Familia não é DNA

Por vezes me exalto quando o assunto é família, e o motivo dessa exaltação é que, para mim, família é a base para construirmos uma sociedade saúdavel.
Naquela época, muitas coisas eram diferentes nas famílias. 

A mulher  era considerada propriedade. Veja deuteronomio 20:17:

 "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

O homem podia se divorciar da mulher por qualquer motivo:
'Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa."
Deuteronômio 24:1


Quando Jesus veio, Ele restaurou a igualdade entre os cônjuges, negando aos homens o direito de assim proceder MT. 19:9. Naquela época, no primeiro século, a função básica da mulher, embora não a única, era atuar dentro do lar. 

Não aceito que se pregue que temos que honrar nossos pais para que tenhamos vida longa nessa terra. 
Por favor, analisem o contexto de Exodo 20:12
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. "

Esse versiculo faz parte dos dez mandamentos e os dez mandamentos fazem parte da Lei. No novo testamento tudo se resume em amar a Deus acima de tudo e todos e amar ao proximo como a si mesmo.

Não basta apenas honrar, agora é amar. 
NÃO TENHO QUE HONRAR MEUS PAIS PARA QUE VIVA MUITO. TENHO QUE HONRA-LOS POIS ELES SÃO MEUS PAIS.
A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição.


Porém, que fique claro que honrar não é obedecer cegamente. Honrar é fazer o que é certo, comportar-se dignamente, não jogar o nome que eles nos deram no lixo. 

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
Efésios 6:1-3

Obedece-los no Senhor significa obedece-los desde que suas ordens não sejam contrários a Deus. 

Outro ponto fundamental é que desde os tempos bíblicos, familia não estava ligada ao DNA. Nossos pais são aqueles que são responsáveis pela nossa criação e não apenas os que nos geraram, porém, um filho que foi adotado esta honrando aos seus filhos biológicos também, quando em seu coração não há tristeza por ter sido entregue a adoção.; 
Não precisa ir atrás, caso não queira, mas seja integro, honesto, perdoador. 


Filhos eram considerados simbolo de status.

Os casais que não tinham filhos eram olhados com desconfiança. 
Porque razão Deus não os tinha abençoado dando-lhes filhos? A culpa pelo fato de um casal não ter filhos era sempre atribuída à mulher. 
A estéril era sempre vista como uma pessoa amaldiçoada a quem faltava a benção de Deus. e havia necessidade de ser um filho homem.  Havia uma oração que os judeus costumavam recitar da qual constava uma frase de agradecimento a Deus por não terem nascido mulher.

No antigo Testamento, um filho rebelde era morto:

"Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá."
Deuteronômio 21:18-21


Todas essas coisas não eram da vontade soberana de Deus, mas da permissiva, e Jesus veio para acabar com tudo isso. 



Certo dia fiquei surpresa, ao ver pessoas "cristãs", sendo contrárias a adoção, afinal Jesus, tornou-se  filho por adoção do carpinteiro José.
Nós, cristãos, somos Filhos de Deus por adoção...

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.   Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.  O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” (Romanos 8:14-17 )

O que demonstra, que ao adotarmos uma criança, jovem ou adolescente, estamos seguindo um padrão comportamental Bíblico, e acima de tudo,  Cristão.

Peço licença aos religiososos de plantão, mas após ler as Palavras de Jesus, conclui que:

MÃE E FILHOS, É FAMÍLIA! 
PAI E FILHOS, É FAMÍLIA! 
APENAS IRMÃOS, É FAMÍLIA! 
AVÓS E NETOS, É FAMÍLIA! 
TIOS QUE CRIAM AOS SEUS SOBRINHOS, É FAMÍLIA!
PAIS DE CRIAÇÃO COM FILHOS DE CRIAÇÃO, É FAMÍLIA
PAIS ADOTIVOS COM FILHOS ADOTIVOS, É FAMÍLIA
PESSOAS NÃO DEPENDEM DE DNA PARA SER FAMÍLIA!

Porque o que faz verdadeiramente uma Família, não são as convenções sociais, o que faz uma Verdadeira Família, é o AMOR e não DNA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado