Vou me vingar!!!!!



Sempre é citado sobre  perigo de pegar apenas um trecho da Bíblia. 
Veja este:
"Agora vou me vingar do que ele me fez! Vou acertar as contas com ele! 
Proverbios 24:29 b (versão NVT)

A passagem perfeita para alimentar a nossa regra e fazer nossos inimigos sofrerem, se não fosse a eliminação das tres primeiras palavras do versiculo:
"E não digas" (Prov. 24:29a)

Revendo o versiculo fica então assim 
E não digas: 
"Agora vou me vingar do que ele me fez! Vou acertar as contas com ele! 
Proverbios 24:29  (versão NVT)


Na Lei, o que valia era "olho por olho, dente por dente". Mas isto não existe mais, para a tristeza de muita gente. Mas neste passagem, que fala a diferença entre o sabio e o tolo, que a vingança era desencorajada. Outros versiculos que reforçam:

Levitico 19:18 
"Não procurem se vingar nem guardem rancor de alguém do seu povo, mas cada um ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

Provérbios 25:21
Se seus inimigos tiverem fome, dê-lhes de comer; se tiverem sede, dê-lhes de beber.



Então conclui-se que mesmo no VT, o ideal de Deus para seu povo era a misericórdia e não a justiça escrita. Precisamos ter bom censo.
O Senhor é justo e sabe como agir diante da injustiça cometida contra seus filhos. 
Quando agirmos com nossas próprias mãos e nossos próprios conceitos,  acabamos tomando posturas erradas:
1. Tomamos o lugar de Deus, pois Ele afirma que a justiça é dEle.

2. Estamos atrapalhando os Seus planos para nós, pois impedimos o Seu agir perfeito, e com isso atrasando as bençãos que Ele reservou para nós. 

3. Estamos demonostrando falta de confiança e/ou falta de fé nos Seus planos para nós.

4. Esta é séria: estamos chamando-O de mentiroso. Sim, pois se não confiamos que Ele disse que agiria em nosso favor, estamos dizendo que Ele mente e mentiu....

Vamos então sossegar e deixar que Ele faça a justiça por nós.
Recomendo a leitura de um bom livro de John Bevere: Como agir diante das ofensas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado