FRUSTRAÇÕES PASTORAIS



A fim de fazer um Trabalho de conclusão de Curso de Teologia Pastoral, foi feita uma série de entrevistas com cerca de 50 pastores de igrejas evangélicas no ano de 2019, na cidade de Sorocaba (SP), de diversas denominações. Todos estes pastores estão a frente de ministérios a pelo menos 5 anos. Estas são as oito reclamações mais comuns que ouvi, seguidas por citações entre aspas da fala dos mesmos:

1. Membros da igreja que tratam a freqüência à igreja como uma baixa prioridade. "Temos famílias que tratam a frequência ao futebol como não-negociáveis, mas algumas gotas de chuva significam que eles não vão à igreja".

2. Críticas sobre detalhes. “Ela me mandou um e-mail reclamando das minhas meias. Estou falando sério. Minhas meias."

3. Preocupação com o bem-estar financeiro da família. “Um membro  da igreja me disse que um pastor não deve ganhar um bom salário para que não perca a humildade.  Eu garanto que ele não pratica a mesma humildade. ”

4. Expectativas para entender o lado empresarial e de liderança da vida da igreja. “Eu não tenho ideia sobre algumas das decisões financeiras que devo levar na igreja. O curso teológico não me preparou para isso ”.

5. Reclamações para ou sobre os membros da família. “Um membro da igreja reclamou para mim porque minha esposa não está no louvor. Ela nunca participou de um grupo de louvor e não tem vontade e nem voz para estar no louvor. E como ela mesmo falar, ela louva na nave da igreja, e sem microfone ”

6. Intervalos no momento da pregação “Infelizmente, alguns dos membros acham que o tempo de silencio na prega~]ao foi feito para eles conversarem,  beber água ou irem no banheiro....

7. Membros da igreja que saem. “Eu gostaria de poder lidar com a perda de membros da igreja, mas eu ainda encaro isso pessoalmente.”

8. Preocupações com o orçamento da igreja. “Ofertas caíram muito. Em breve, teremos que cortar o pessoal ou pagar ”. “Eu fiz tudo o que sei para levar nossa igreja ao crescimento sem sucesso. É tão frustrante.


Tenho a honra e a oportunidade de ouvir de pastores reticentes para expressar essas frustrações muito reais.

Você tem outros que você adicionaria? O que você acha desses? Deixe-me escutar de você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado