Mulheres cristãs casadas com um imbecil.....



Ao longo dos tempos, muitas mulheres se encontraram, seja através de casamentos arranjados ou por escolha, casadas com homens que podem ser considerados verdadeiros imbecis ... homens que não estão andando com o Senhor ... homens que endureceram o coração para com suas esposas e ao Senhor. O mundo diz: "Bem, você merece ser feliz". Ou nos diz que o amor é a base para o casamento continuar ou não ... como se a falta de amor fosse uma razão legítima para o divórcio.
Há muito a ser aprendido com a história de Abigail para todas as mulheres.

Este estudo, em particular, é para aquelas mulheres que se encontram na mesma situação que Abigail.
Mantenha seus olhos em seu rei. Encontre o seu esconderijo nele. Talvez um dia o Senhor lhe dê liberdade ou oportunidade como Ele fez a Abigail, ou talvez Ele cure seu casamento. Até então, Ele lhe dará a graça e o poder que você precisa diariamente. Corra para Ele e descubra que Sua força e Sua graça são tudo que você precisa.


Este estudo é sobre Abigail, que era casada com um imbecil.  1 Samuel 25:1-13

'Samuel morreu, e todo o Israel se reuniu e o pranteou; e o sepultaram onde vivia, em Ramá. Depois Davi foi para o deserto de Maom.
Certo homem de Maom, que tinha seus bens na cidade de Carmelo, era muito rico. Possuía mil cabras e três mil ovelhas, as quais estavam sendo tosquiadas em Carmelo.
Seu nome era Nabal e o nome de sua mulher era Abigail, mulher inteligente e bonita; mas seu marido, descendente de Calebe, era rude e mau.
No deserto, Davi ficou sabendo que Nabal estava tosquiando as ovelhas.
Por isso, enviou dez rapazes e lhes disse: "Levem minha mensagem a Nabal, em Carmelo, e o cumprimentem em meu nome.
Digam-lhe: ‘Longa vida para o senhor! Muita paz para o senhor e sua família! E muita prosperidade para tudo que é teu! ’
‘Sei que estás tosquiando tuas ovelhas. Quando os teus pastores estavam conosco, nós não os maltratamos, e durante todo o tempo em que estiveram em Carmelo não se perdeu nada que fosse deles.
Pergunte a eles, e eles lhe dirão. Por isso, seja favorável, pois estamos vindo em época de festa. Por favor, dá a nós teus servos e a teu filho Davi o que puderes’ ".
Os rapazes foram e deram a Nabal essa mensagem, em nome de Davi. E ficaram esperando.
Nabal respondeu então aos servos de Davi: "Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? Hoje em dia, muitos servos estão fugindo de seus senhores.
Por que deveria eu pegar meu pão e minha água, e a carne do gado que abati para meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde? "
Então, os mensageiros de Davi voltaram, e ao chegarem, relataram a ele cada uma dessas palavras.
Davi ordenou a seus homens: "Ponham suas espadas na cintura! " Assim eles fizeram e também Davi. Cerca de quatrocentos homens acompanharam Davi, enquanto duzentos permaneceram com a bagagem.

1 Samuel 25:1-13
A palavra Maon significa "habitação". É o mesmo que maown "habitação, habitação, refúgio".

A palavra negócio traduzido é ma'aseh e significa "negócios, trabalho, ocupação".
Carmel significa "terra de jardim, frutífera, abundante".


Note que Nabal tinha 3000 ovelhas e 1.000 cabras que ele estava cortando no Carmelo. Esse cara era extremamente rico.

Nabal significa "tolo". "insensato, insensato, tolo, imbecil."

Abigail significa "Meu pai é alegria".

Diz que ela estava cheia de bom entendimento, a palavra sekel que significa "prudência, compreensão, boa intuição, prudente e sábia".

Abigail era de um belo - yapheh "justo, bonito, bom, agradável" semblante - para "forma, contorno, figura, aparência".

Nabal era severo - qasheh "duro, cruel, severo, obstinado, feroz, intenso, veemente, teimoso, duro, rigoroso (da batalha)", e mal - ra "mau, mau, desagradável, maligno", em suas ações - ma 'alal "ação, prática (geralmente ruim)," da casa de Calebe "cão".

Note que Davi ouviu "shama" no meio do deserto "pastagem, terra desabitada, deserto". Ele enviou seus homens para saudar Nabal em paz e dizer-lhe que não os feriu kalam que significa "envergonhar, insultar, humilhar, causar vergonha, exibir vergonha". Os homens de Davi falaram com Nabal sem insultá-los ou envergonhá-los e então esperaram que "descansassem, se acomodassem e permanecessem, tivessem repouso, descansassem, ficassem quietos". Os homens de Davi precisavam de suprimentos para a guerra em que ele estava e Nabal tinha mais do que o suficiente. Ele era muito rico.

Nabal respondeu: "Quem é Davi e quem é o filho de Jessé?" Ele não sabia o que estava acontecendo. Os tolos nunca sabem o que realmente está acontecendo. Ele perguntou: "Devo eu então tomar meu pão e minha água e minha carne que eu matei para meus tosquiadores, e dar aos homens quando eu não sei de onde eles são?" Nabal teve a chance de dar de sua abundância ao rei ungido.

Vamos pegar com o resto da passagem começando com o verso 14:
Um dos servos disse a Abigail, mulher de Nabal: "Do deserto, Davi enviou mensageiros para saudar o nosso senhor, mas ele os insultou.
No entanto, aqueles homens foram muito bons para conosco. Não nos maltrataram, e, durante todo o tempo em que estivemos com eles nos campos, nada perdemos.
Dia e noite eles eram como um muro ao nosso redor, durante todo o tempo em que estivemos com eles cuidando de nossas ovelhas.
Agora, leve isso em consideração e veja o que a senhora pode fazer, pois a destruição paira sobre o nosso senhor e sobre toda a sua família. Ele é um homem tão mau que ninguém consegue conversar com ele".
Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.
E disse a seus servos: "Vocês vão na frente; eu os seguirei". Ela, porém, nada disse a Nabal, seu marido.

1 Samuel 25:14-19

Observe que Davi enviou mensageiros do deserto para saudar Nabal. A palavra para cumprimentar é barak "para abençoar". Mas Nabal insultou "gritar, gritar". Querido, houve momentos em que você pode ter saudado seu marido, simplesmente querendo abençoá-lo, apenas para que ele gritasse ou gritasse de volta? Talvez uma conversa inocente tenha sido transformada e usado para significar algo que não é exatamente o que você pretendia? Continue lendo.

O versículo 17 diz: "Agora, pois, conheça e considere o que você fará, pois o dano é determinado contra nosso mestre e contra toda a sua casa.
A palavra conhecer é yada e significa "conhecer, aprender a conhecer, perceber e ver, descobrir e discernir, conhecer pela experiência, reconhecer, reconhecer, admitir".

A palavra considerar é ra'ah e significa "ver, perceber, ter visão, olhar, considerar, cuidar, ver depois, aprender, observar, observar, descobrir, discernir, distinguir".
Asah é a palavra para o que você vai fazer e significa "fazer, trabalhar, produzir, lidar, agir com efeito".

O próximo texto que é traduzido como mau é ben Beliya'al e significa "inútil, bom para nada, inútil, companheiro de base, ímpio, ruína, destruição". E observe, ninguém poderia dizer nada a ele.


Agora vamos olhar para Abigail enquanto continuamos nos versos 18-26:
Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos.
E disse a seus servos: "Vocês vão na frente; eu os seguirei". Ela, porém, nada disse a Nabal, seu marido.
Enquanto ela ia montada num jumento, encoberta pela montanha, Davi e seus soldados estavam descendo em sua direção, e ela os encontrou.
Davi tinha dito: "De nada adiantou proteger os bens daquele homem no deserto, para que nada se perdesse. Ele me pagou o bem com o mal.
Que Deus castigue a Davi, e o faça com muita severidade, caso até de manhã eu deixe vivo um só do sexo masculino de todos os que pertencem a Nabal! "
Quando Abigail viu Davi, desceu depressa do jumento e prostrou-se perante Davi, rosto em terra.
Ela caiu a seus pés e disse: "Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, deixa a tua serva lhe falar; ouve o que ela tem a dizer.
Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou.
"Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que o impediu de derramar sangue e de vingar-se com tuas próprias mãos. Que teus inimigos e todos os que pretendem fazer-te mal sejam castigados como Nabal.

1 Samuel 25:18-26
Continuando até o v. 31
E que este presente que esta tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que o seguem.
Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.
Mesmo que alguém te persiga para tirar-te a vida, a vida de meu senhor estará firmemente segura como a dos que são protegidos pelo Senhor teu Deus. Mas a vida de teus inimigos será atirada para longe como por uma atiradeira.
Quando o Senhor tiver feito a meu senhor todo o bem que prometeu e te tiver nomeado líder sobre Israel,
meu senhor não terá no coração o peso de ter derramado sangue desnecessariamente nem de ter feito justiça com as próprias mãos. E, quando o Senhor tiver abençoado a ti, lembra-te de tua serva".

1 Samuel 25:27-31

Abigail não era uma mulher ociosa. Ela parece a mulher dos Provérbios 31. Embora ela estivesse em seu próprio deserto, casada com um tolo, ela era muito produtiva e preparada. As palavras do versículo 18 indicam trabalho e ação. Por exemplo, a palavra para já vestida é asah e significa "fazer, trabalhar, produzir, produzir, realizar. O milho tinha sido assado, as passas tinham sido secas de uvas - todas essas coisas tinham sido preparadas. Ela estava atenta e Pronto, ela era bem capaz Sim, ela tinha servos, mas ela era a única no comando Ela estava com as mãos nas mãos Ela poderia ter carregado todos os burros ela mesma Então ela enviou seus servos antes dela, e ela não fez Torna isso conhecido por seu marido, ela era muito perspicaz, desceu sobre o jumento sob a cobertura da colina.

A palavra para abaixar é yarad e significa "ir ou descer, afundar, prostrar-se. E a palavra para cobertura é amarrada e significa" cobertura, abrigo, esconderijo, segredo. Ela era discreta e sob o abrigo de seu esconderijo. Quando ela viu David, ela se apressou em desmontar e assumiu a mesma posição prostrada, caindo em seu rosto e se curvando ao chão. Ela foi muito humilde ao conhecer seu rei, pedindo que a iniqüidade de seu marido fosse sobre ela e confessando suas transgressões. Então ela perguntou se podia falar. Eu amo as palavras que ela falou no verso 29, "mas a vida de meu senhor será amarrada na trouxa dos vivos com o SENHOR teu Deus; e a vida de seus inimigos Ele tirará fora, como do bolso de uma funda " A Palavra de Deus tem tanta beleza e eloqüência. Note especialmente o "bolso de uma funda". Soa familiar? Ela também reconheceu que o Senhor estabeleceria Davi como governante de Israel.

Chegaremos à resposta de Davi na Parte 2. Por agora, vamos dar uma olhada nos versículos 36-38: 'Agora Abigail foi a Nabal, e lá estava ele, celebrando uma festa em sua casa, como a festa de um rei. E o coração de Nabal estava alegre dentro dele, porque ele estava muito bêbado; por isso ela não lhe disse nada, pouco ou muito, até a luz da manhã. Assim foi, de manhã, quando o vinho tinha ido de Nabal, e sua esposa lhe contara essas coisas, que seu coração morreu dentro dele, e ele se tornou como uma pedra. Então, depois de cerca de dez dias, o Senhor feriu Nabal e morreu.

Abigail estava no deserto do casamento que alguns de nós nos encontramos. Não há muita conversa que pode ser feita quando alguém está no modo tolo. E especialmente se esse alguém está intoxicado. Abigail sabia quando manter a boca fechada. Como mulheres, às vezes só queremos ser ouvidas. Queremos que nosso cônjuge reconheça as coisas, nos ouça, acorde, veja o que é cego. Mas nós não podemos fazê-los ver; nós não podemos acordá-los. Só Deus pode. O que Deus quer que façamos é trazê-lo para Ele e confiar nEle e em Seu tempo. Diga-lhe tudo o que sente, todos os seus sofrimentos, seus medos e, em seguida, deixe-o com ele. Estude o que a Sua Palavra diz em 1 Pedro 3 sobre nossa conduta dizendo mais que palavras. E lembre-se quando ele diz "da mesma forma" para ver o que o mesmo está se referindo. Estude o que Provérbios diz sobre responder a um tolo. Então, se a ocasião se apresentar, como aconteceu com Abigail na manhã seguinte, fale com seu marido.

Querida, deixe-me dizer isso ... Não tome as coisas em suas próprias mãos. Deixe isso para o Senhor. E tenha a certeza de não concordar com o inimigo sobre o seu cônjuge. Ele pode estar agindo como um tolo, mas ele ainda é seu marido, e você ainda deve mostrar respeito a ele. Mas isto não significa que você deve compartilhar com seus erros.

SUBMISSÃO é estar debaixo de uma missão. Respeitar não significa ser cúmplice.

Veja também:
http://respostadabiblia.blogspot.com.br/2012/11/os-deveres-do-marido-cristao.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/10/i-samuel-25-historia-de-abigail-nabal-e.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/casamentos-fracassados-na-biblia.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/abigail-desreipeitou-nabal.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/quando-nao-se-submeter-um-marido.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/mulheres-cristas-casadas-com-um-imbecil.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/abigail-e-nabal-ela-foi-insubmissa.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/submissao-feminina-no-contexto-biblico.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2016/05/deveres-da-esposa-cristao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado