se aprender: Você pode falar hoje comigo: 
EU APRENDI O SEGREDO DE VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!!

ORE:
Senhor, nem a morte, nem a vida, nem as coisas do presente ou do futuro podem tirar a minha alegria de ser teu. Estou aqui para te oferecer a minha vida e enquanto aqui estiver neste corpo, quero te honrar te obedecer e quando chegar o dia de partir, para mim será festa pela alegria de te encontrar. 

POWER POINT: https://pt.scribd.com/presentation/352100974/Aprendi-o-Segredo-de-Viver-Contente

Pregação do dia 18 de julho de 2017 na Igreja Deus é Bom, na cidade de Sorocaba


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado