A aliança de Rute e Noemi

Uma das coisas que aprendi dentro da igreja cristã e guardo no meu coração é a importância de termos alianças saudáveis. Tem muitos que não conseguem entender esta aliança. Sob a desculpe de que a prórpia diza que não devemos confiar nos homens, soltam perolas sem valor como “Eu sirvo a Deus e não a homens” ou  “Eu tenho opinião própria”. 

Porém existe a fidelidade espiritual mas também a fidelidade humana. 

A fidelidade humana – Esta fidelidade varia de acordo com a tua necessidade momentânea. Orfa foi fiel até que seu marido, filho de Noemi morreu. Conforme surgiram as dificuldades e o cinto apertou, muda-se de os valores e adapta-se a uma situação nova, rompendo outros relacionamentos se for necessário.
Conhecemos muitas pessoas como Orfa. Pessoas que são fieis, amorosas, companheiras, amadas, porém não conseguem conviver com a insegurança do que virá. Não suportam bem mudanças. Preferem se apegar a caminhos conhecidos, mesmo que saibam que são caminhos errados. Tem medo de mudar e sair da zona de conforto.

A fidelidade espiritual –  É a fidelidade daquele que vai além, que vai até o fim, que vai até as ultimas conseqüências. Esta fidelidade independe de circunstâncias ou situações. Esta fidelidade prossegue mesmo nos piores momentos. É a fidelidade de Rute, que não olhou para as circunstâncias contrárias, mas que decidiu ser fiel a sua sogra até a morte.
Seu marido, filho de Noemi, também estava morto. Sua sogra Noemi já tinha falado para ela partir, mas ela decidiu que não abriria mão daquele sentimento, daquela aliança que ela nutria com sua sogra, com seu povo e com o seu Deus.

Rute foi honrada pela sua fidelidade a aliança. Ela foi resgatada por Boaz, parente de Noemi, que se casou com ela e então gerou Obede, avô de Davi.

Mais ainda, Rute consta na genealogia de Jesus Cristo. Ela, mesmo sendo uma moabita, foi honrada por Deus.
E Orfa? O que ocorreu com ela? Na Bíblia não se fala absolutamente mais nada a respeito dela. Foi esquecida...
Quem não tem aliança, não tem nada, nem futuro...

 O que podemos aprender com a aliança de Noemi e Rute?


A. Não desista mesmo se a pessoa com quem você tiver a aliança já houver desistido:
Noemi disse para Rute  que era melhor ela voltar. Mas  Rute não podia voltar – a aliança é assim. A pessoa que fomos no nosso passado nunca mais vamos voltar a ser. Estamos estragados para o mundo. Quem tem uma aliança com Cristo só sabe servi-lo.
Nós não somos daqueles que desistem. Nós não somos desertores. Nós somos discípulos e o discípulo conhece o seu mestre e vai além, vai até as ultimas consequências, sabendo que o Senhor está conosco e não nos abandonará.

 Mas existem dois tipos de discípulos:
1º. O seguidor – O seguidor está sempre presente, porém não tem interiorizado a sua posição diante do Pai, então sempre está suscetível a uma quebra, pois se magoa com qualquer coisa e tem vontade de jogar tudo para o alto

2º. O  filho – É aquele que assumiu sua posição de filho. Passa por dificuldades, é colocado sob disciplina, mas foi gerado pela aliança e não a quebra jamais.

Atos 3:25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.

Nossas  igrejas precisa de discípulos filhos! 
B. Saiba se posicionar: Rute se posicionou dizendo uma das frases mais usadas em casamentos. Ela declarou que o povo, o Deus, a terra de Noemi seriam dela. Que só a morte as separaria.  É a marca da filiação.
Quando Noemi viu que Rute estava resolvida, deixou de insistir com ela.
Quando Judas quebrou a aliança foi por causa da falta de resolução no seu coração – João 13:2 e 27. E o mais interessante é que Judas não traiu somente a Cristo, mas ele traiu a si mesmo. Traiu o seu chamado, o seu futuro e a sua constituição.
Nossa aliança com o Senhor não é passageira, mas eterna.
Vemos hoje em dia pessoas muito volúveis, que desistem facilmente diante das dificuldades. Vivem em igrejas com a mesma postura que sentam-se a frente da televisão. Quando passa algo que não as agradam, apertam o botão e mudam de canal. Assim são nas igrejas locais. Não se fixam em lugar nenhum, não se permitem serem discipulados. Querem apenas a parte boa do servir.

Mas o segredo de uma aliança esta na santidade, pois a santidade nos disciplina. E a disciplina nos faz  pagar o preço de vencer a si mesmo pela aliança. Quem tem uma aliança, não busca o que é melhor para si, mas o que é melhor para a aliança.   Faça hoje uma aliança com a sua esposa, com o seu marido, com a sua liderança na igreja, com o seu Deus, que é o Senhor das alianças.  
Quando você renuncia as suas vontades, a sua vida para seguir ao Senhor Jesus,tudo se faz novo em sua vida,Deus abre as portas que estavam fechadas,você passa a ter uma vida abundante e o mais importante, a salvação eterna.Porque o Senhor Jesus disse:"Eu vim para que tenham vida.E a tenham em abundância."(João 10:10)Ele disse também:"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça,e as demais coisas vos serão acrescentadas."(Mateus 6:33)

A conclusão que tiro desta história é:Que a fidelidade para com Deus nos trás grandes vitórias,esta jovem-senhora abandonou seus pais,sua terra,seus deuses(ainda que falsos,mas era o que ela conhecia)para seguir sua sogra.Essa atitude fez com que ela conhecesse um Deus verdadeiro,que supriu todas as suas necessidades e ainda lhe deu um casamento abençoado,e ela veio a se tornar uma das mulheres mais ricas daquela terra,e ainda mais,ela teve o privilégio de ser mãe do avô de Davi,e da linhagem deste,veio a nascer o Senhor Jesus,"isto é muito forte!"

Talvez você se encontre como Rute se encontrava, naquele momento decisivo da sua vida onde parece que recuar é muito mais fácil. Ou até mesmo em busca de alimento para se alimentar, pegando o que sobra da plantação. Mas olhe bem para a história dessa mulher que teve sua vida transformada, e uma maravilhosa noticia para você o Deus dela não mudou ele é o mesmo até hoje fiel e poderoso para mudar a situação na qual você se encontra.
Rute é lembrada como modelo de caráter feminino, por sua linda amizade com sua sogra, e sua história de amor com Boaz. Dispondo-se alegremente e confiantemente a romper com seu passado, tomando por base a revelação de Deus que havia aprendido com sua sogra afetuosa. Deus usa a fidelidade de mulheres simples para cumprir seus planos extraordinários: Proveu alimento para duas viúvas por meio do Trabalho de Rute; proveu segurança á jovem viúva por meio do seu casamento com Boaz; proveu descendentes para Noemi por meio de Obede, o filho de Rute e Boaz. Por meio da moabita Rute, Deus também proveu um grande rei para Israel e até mesmo o Messias. "Basta tão somente confiar plenamente em Deus e tudo mais ele fará".

Quantas vezes nós nos desesperamos e não vemos nenhuma saída diante das situações difíceis e problemas que sempre aparecem nas nossas vidas. Achamos que tudo está acabado, que Deus se esqueceu de nós ou que Ele está nos castigando por isso ou por aquilo, quando na verdade o nosso Deus de amor está justamente nos conduzindo para uma nova vida e uma nova história.

Era esse o sentimento que invadia o desesperançado coração de Noemi. No entanto, o Senhor colocou ao lado dela a jovem virtuosa e fiel Rute que, agindo com amor, obediência e fidelidade procurava sempre manter elevada a esperança e a fé da sua querida sogra que, dia após dia, era atormentada pelo desânimo e pela incerteza do futuro.

Por outro lado, com o tempo, Noemi foi tendo a certeza da presença do Senhor na vida dela. Tudo por causa do grande amor e dedicação que a jovem Rute demonstrou por ela. Noemi sabia que tamanha entrega só poderia vir do Amor de Deus. Só a mão do Senhor poderia tocar o coração da jovem Rute e fazer com que ela tivesse tamanha amizade, fidelidade e amor por uma idosa como ela.

Sem desanimar Rute seguiu em frente e cumpriu com a sua missão. Ela já sentia no coração dela que, aquele maravilhoso Deus tinha um plano para as suas vidas. Com muita fé ela acreditava que o Senhor dos Exércitos haveria de dar a elas a vitória, a restauração e de fazer uma mudança total na vida delas.

Realmente! O nosso Deus de amor restaurou a vida delas de uma forma maravilhosa. O senhor colocou tudo no seu devido lugar. Ele abençoou grandemente a vida de Noemi, de Rute e Boás, dando a eles um novo lar, uma nova vida e uma família poderosamente abençoada, pois foi exatamente da descendência de Rute que, anos mais tarde, viria a nascer o abençoado e ungido Rei Davi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado