Arrependimento ou Remorso



Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza".

Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.


Essa palavra foi dita por Moisés para um povo que estava andando no deserto à anos. Estava falando que quem dá a capacidade é Deus.
Quando o ser humano começa a achar que para ele basta a sua propria capacidade e inteligência, que com esforço ele pode tudo, ele começa a se afastar de Deus e ser auto-suficiente.
O homem então começa a se afastar de Deus. Porém não podemos esquecer que o Senhor mandou Cristo para morrer na cruz, para que esse distanciamento fosse eliminado e agora todos nós podemos nos aproximar de Deus. 

Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar-lhe que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.


Essa passagem demonstra que o Senhor os deixou no deserto para que eles se humilhassem e aprendessem a conhecer as intenções de seu coração, de maneira a saber se eles iriam obedecer os mandamentos ou não. Ele deseja que as pessoas se conhecessem. O Senhor os conhecia interiormente, mas eles não conheciam ao Senhor e nem a si mesmo. 

Precisamos nos conhecer melhor para assim possamos lutar contra nossos pecados

Senhor, tu me sondas e me conheces.

Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.


O Senhor nos conhece e ele não precisa nos fazer privações para que Ele nos conheça, mas sim para que nós consigamos reconhecer o que precisa ser mudado em nós. Nossas lutas servem para que a gente cresça, para que a gente observe alguns comportamentos nossos que a gente não nota e que são desagradáveis ao nosso Deus.

Muita vezes ele nos isola, afasta pessoas de nós para que possamos prestar mais atenção a nossa voz interior. Muitas vezes lideres perdem cargos, perdem liderados, para que tenham tempo de vigiarem seus atos.

Pode ser que você ache que isso não tem nada a ver com você, afinal, você está sempre na igreja, ouve a palavra, ora, prega a palavra, mas temos na Bíblia um homem que andou com Jesus, viu seus milagres, aprendeu com ele e no entanto, não vigiou e traiu: 

Ao anoitecer, Jesus estava reclinado à mesa com os Doze.

E, enquanto estavam comendo, ele disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá".
Eles ficaram muito tristes e começaram a dizer-lhe, um após outro: "Com certeza não sou eu, Senhor! "
Afirmou Jesus: "Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair.


Judas era um dos seus discípulos e o traiu pela ganância com um beijo na face. 

O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no".

Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Salve, Mestre! ", e o beijou.
Jesus perguntou: "Amigo, que é que o traz? " Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam.


Veja que no versículo 50, apesar de tudo, Jesus o trata de amigo. Jesus sabia que Judas era o traidor e mesmo assim o chamou de amigo. Ele não saiu expulsando o demônio que estava nele. Acho interessante também observar que Judas, apesar de endemoninhado, não engrossou a voz, nem expulsou a boca e revirou os olhos. Muitas vezes o pecado não está aparente. Ninguém percebe e a pessoa, cega pelo pecado, acredita estar fazendo o que é certo. 
Mas mesmo sabendo que Judas era um traidor, Jesus o tratou de amigo, demonstrou amor e respeito.
Jesus confiou em Judas, que cuidava da parte financeira do grupo. Judas podia ter se arrependido, pois Jesus já havia avisado pouco antes que alguém iria traí-lo. Com certeza a traição fazia parte do plano de Deus, mas vamos pensar que a falta de vigiar de Judas acabou causando a sua morte por suicídio. Ele reconheceu tarde demais o erro que havia feito:

Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.

E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua".
Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se.


Ele reconheceu que Jesus era inocente. A Bíblia fala que ele teve remorso, mas não fala que ele se arrependeu. 

Qual a diferença entre arrependimento e remorso?

Remorso é quando nós sentimos culpados por ter feito alguma coisa. O remorso não  produz mudança de vida significativa.
Arrependimento é uma mudança de direção, de atitude. O arrependimento traz o o desejo de mudar de direção. É por isso que a Bíblia nos ensina a nos arrepender de nossos pecados e não apenas ter remorso deles. Arrepender-se implica em mudança de atitude e profundo tristeza pelo pecado cometido. Daí Jesus dizer “Vá e não peques mais” quando perdoava alguém.

O Senhor não quer que a gente sinto remorso, mas que a gente venha a se arrepender de maneira a abandonar o pecado de vez. 
Precisamos voltar a estar no centro da vontade de Deus. }Davi quando reconheceu o pecado cometido com Bate Seba e Urias, escreveu um dos mais lindos salmos da Bíblia, o salmo 51 onde implora pela misericórdia do Senhor.

Hoje em dia, o inimigo tem feito de tudo para tirar da presença de Deus aqueles que estão lutando para permanecer diante de Deus e ele tem feito de tudo para nos enganar, mas não podemos permitir que isso aconteça. 
Para terminar, vá para esse link e ore o Salmo 51. 

http://medita-na-palavra.blogspot.com.br/2017/08/salmos-51.html









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado