Sermão para celulas - Alegrar-se em qualquer situação

Dica: iniciem orando a respeito da realidade da vida de cada membro do grupo, sobre o contexto onde estão inseridos e seus desafios de fé.

Introdução: 

É importante pensar que a alegria pode ser encontrada nos lugares mais estranhos e absurdos, como no quarto de um hospital onde um paciente se recupera de uma grave cirurgia; ao redor de uma mesa quando um pai comunica a esposa e filhos que foi demitido do emprego; alguns minutos após sofrer um assalto à mão armada.
Certamente, nenhuma dessas experiências são "divertidas", mas podem ser capaz de abalar a alegria. São pessoas cujas visão das coisas corriqueiras da vida deve ser transformada pela alegria do Senhor.

Pegunta Inicial:

O que mais tem te deixado triste ultimamente?

Reflexão Bíblica e Compartilhar (20 minutos)

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
Tiago 1:2-4

a) Reflexão Bíblica:

Sofrimento é uma resposta natural às provações da vida. "... tende por motivo de alegria o passardes por várias provações".  Essa alegria é gerada pela consciência dos beneficios qie as provações produzm. Logo, a alegria é gerada pela consciencia dos beneficios que as provações produzem. Logo, a alegria não deve ser misturada aà emoção que, geralmente, as dificuldades proporcionam.
Somen te assim podemos conviver com a dor, angústias e perdas, sendo encorajados a se alegrar nas provações, nos períodos dificeis da vida, nos momentos quando se perde a autoestimna e o prazer de viver.
As provações não geram fé em nós, mas fortalecem a fé já existente! Quem passa por provações sem vacilar tem sua autenticidade comprovada e revela-se genuina, verdadeira e triunfante em face de toda a sorte de obstaculos.


b) Compartilhar (Perguntas de aprofundamento):

1. Por que é tão estranho considerar "motivo de alegria o passardes por várias provações"?
2. Qual a motivação para o cristão perseverar nas "várias provações"?

A questão prática (10 minutos)

Observem o exemplo de Jó: ele é o exemplo classico da Bíblia, de alguém que aprendeu a crescer através do sofrimento. Se Jó pudesse nos dizer alguma coisa quanto à sua caminhada com o Senhor, com certeza nos diria: "O sofrimento produziu uma tremenda mudança e refinamento de caráter"!
Diante de várias provações" devemos ter atitude correta. Você é capaz de assimilar, assim como Jó, em meio à dor e a tantas indagações sobre a vida, quem realmente é Deus e o que Ele é capaz de fazer?
Parece antagônico, mas Deus age, livrando o sofredor pelo sofrimento e restituindo-lhe uma vida de prazer e felicidade. Mas Deus também espera que você faça a sua lição de casa! (Jó 36.15,16)

Pergunta aplicativa:

Você está passando por alguma provação? Como ela está revelando  a profundidade de seu caráter?

Tempo de Multiplicação (10 min) - Oração evangelística

desejar - querer - orar

A fé aprofunda a oração e a oração fortalece a fé. Você conhece alguém que passa por experiências díficeis? Sobre o que você pode orar em seu favor?

Orientação: incentivem uns aos outros a terem um parceiro de oração, a orarem durante a semana, a fazerem uma ligação telefônica durante a semana, a fazer uma lista de oração em conjunto.

Tempo de oração (10 minutos) - Pedidos e Oração

Transforme este espaço num momento de compartilhar necessidades e orarem uns pelos outros.
Para facilitar, levante a seguinte pergunta: Qual foi seu ponto baixonesta semana? Orem com base no que a pessoa compartilhar.

Orientação: Procurem fazer as duplas de oração para facilitar o tempo de oração e também para que possam ter subjetividade nas orações. ensine a serem diretos e objetivos na oração. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado