Onde podemos ver as ações de Satanás claramente?

Escritura usa 22 nomes diferentes para Satanás. Suas intenções diabólicas são registradas para nós em todas as nossas Bíblias. Temos a certeza de que ele ainda está presente e ativo neste mundo - e em cada uma das nossas vidas. Mas como e onde? 

 Até que ponto e por quais meios especificamente Satanás influencia o mundo? Onde você vê suas obras mais claramente?

Definindo Termos

A palavra Satanás é uma transliteração da palavra hebraica שָׂטָן e significa basicamente oponente ou adversário . A tradução grega dessa palavra hebraica é sempre o termo διάβολος, que significa diabo .
“A melhor maneira de pensar sobre o poder de Satanás não é em termos de força física, mas de decepção moral”. 
TweetCompartilhar no Facebook
Nós sempre traduzimos διάβολος em inglês no Novo Testamento como diabo . O termo διάβολος coloca um foco mais específico no significado de oponente ou adversário, porque διάβολος significa basicamente difamação ou acusação .
A palavra διάβολος é usada para não se referir ao diabo várias vezes nas epístolas pastorais de Paulo. Nesses casos, é usado apenas para se referir a pessoas que estão difamando outras pessoas, falando mal delas, falando falsas verdades sobre elas.

Image result for ações de satanas

Enganador e Acusador

Mesmo que esse ser sobrenatural, esse anjo caído e arquiinimigo de Deus, tenha um poder notável no reino material ou físico - ele pode deixar as pessoas doentes, ele pode jogá-las na prisão e até matá-las - mesmo assim, seu principal caminho de se opor a Deus e destruir o povo de Deus não está no reino físico ou material, mas no reino mental, intelectual ou moral. Em outras palavras, a melhor maneira de pensar sobre seu poder não é em termos de força física, mas de decepção moral.
Deixe-me tentar ilustrar isso da Bíblia. Aqui está a passagem que acumula mais designações de Satanás do que qualquer outra passagem da Bíblia. Se eu tivesse apenas um ou dois versos para colocar a identidade e obra de Satanás diante de você, seria Apocalipse 12: 9-10.
Aqui diz: “E o grande dragão foi derrubado, aquela antiga serpente”. E lembre-se do que a Bíblia diz em Gênesis 3 sobre ele: ele é sutil. Ele é mais sutil que todo animal. Então é a sua sutileza que está sendo focada aqui, sua realidade semelhante a uma serpente. “E o grande dragão foi derrubado, aquela antiga serpente, que é chamada de diabo [διάβολος: caluniador, mentiroso, trapaceiro] e Satanás [adversário], o enganador do mundo inteiro”.
Eu não acho que você possa dizer algo mais abrangente ou básico do que o final de Apocalipse 12: 9: “Ele é o enganador do mundo inteiro.” Versículo 10: “O acusador de nossos irmãos foi derrubado, que acusa eles dia e noite diante do nosso Deus. ”
Assim, no centro do propósito de Satanás é enganar na terra e acusar no céu. Se ele puder enganar você sobre Deus e Cristo, você perecerá. Se ele puder acusá-lo com sucesso do pecado não perdoado no céu, você perecerá.
Jesus o chama de “homicida desde o princípio” (João 8:44). O engano, a acusação e a morte eterna que resulta do pecado não perdoado é uma forma de destruir pessoas e se opor a Deus.

Campo de batalha mundial

Josh me pergunta: "Até que ponto e com que meios especificamente Satanás influencia o mundo?" Minha resposta, portanto, é que a extensão é mundial e os meios são enganos.
"Ele não destrói principalmente pela espada ou doença ou morte, mas principalmente por mentir."
Compartilhar no Facebook
Podemos ver isso em outro texto. Aqui está Apocalipse 20: 8: “[Ele] sairá para enganar as nações.” Há novamente o foco em sua principal estratégia de destruir o mundo - enganando-os.Mas ele será derrotado e será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20: 8-10).
Minha resposta básica à pergunta de Josh é que a extensão da influência de Satanás é global; abrange todas as nações. O principal meio de sua influência é o engano. Ele não destrói principalmente pela espada ou doença ou morte, mas principalmente por mentir. Jesus o chama de “pai da mentira” (João 8:44). Ele reside principalmente sobre Deus, sobre Jesus, sobre o evangelho e sobre o pecado. Oh, quão maravilhoso é que ele sofreu um golpe decisivo!
Você pode ver sua decepção sobre o evangelho em 2 Coríntios 4: 4: “No caso deles, o deus deste mundo cegou as mentes dos incrédulos, para impedi-los de ver a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. ”

Odiando o Evangelho

A segunda pergunta é: “Onde você vê suas obras com mais clareza?” Minha resposta é que, onde a verdade salvadora é odiada e resistida, distorcida e silenciada, Satanás trabalha para que as pessoas sejam impedidas de serem salvas pela verdade do evangelho. É onde eu vejo seus trabalhos mais claramente.
Segundo Tessalonicenses 2: 9-10 diz: "[Satanás vem] com todo o engano para aqueles que estão perecendo, porque eles se recusaram a amar a verdade e assim serem salvos". Satanás odeia a verdade do evangelho e a verdade da cruz mais do que qualquer outra verdade.
Lembre-se de quando Satanás estava na Terra, ele tentou manter Jesus longe da cruz.Em Mateus 16:23, quando Pedro diz: “Não, não, não. Isso não vai acontecer com você ”, Jesus diz:“ Para trás de mim, Satanás! ”Isso é o que Satanás quer. Ele não quer que Jesus morra pelos pecados do mundo. Mesmo que no final, Satanás desistiu dessa estratégia e encheu Judas para levá-lo a trair Jesus. No entanto, no final, ele está tentando fazer o mais horrível possível. Mas seu primeiro projeto foi "Eu não vou deixar ele chegar na cruz, de jeito nenhum".
Agora, Satanás está empenhado principalmente em impedir que a mensagem da cruz seja propagada, seja compreendida e acreditada. E ele faz tudo em seu poder para distorcer e silenciar a mensagem salvadora da cruz.

Arrebatando a palavra

Lembre-se de como Jesus disse que Satanás arrebata a palavra (Mateus 13:19). Ele arrebata. Assim que você pregar a cruz, assim que pregar a palavra salvadora do reino, Satanás irá, se puder, arrancar a palavra da mente - exatamente como pássaros arrancando sementes de um caminho.
Por que ele é tão contrário a essa verdade central? Porque o evangelho é a verdade que Cristo pagou o preço pelos pecados de todos que crêem. Isso significa que Satanás não pode nos acusar com sucesso no céu.
Ele não pode argumentar contra os eleitos porque nossos pecados foram cobertos. Esse é o único meio que ele tem para nos destruir, o que significa, claro, que ele pode nos oprimir, pode nos angustiar, pode nos tentar, pode nos deixar doentes, pode nos matar.Mas ele não pode nos amaldiçoar - nunca. Estamos eternamente seguros. Os eleitos estão eternamente seguros na graça soberana de Deus.

Satanás desarmado

Ele se enfurece contra o povo de Deus, e ele se enfurece contra o evangelho que arrebata as pessoas das malditas mãos de sua própria ganância. Você pode ver isso em Colossenses 2: 13–14: “E tu, que estavas morto em vossos delitos e na incircuncisão de vossa carne, Deus vivificou juntamente com ele, tendo perdoado todas as nossas ofensas, cancelando o registro da dívida que ficou contra nós com suas demandas legais.Isto ele colocou de lado, cravando-o na cruz. ”Aqui está o que segue:“ Ele desarmou os governantes e autoridades e os colocou em vergonha, triunfando sobre eles nele ”(Colossenses 2:15).
"Satanás odeia a verdade do evangelho e a verdade da cruz mais do que qualquer outra verdade."

no Facebook
Quando nossos pecados são perdoados, pregados na cruz, os governantes e autoridades satânicos são decisivamente derrotados. Eles estão desfeitos. Sua única condenação, arma condenatória, foi tirada de suas mãos - a saber, o pecado não perdoado.
Se nossos pecados não forem perdoados, Satanás pode justamente nos acusar diante de Deus, e seremos sentenciados ao inferno. Mas se nossos pecados são perdoados, Satanás não pode nos acusar com sucesso diante de Deus. Paulo se eleva em exultação sobre o grande evangelho da libertação em Romanos 8:31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” E Romanos 8:33: “Quem fará acusação contra os eleitos de Deus?”
Isso está no rosto de Satanás. “Quem deve trazer alguma acusação? É Deus quem justifica, Mr. Satan. Quem deve condenar? É Cristo Jesus que morreu, o Sr. Satã. Você não pode parar. Mais do que isso, Jesus ressuscitou dos mortos e está à direita de Deus.Ele realmente intercede por nós, Sr. Accuser. Portanto, tenho certeza de que nem a morte nem a vida, nem os anjos, nem os governantes - nem Satanás - nem qualquer outra coisa em toda a criação podem nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus ”.

Luta pela liberdade

Então, nossa arma contra Satanás neste mundo é a verdade - especialmente a verdade do evangelho da cruz de Cristo. Nossa grande missão é a libertação do mundo. Diga a verdade. Espalhe a verdade. Defenda a verdade. Viva a verdade. Como Jesus disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Livre do pecado. Livre de satanás.
As palavras de Jesus ao apóstolo Paulo antes que ele o enviasse foram: “Estou enviando-te para lhes abrir os olhos, para que se convertam das trevas à luz e do poder de Satanás a Deus” (Atos 26: 17–18). ).
Essa é a nossa grande missão libertadora no mundo - abrir os olhos dos cegos, pelo poder do Espírito Santo, pelo grande instrumento da verdade. Paulo disse: “Deus talvez lhes conceda arrependimento levando ao conhecimento da verdade, e eles podem cair em si e escapar da armadilha do diabo, depois de serem capturados por ele para fazer sua vontade” (2 Timóteo 2:25). –26).
Que Deus nos torne valentes porta-vozes e difusores da verdade libertadora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado