Elias a pão e água - Depressão

Todas as pessoas, independente de qual crença pertençam, sentem-se tristes sde vez em quando, mas a depressão é um problema continuo que chega ao ponto de interferir muito no cotidiano da pessoa. Qual o limite da tristeza e da depressão? Pode ser a extensão e a profundidade da tristeza, mas a depressão te cega diante das coisas boas, trás sentimentos negativos profundos, e muitas vezes traz também sentimento de culpa, impotência, inutilidade.
Na Bíblia temos algun s personagens que apresentaram épocas depressivas. Em I Reis 19:4, o profeta Elias pede que o Senhor lhe tire a vida.
 I  Reis 19:1-8.

“Foi, Elias ao deserto caminho de um dia, a sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais; E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um PÃO cozido sobre as brasas, e uma BOTIJA DE ÁGUA; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noitesaté Horebe, o monte de Deus”.

E quem foi Elias? 

Elias orou e fez a chuva parar (I Reis 17:1).
Elias orou e o azeite e a farinha da viúva se multiplicou (I Reis 17.16).
Elias fez chover sobre a terra (Reis 18:1-45).
Elias não querendo se molhar sob uma forte chuva, orou e Deus fez com ele corresse mais que os cavalos do rei Acabe, (I Reis 18:46).
Elias fez o filho de uma viúva ressuscitar deitando-se sobre ele três vezes e passando-lhe vida, (I Reis 17.21).
Elias acabou com a idolatria ao deus Baal (I Reis 18.38).
Elias fez fogo cair do céu, (II Reis 1:12).
Elias fez as águas do rio Jordão se abrir. (II Reis 2:8).
Elias foi provado e aprovado por Deus.

A Bíblia diz que a idolatria dominava a nação de Israel, comandada pela rainha Jezabel que era instrumento de Satanás. O profeta Elias movido pela unção de Deus resolveu varrer da nação de Israel a idolatria imposta por Jezabel. Por esta razão Jezabel começou a perseguir o profeta Elias ameaçando-lhe de morte. Ao saber disso Elias temeroso pela sua vida fugiu para o deserto de Berseba entrando em profunda, DEPRESSÃO e chegando a pedir pra si a morte.

No Novo Testamento temos orientações de como devemos tratar a pessoa com depressão. Em 1 Tessalonicenses 5:14 vem a orientação para consolar essas pessoas. Não fala para dizermos que elas estão endemoninhhadas, que elas precisam reagir, que isso é falta de comunhão, ou então resultado do pecado. Fala para nos falarmos palavras de conforto e não de julgamento.
Sempre digo que se depressão fosse do diabo, Diazepan ou genêricos do mesmo não curaria. se a pessoa não receber diagnostico e atendimento adequado, a depressão pode até sumir, mas também poderá voltar inexplicavelmente, em qualquer situação que funcione como um gatilho.
A própria Biblia diz em Lucas 5:31 que os doentes precisam de médico. Então, se você está, ou conhece alguém que esteja com transtornos de humor, tristeza profunda, sem vontade de viver, não há erro nenhum em procurar ajuda médica.
É importante também a oração, de maneira a contar para Jesus a aflição. Amigos em quem você pode confiar  também ajudam muito
Você sabia que até mesmo Jesus sentiu tristeza profunda?

Jesus ao ver o desespero de Marta e Maria diante da morte de Lazaro ficou perturbado: “Jesus, pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se”. (João 11.33-35).

Até  Jesus em um determinado momento de sua vida passou  pela dor ficando perturbado, Isto prova que a depressão pode atingir qualquer pessoa. 

Temos que confiar no que a Bíblia diz. Ela  declara que Deus não nos deixa sofrer além das nossas forças: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (I Corintios 10.13).

A orientação dada a Elias foi para comer o pão e beber a água. O pão simboliza a Jesus e a água simbolioza o Espirito Santo. Com isso voce pode lutar contra essas forças. Não escute o que o mundo te diz que você é inútil. Se trate, faça acompanhamento médico, ore, procure intimidade com Deus e confie, pois sairás dessa. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado