Mordomia do Tempo - Estudo Bíblico



Aula da EBF (Escola Bíblica da Família) DA Comunidade Batista de Sorocaba (CBS) ministrada pelo  Gabriel no dia 13/01/2019.
Venha você também fazer parte desta família
Tema da aula: mordomia do tempo


Obs: As observações e meditações feitas por mim, Denise Mardegan, por ocasião da aula, estão contidas nos comentários, logo abaixo do texto.
O que é Tempo: Sl 90.1-12
“Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: "Retornem ao pó, seres humanos! " De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite. Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer; germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca. Somos consumidos pela tua ira e aterrorizados pelo teu furor. Conheces as nossas iniquidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença. Todos os nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio. Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos! Quem conhece o poder da tua ira? Pois o teu furor é tão grande como o temor que te é devido. Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.     Salmos 90:1-12
Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada.

A expressão "a tempo", significa que o fato está acontecendo no momento oportuno, na ocasião certa.
"O tempo" é o momento atmosférico, é a definição do clima e das estações do ano. "Fechar o tempo", é escurecer e ameaçar chover. No Brasil, a expressão "desabar o tempo", é chover torrencialmente.
Greenwich Mean Time (GMT), em português, Tempo Médio de Greenwich, se refere ao meridiano de Greenwich, que serve de referência para se calcular as longitudes e estabelecer os fusos horáros.
"Tempo musical", é cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda. É a duração de cada parte do compasso.
"Tempo verbal", é a flexão indicativa do momento a que se refere o estado ou a ação dos verbos. É o passado, presente ou futuro.
"Matar o tempo" é uma expressão usada no momento da distração, do divertimento. Se levarmos em conta que o tempo é um presente de Deus para nós, “matar o tempo” é um erro,  pois o tempo foi feito para ser aproveitado.
 Dar um tempo" ou "pedir um tempo
As expressões populares,  "no tempo do onça", "no tempo do rei velho" ou ainda "no tempo dos Afonsinhos", significam algo antiquado, muito antigo ou em época muito afastada.
Há um presente que recebemos cada dia de nossa vida, que vem de uma fonte real, radiante e vivo, absolutamente intacto, novo. Que presente é esse? O inestimável dom do tempo. Todos os dias recebemos um suprimento de 24 horas, 1.440 minutos, 86.400 segundos. Vinte e quatro horas que ainda não vivemos, vinte e quatro horas que nunca mais tornaremos a viver..
A importância do tempo na bíblia versículos
Ec3.1-8; Mt24.35; IICr6.2; Gn1.14,15; Sl1.1-3;

7 princípios bíblicos para a administração do tempo


A Bíblia, com sua sabedoria milenar, apresenta princípios valiosos sobre a administração do tempo:
Liste suas prioridades
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6.33). As Escrituras deixam claro que devemos ter prioridades na vida. É necessário buscar, primeiro, o que é essencial. Portanto, faça uma lista de suas prioridades e estabeleça com clareza seus objetivos de vida. Lc10.41,42.
Não desperdice tempo com futilidades
A Bíblia fala de futilidades que roubam nosso tempo: (2Tm 2.16); (1Pe 1.18); (Pv 12.11). Além de fazer uma lista de suas prioridades, enumere também todas as atividades improdutivas que lhe roubam tempo e seja radical em eliminá-las. Seja breve ao telefone, não gaste horas assistindo à televisão nem passe noites insones, na frente do computador (celular).
Invista em atividades produtivas
O texto de Mateus 9.35-38 pode ser considerado um resumo do ministério terreno de Jesus. Fica claro que ele só investia em atividades produtivas: percorria as cidades ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho e curando os enfermos. Da mesma maneira, devemos investir no que é produtivo. Devemos nos programar para ajudar pessoas, dedicar-nos aos estudos, orar, ler a Bíblia, estar com a família, colaborar com a igreja e com trabalhos humanitários e sociais. Em suma, devemos nos devotar a atividades úteis. A qualidade da vida não é medida por sua duração, mas pelo grau de comprometimento com que nos dispomos a viver.
Delegue
Muitos de nós ficamos assoberbados e tensos porque mantemos muitas coisas sob nosso domínio. É o que afirma o ditado segundo o qual é impossível envolver o mundo com os braços. Sendo assim, não se abstenha de delegar tarefas. Esse foi o ensino que Moisés aprendeu de seu sogro, Jetro. Moisés, que liderava o povo de Israel em sua longa e penosa jornada pelo deserto, estava exausto porque todos os problemas — das grandes questões às brigas entre vizinhos — eram levados à sua arbitragem. Jetro, então, ensinou Moisés a delegar tarefas (Êx 18.17-23).
Não conte com o dia de amanhã
“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.” Qual de nós nunca ouviu isso? Como diz, o caminho chamado “Amanhã” conduz à cidade chamada “Nunca”. O sábio das Escrituras já ensinava: “Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Pv 27.1). Não adie as atividades que você pode resolver logo. Uma frase bem-humorada diz: “Viva cada dia como se fosse o último; um dia, você acerta”.
Cultive a pontualidade
Um dos maiores defeitos dos brasileiros é a falta de pontualidade. Marcam-se compromissos para as 14 horas sabendo-se que as pessoas só chegarão por volta das 15h30. O atraso é parte de nossa cultura, e isso é péssimo sob todos os aspectos. Chegar depois do horário em uma reunião de trabalho sinaliza que você não dá muita importância ao que será tratado e não tem respeito pelos colegas. Pior, é uma demonstração de que você é um profissional desleixado. A Bíblia recomenda: “Nunca lhes falte o zelo” (Rm 12.11). Seja zeloso e pontual em suas atividades. Não viva chegando atrasado aos compromissos. Seja eficiente e conclua o que está sob sua responsabilidade.


Aproveite as oportunidades
A palavra “oportunidade” deriva do latim porto. A ideia é fazer uma associação entre eventuais possibilidades e a imagem de um navio que aproveita o vento favorável para voltar ao porto, à segurança. Há muitas chances ao longo da vida, mas as boas oportunidades são raras, e algumas aparecem uma única vez. Por isso, fique atento a elas. Não perca tempo! (Ef 5.15-16).
Na narrativa a seguir, apresenta-se algo também sobre a valorização do tempo:

“Para você perceber o valor de "um ano", pergunte a um estudante que repetiu o ano.
Para você perceber o valor de "um mês", pergunte para uma mãe que teve seu bebê prematuramente.
Para você perceber o valor de "uma semana", pergunte a um editor de um jornal semanal.
Para você perceber o valor de "uma hora", pergunte aos namorados que estão esperando para se encontrar.
Para você perceber o valor de "um minuto", pergunte a uma pessoa que perdeu um trem.
Para você perceber o valor de "um segundo", pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
Para você perceber o valor de "um milésimo de segundo", pergunte a alguém que ganhou uma medalha numa Olimpíada. Então: Valorize cada momento que você tem! Ontem é história. O amanhã é um mistério. Hoje é uma dádiva, por isso é chamado PRESENTE.
Aproveite ao máximo este presente dado por Deus, pois o tempo caminha para frente, jamais voltará atrás.
Faça sempre o melhor que puder para que jamais se arrependa dos seus atos.
Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás... Mas vá em frente, pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Enquanto você não valorizar a si mesmo, você não valorizará o seu tempo. Enquanto você não valorizar o seu tempo, você não fará nada com ele.” 

Links relacionados:
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2018/01/tempo-de-deus.html
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2018/07/eclesiastes-3-tempo-para-tudo.html
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/01/administrando-nosso-tempo.html
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2014/11/o-tempo-na-biblia.html
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2018/01/tempo-de-deus.html
https://medita-na-palavra.blogspot.com/2014/11/a-contagem-de-tempo-na-biblia-o-relogio.html


Comentários

  1. Aprender a gerenciar o tempo e de suma importância pois esse é precioso é dádiva de Deus para nós. Aproveitem o tempo que o Senhor lhe deu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado