A adoração vazia - As vacas e touros de Basã


O culto a Basã é o culto das estrelas, do dinheiro, Da vaidade, so status religioso, daqueles que querem a fama, o dinheiro, o poder, serem exaltados. É o culto ao sucesso e a prosperidade, desprovidos do amor, dos dons e dos frutos espirituais.  São cultos egocentrados, onde se adora ao homem e tudo o que há na terra.
Cristo é a formula mágica para que os desejos carnais sejam atendidos, através de palavras mágicas e barganhas, o culto ao próprio umbigo....

De acordo com a Wikipédia :
Basã ("Planície fértil, sem Pedras") é um lugabíblico mencionado primeiramente em Gênesis 14:5, onde é dito que Quedorlaomer e suas alianças "feriram aos Refains em Asterote-Carnaim", onde Ogue, o rei de Basã, residia. No momento da entrada de Israel na Terra Prometida, Ogue saiu contra eles, porém foi completamente derrotado (Números 21:33-35; Deuteronômio 3:1-7). Esta região estendeu-se de Gileade no sul até Hermom ao norte, e do rio Jordão ao oeste à Salcá ao leste. Junto com a metade de Gileade ela foi dada à meia tribo de Manassés (Josué 13:29-31). Golã, uma de suas cidades, tornou-se uma cidade de refúgio (Josué 21:27).

Localizava-se ao leste do Mar da Galileia e ia até a parte superior do Rio Jordão,  em fronteira com o Monte Hermon. Local com plantações de trigo e muito prospero, e sua prosperidade na Bíblia é usada como símbolo de soberba.
Após o Exílio, Basã foi dividia em quatro distritos:
Golã, ou Colinas de Golã, a parte mais ocidental
Haurã (Ezequiel 47:16)
Argobe ou Traconites, hoje Lejá
Batanéia, no leste de Lejá, com muitas cidades abandonadas quase tão perfeitas quanto quando eram habitadas.

Em Amós 4:1 o profeta critica as mulheres que oprimiam aos pobres e exigiam bebidas de seus maridos, mostrando logo em seguida a justiça de Deus sobre as mesmas. Em Amós 5:25-27 temos uma passagem onde o profesta condenou o culto oferecido a Deus:
“Foi a mim que vocês trouxeram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, povo de Israel? Não, vocês serviram Sicute, seu deus rei, e Quium, seu deus estrela, imagens que fizeram para si mesmos! Por isso eu os enviarei para o exílio, para uma terra a leste de Damasco”, diz o Senhor, cujo nome é Deus dos Exércitos.
QUEM FOI AMÓS:
Amós foi um dos doze profetas menores. O significado de seu nome é “carregado”, no sentido de carregar peso, sendo ele nascido em  Tekota, a cerca de pouco mais de 10 quilômetros a sudeste de Belém. Ele profetizou no período do Rei Uzias, sendo contemporâneo de Isaias e Oseias. Amós não era filho de profetas e nem mesmo frequentou a escola de profetas. Ele era um mero pastor e cultivador de arvores. Foi chamado por Deus e saiu de Judá indo para Israel, que passava por um período de prosperidade financeira e idolatria espiritual. O oficio dele nfluenciou muito a maneira do mesmo profetizar, usando muitas imagens agrícolas para transmitir a mensagem de Deus.
Nos capítulos 4 e 5 ele fala sobre as vacas  touros de Basã
Essas vacas e touros de Basão representam a fatia dos lideres eclesiásticos de hoje que procuram só o sucesso e não se importam com mais nada....Ferem a igreja, estelionatários da fé. Reúnem-se em secreto para forjar planos de sucesso sob a máscara religiosa.
A adoração rejeitada por Deus, por ser uma falsa adoração. Essas cerimonias de adoração eram frequentes e muito ricas. O problema não estava ligado diretamente ao culto, mas ao que acontecia fora dos cultos. Amós demonstra assim como Isaias, que a adoração não surge apenas durante o culto, mas precede e procede às liturgias.
A adoração verdadeira deve transformar nossas prioridades. Amós fala claro que Deus “odeia e despreza” essas festas. Adoração inútil.... Acrescenta que os sacrifícios cheiram mal, “fedem” e que ele não escuta os clamores.
Eles achavam que agradariam a Deus adorando-O, mesmo que vivessem ma vida torta, mas o versículos 22 e 23 fala claramente que a justiça e a retidão deve fazer parte da vida de um verdadeiro adorador.
A opressão aos pobres, a injustiça social, a mentira e outras coisas mais deveriam ser abandonados para que Deus recebesse a adoração.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado