Após uma grande vitória, pode vir uma derrota

Salomão em sua sabedoria diz que há tempo para tudo, para viver e morrer, para chorar e se alegrar. 
A nossa vida é uma sucessão de fracassos e vitórias, momentos tristes e momentos alegres. 
Lembro-me do ano de 1985. estava extremamente feliz, preparando a festa de um ano do aniversário de adoção do meu filho mais velho. Estavamos muito felizes e então eu recebi um telefonema que minha avó materna, a avó com quem eu havia morado até minha adolescência, aquela que havia sido um exemplo de vida para mim, havia acabado de falecer. 
Da alegria incrível pelo meu filho, fui para a tristeza profunda da perda da minha vózinha. Foi uma vitoria conseguir adotar meu menino, após cerca de três anos na fila de adoção, mas foi uma derrota enorme ver minha vó sucumbir de um derrame. 
Assim é a nossa vida. vitórias e derrotas, alegrias e tristezas....

Hoje eu quero falar sobre uma passagem bíblica que fala de uma derrota após uma grande vitória. 

Texto: "Assim foram mais ou menos três mil. Porém os homens de Ai fizeram os israelitas recuarem e mataram trinta e seis. E eles perseguiram os israelitas desde o portão da cidade até as pedreiras, matando-os na descida. Então o povo ficou completamente desanimado e perdeu toda a coragem." Js 7:4-5.

A vida do crente é uma vida de vitória! O crente é o sujeito que faz a sua vitória certa e garantida ser afastada por suas atitudes errôneas, que afastam este indivíduo da presença e dos planos de Deus.

Este texto do livro de Josué nos remete a uma história de desobediência a ordem de Deus, uma ordem clara e objetiva que proibia qualquer um do povo  ficar com as riquezas da cidade de Jericó, cidade conquistada recentemente por eles com todo o auxílio de Deus.

Porém um homem tomado de grande cobiça por bens materiais chamado Acã, desobedeceu a ordem de Deus e tomos para si objetos da cidade de Jericó pensando que 'ninguém estava vendo'.
Como o nosso Deus é grande, é forte, é poderoso, é auto-suficiente, e nesta ocasião ele utilizou da sua onipresença e viu o pecado oculto de Acã e ficou grandemente irado por esta clara prova de desobediência do povo de Israel.

Pois bem, nesta época, Israel sob o comando de Josué, continuava seu processo de conquista de seus novos territórios, a sua canaã tão almejada por 40 anos vividos andando em um árido deserto. Jericó ja era uma realidade para o povo de Israel, já era deles, a cidade 'mira da vez' era Ai e confiantes no perpétuo apoio de Deus coube a Josué mandar espias para Ai com a finalidade de ver como se comportava este povo.Os espias voltaram e trouxeram um relatório plenamente favorável a eles e disseram para levar um exercito pequeno para a luta, já que Ai era muito mais fraca no sentido de exercito, pessoal para a luta.

Josué vindo de vitória não consultou a Deus sobre a batalha e mandou que homens fossem guerrear. O 'improvável' aconteceu! Israel perdeu, foi enxotado, e ainda perdeu 36 homens. O que houve?
Josué, servo do Senhor, não sabia o que fazer ja que tinha vencido tudo até ali e ainda tinha em suas mãos promessas de vitórias sempre, cheio de dor, enlutado por suas perdas de homens, território não conquistado, perda do prestígio perante o povo, se ajoelhou, se humilhou diante do trono de Deus e cheio de dúvidas começava a se queixar sobre a sua missão. 

Temos então um desespero repentino por causa de uma derrota. Esta derrota foi decisiva no ministério de Josué. Ele precisava aprender a consultar Deus em primeiro lugar. Deus com toda a certeza mostraria a ele o pecado de Acã e nenhuma derrota teria acontecido. Ouvir a voz de Deus é fundamental para evitar qualquer derrota!

Deus, que é amor, viu seu amado servo jogado no chão, chorando, se lamentando,sofrendo, da um choque de ânimo em Josué e diz: - ' Levante-se! Por que é que você está aí desse jeito,com a cara no chão? O povo de Israel pecou. Eles quebraram a aliança que haviam feito comigo, a aliança de que eu mandei que guardassem. Ficaram com algumas coisas que eu mandei que fossem destruídas. Eles roubaram essas coisas,mentiram por causa delas e colocaram no meio da bagagem deles. É por isso que os israelitas  não podem enfrentar o inimigo.Fogem dele porque agora eles mesmo estão condenados à destruição.Se vocês não destruírem o que roubaram,eu não continuarei como vocês. 'Js 7:10-12.

Quantas vezes nós com nossos pecados enterrados em submundos do nosso coração, somos assim como Israel, impedidos de conquistar por causa dos pecados, da desobediência,da desonra? Podemos esconder o nosso pecado da nossa liderança espiritual, da sociedade mas nunca de Deus. Quando Deus ordenou que não pegassem nada ele definitivamente não estava de brincadeira, ele estava falando sério. O resultado da desonra foi a perca do poder sobrenatural de Deus que os guiava. Josué convocou o povo a santificação (Js 7:13) e se separar do pecado de Acã que teve um fim lastimável, morreu queimado junto com tudo que era seu e sua família.

Esta história de derrota e pecado vivida por Israel é um espelho para nós. Quantas vezes nós somos derrotados e colocamos a culpa em Deus,na vida, queremos bodes expiatórios só para não assumirmos nosso erro? A culpa de sermos muitas vezes  derrotados até aprendermos a lição é nossa e só nossa, somos rebeldes e não consultamos Deus para nada e acabamos muito mal.

Quando pecamos retemos as bençãos, atrasamos nós mesmos. Deus quer nos abençoar,mas primeiro precisamos ser puros e santos como ele é.

Para findar, deixo uma palavra de animo: , você nasceu para vencer, mas primeiro precisa querer vencer.
Querer vencer não é só nas palavras, na teoria, é na prática diária!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado