Esboço I Reis 20 - Rei Acabe poupa a vida de Ben Hadad

Esboço:

Introdução:

Síria planeja invadir Israel.
O Rei Ben Hadad propõe ao Rei acabe entregar seus filhos, mulheres e tesouros para que não ocorra a invasão. 
Acabe concorda. 
Ben Hadad pede então todo o reino.
Acabe recusa e o Senhor manda um profeta dizer que a vitoria será de Israel. 

Israel ganha numa guerra que ocorreu nos montes. Síria argumenta que perderam pois o Deus dos israelitas era deus dos montes, então se numa guerra na planície eles perderia,. Nova guera ocorre e Síria perde novamente. O rei da Síria é levado cativo, porém faz um acordo com o Rei de Israel e é libertado.

O Senhor ficou irado com Acabe por ter poupado Ben-Hadad. Deus predisse que na próxima batalha, Ben-Hadade venceria e Acabe morreria. Acabe não gostou e ficou “indignado” com a repreensão de Deus (1 Reis 20:42-43).

Corpo do Sermão:
Lições a respeito: 
A glória é de Deus -  Ele é o Deus criador do universo e não apenas dos montes. e deve ser respeitado e glorificado.  (1 Coríntios 1:24-25; Mateus 19:26; 22:29; Romanos 4:20-22).]

Se Deus manda destruir, destrua: Temos tido muita tolerância com o pecado.  Não temos o direito de afrouxar os mandamentos de Deus, tornando-os mais "digeríveis". 
 (Romanos 6:6; Gálatas 2:20; 5:24).7

A piedade pode esconder vaidade: O Rei Acabe poupou ao Rei Ben Hadad não por misericórdia, mas por interesses em virtude do acordo feito entre eles.


 Conclusão: Deus não deseja sacrifícios, mas obediência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado