Nome de Deus - Eu serei o que serei

A fonte imutável

No topo de Horebe, o Monte de Deus, Moisés fica face a face com o Senhor e ousa perguntar seu nome. A resposta enigmática de Deus é “Eu Sou o que Sou”. Esta é uma resposta estranha porque não é um nome, está mais para um lema. No original em hebraico, o que Deus realmente diz é ehiyeh asher ehiyeh אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה. Imediatamente você pode notar a semelhança entre o som da palavra ehiyeh (“Eu sou”) e o nome mais sagrado do Senhor יהוה (Yahweh). As duas palavras têm a ver com o ser. Mas vamos aprofundar um pouco mais. 
Tecnicamente, esta frase significa “Eu serei o que serei”. É no futuro, não no tempo presente. A mensagem é que a natureza de Deus é para sempre imutável. Ele é estável e confiável, exatamente como anunciado: “é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8). 

/israelbiblicalstudies.com/pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado