Esperança na fome

De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça! " Rute 1:21

Alguma vez você já passou por um período de fome em sua vida? Neste estudo bíblico sobre Naomi, vamos ver como Deus transformou a fome de uma mulher para uma colheita abundante. 
 Vamos aprender, mesmo em sua hora mais sombria, o plano de Deus estava trabalhando para brilhar Sua luz sobre a vida de Naomi.
Embora ela se sentisse totalmente abandonada, Deus estava com ela.  Embora em meio as trevas, Deus tinha deixado para Naomi um raio de esperança.

Nesse testo, quero me focar mais na sogra, em Naomi, embopra o livro leve o nome de sua Nora, Ruth. 



A fome da alma

O estudo bíblico sobre Naomi começa com uma grande fome. ela viu as pessoas ao seu redor morrerem. Pessoas a quem ela amava como seu marido e filhos. 
Levada para a estranha terra de Moabe, em busca de uma vida melhor, foi lá que ela experimentou sua primeiro perda,  seu marido, Elimeleque
Agora, Naomi era uma viúva. Ela estava a quilômetros de distância de qualquer família, e ficou com dois filhos  - Malom e Quiliom.

Seus filhos tornaram-se homens, e tomaram esposas entre os pagãos de Moabe - Orfa e Rute.
Em Ruth 1: 5 narra a morte de seus dois filhos..
Você pode imaginar?Ela está no meio do nada, numa terra de pagãos e adoradores de ídolos.  E, agora, todos os membros de sua família haviam morrido. 

Você já se sentiu assim antes?  Como se tudo em seu mundo desmoronasse ao seu redor. Você já conheceu uma dor tão profunda que você sentiu que não havia esperança para a restauração?

Assim Naomi sentiu-se e em meio a dor, culpou Deus.

Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! "
Rute 1:13b


Abandonada por Deus?
Agora ela era cabeça de sua família, Naomi decidiu  voltar para Judá.

Tinha ouvido que o Senhor mais uma vez estava ajudando a Judá e a fome havia cessado.

Mas, quando as tres mulheres começaram a viajar, Naomi percebeu que ela não tinha mais nada para oferecer a suas  jovens noras. 
Então, ela pronunciou uma bênção sobre eles, e disse-lhes para voltar para suas famílias e os seus deuses.

Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.
O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto
Rute 1:8,9


Depois de muita insistência de Noemi, Orfa concordou em sair, mas Ruth não o fez.

 Naomi não estava sozinha, afinal. Embora ela pensou que tinha sido abandonado por todos, ela tinha alguém deixou que a amava, e se recusou a sair do lado dela.
Sua nora Ruth insistiu em estar  com ela.

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!
Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! "
 Rute 1: 16-17 

 Independentemente de como Naomi pode ter se sentido, Deus não havia absolutamente abandonado- a sua filha. Em Rute, Ele tinha deixado uma esperança.

Embora o plano de Deus para restaurar a Naomi estivesse realmente em movimento, ela mesma não podia vê-lo. Tudo o que podia ver era a sua própria dor.

Quando ela chegou em casa com o seu povo, disse-lhes,

Mas ela respondeu: "Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!
De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça! "
Rute 1:20,21

Mas, na verdade, Naomi não tinha retornado como de mãos vazias como ela pensava.




Um raio de esperança
Às vezes, quando estamos em nossa hora mais escura, tudo o que podemos ver é a escuridão. . Nós não podemos ver Deus em ação, brilhando sua luz em nossa escuridão.

De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;
somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.
2 Coríntios 4:8,9

Deus não abandonou Naomi, e Ele não ia deixá-la ser destruída. . Deus tinha um plano para restaurar a ela e trazê-la de esperança.

 O início dessa esperança foi revelado em Ruth, e foi concluída em um homem chamado Boaz.

De acordo com a lei judaica, Boaz foi um dos dois homens que tinham o direito de casar com Rute.

Na sociedade moderna, pode ser difícil para nós entender por que isso é importante para Naomi.  Por que ela quer que sua nora case-se novamente?

 Mas, de acordo com a lei judaica, se Boaz se casasse com a viúva de seu filho, seu filho continuaria a ter herdeiros e ela então teria netos. A linhagem da familia seria mantida. 

E houve de fato uma criança nascida.
As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!
O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! "
Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele.
As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
Rute 4:14-17

 O neto de Naomi foi Obede - O avô do rei David - O ancestral de Jesus Cristo.

 Deus não deixou Naomi no vazio como ela pensava.  Deus a usou para abençoar o mundo.

Deus tinha um plano, como ele sempre faz. Seu plano era dar Naomi "coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado" (Isaías 61: 3).

E Ele tem um plano para fazer a mesma coisa para você.

Para você pensar. Deixe suas respostas abaixo para conversarmos um pouco a respeito.

1.  Por que você acha que mesmo que mesmo Ruth estandop acompanhando a Naomi, ela sentiu-se so ao voltar para a sua teraNaomi estava trazendo Ruth casa com ela, ela sentiu que ela estava voltando para casa vazia?
2.  O que podemos aprender com essa suposição errada dela?
3. Porque voce acha que é tão significativo o fato do neto dela ter sido antecedente de Jesaus? O que isso diz sobre o que acontece quando Deus nos restaura?
4.Com base no que você aprendeu  sobre Naomi,  qual é o legado que você diria que ela deixou para nós?




.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado