I Samuel 25 - A historia de Abigail, Nabal e Davi


I Samuel 25:25
Versiculo base
1 Samuel 25 
1 E faleceu Samuel, e todo o Israel se ajuntou, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2 E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
3 E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.

Quem era Calebe? Calebe era da tribo de Judá e foi um dos 12 espias enviados para explorar a terra prometida, e juntamente com Josué, entrou na terra. Seus descendentes eram muito respeitados em toda a Judá. Nabal era seu descendente. Seu nome quer dizer filho de Belial, imbecil. Pode ser que fosse um apelido.
Abigail, sua esposa, quer dizer alegria, formosura.Uma bela e inteligente mulher casada com um imbecil.

E ouviu Davi no deserto que Nabal tosquiava as suas ovelhas,
E enviou Davi dez moços, e disse aos moços: Subi ao Carmelo, e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz!
Agora, pois, tenho ouvido que tens tosquiadores. Ora, os pastores que tens estiveram conosco; agravo nenhum lhes fizemos, nem coisa alguma lhes faltou todos os dias que estiveram no Carmelo.
Pergunta-o aos teus moços, e eles to dirão. Estes moços, pois, achem graça em teus olhos, porque viemos em boa ocasião. Dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à mão.

1 Samuel 25:4-8
Era uma época de muita festa, a época da tosquia das ovelhas. Havia festa e comemorações pela fartura.

Chegando, pois, os moços de Davi, e falando a Nabal todas aquelas palavras em nome de Davi, se calaram.
E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor.
Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?

1 Samuel 25:9-11
Nabal sabia quem era Davi. Sabia até o nome do pai dele. Nabal, cujo nome quer dizer tolo, imbecil, filho de Belial. Nabal desprezou a Davi, era pão duro.
Contextualizando: Quantas vezes Deus te auxiliou sem você pedir e você desprezou a ajuda? Deus te abriu as portas e você é pão dura com a obra dele? 
Muitas vezes Deus te curou, te salvou de perigos que você nem ficou sabendo e você ignora suas bençãos, sendo murmuradora, mau humorada, ingrata?

Direto agora para os filhos: sabemos que seus pais não são perfeitos, mas você tem consciência de tudo o que eles fizeram para cuidar de você, mesmo que não seja muito? 
Eles fizeram o que eles conseguiam, tanto no aspecto financeiro, como em relação a carinho. Nem todos os pais foram carinhosos ou presentes, mas cabe aos filhos honra-los. O que é honrar? 
Mesmo que eles não tenham sido bons: não jogue o nome deles na lama, se eles foram ruins, seja melhor do que eles. Se eles foram bons, reconheça isto e seja grato. Retribua, larga o egoismo e avareza. 

Então os moços de Davi puseram-se a caminho e voltaram, e chegando, lhe anunciaram tudo conforme a todas estas palavras.
Por isso disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e cingiu também Davi a sua; e subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.

1 Samuel 25:12,13
Davi estava com 600 homens. Ele ia acabar com  Nabal e toda a sua casa.

Porém um dentre os moços o anunciou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: Eis que Davi enviou mensageiros desde o deserto a saudar o nosso amo; porém ele os destratou.
Todavia, aqueles homens têm-nos sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles, e nada nos faltou em todos os dias que convivemos com eles quando estavam no campo.
De muro em redor nos serviram, assim de dia como de noite, todos os dias que andamos com eles apascentando as ovelhas.
Considera, pois, agora, e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa, e ele é um homem vil, que não há quem lhe possa falar.

1 Samuel 25:14-17
Abigail ficou sabendo de tudo através de um dos empregados de Nabal. O rapaz disse que os homens de Davii eram bons, mas que Nabal havia humilhado a todos.
Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.
E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal.
E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles.

1 Samuel 25:18-20

Abigail prepara o que Davi havia pedido: alimento para os seiscentos homens e ela mesmo foi junto para entregar. Bela, inteligente e corajosa. Veja que ela não contou nada para o seu marido. Ela não podia confiar nele. No inicio da min há conversão, eu so podia frequentar a igreja nos cultos realizados durante o dia, pois meu primeiro e falecido marido era judeu. Comecei a frequentar a igreja evangélica pelo convite da esposa de um funcionário dele, a qual meu falecido marido pediu que eu fizesse amizade, pois ela era recém chegada na cidade de Ourinhos e estava se sentindo so. Esta mulher era cristã e um dia me convidou. Eu fui e nunca mais parei. Isto não agradou ao falecido, então eu ia no horário que ele não estava em casa. Ele sabia onde eu estava, mas eu não tocava no assunto, como se fosse simplesmente um evento social e não o encontro com o meu amado Jesus. Nesta época eu não trabalhava fora. Tinha vendido a minha escola de inglês e todo o dinheiro tinha sido perdido pois o meu marido havia emprestado o dinheiro para uma pessoa que não pagou. Cuidava dos nossos quatro filhos e administrava o lar. Tinha uma vida tranquila mas Cristo havia me mostrado que era uma vida incompleta.
Logo me batizei e passei a servir na igreja como professora de escola bíblica e diaconisa. As vezes pregava, mesmo sendo recém convertida. Como meu falecido marido era judeu, eu conhecia bem o velho testamento e passei a ler o novo testamento.
Recebi o chamado para o ministério, mas meu falecido marido era totalmente contra que eu estudasse teologia. Nesta época eu já ia na igreja a noite. Ele sabia, não brigava mas não levava a serio. Ele já tinha me visto ir no espiritismo, na Seicho-no-ie, Nos 22 anos de casados ele me via sempre procurando por algo que me completasse. Apesar dele ser judeu, não frequentávamos sinagoga, pois onde morávamos não havia nenhuma congregação de judeus.
Um dia ele acordou com dor de estomago forte. Orei por ele. Ele aceitou a Cristo e a dor passou. Comecei a evangeliza-lo. Três meses depois ele ja falava em se batizar. Acordou um dia a noite com dor de barriga e o braço direito doendo muito.Levei-o ao hospital e lá ele morreu. Infarte fulminante.
Na semana seguinte eu estava estudando teologia. Ele não era duro, nai era maligno, não era imbecil, mas estava se colocando contra os planos de Deus para a minha vida. Deus salvou-o e levou-o. É assim em tudo na nossa vida. Não precisamos brigar. Deus está no controle e cuidará de tudo. Mas precisamos ser sábias e se você sabe que voce está fazendo algo certo mas que a outra pessoa não gosta, seja sabia, fica quieta. Vai fazendo o que deve de boca fechada. Não discuta. Deus não precisa que você o defenda. Pregue com seus atos.
Por acasião da prisão de Jesus Pedro desembainhou a espada para defender a Jesus e arrancou a orelha do servo do sumo sacerdote. Jesus mandou ele guardar a espada e cutou a orelha de Malco. Jesus não precisa que a gente o defenda, ele quer que a gente ame e pregue a palavra.



E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem.
Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino.

1 Samuel 25:21,22
Davi ia matar a todos naquele dia mesmo.

Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.
E lançou-se a seus pés, e disse: Ah, senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.
Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele, e eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.
E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor.
Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias,
E, levantando-se algum homem para te perseguir, e para procurar a tua morte, contudo a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR teu Deus; porém a vida de teus inimigos ele arrojará ao longe, como do meio do côncavo de uma funda.
E há de ser que, usando o SENHOR com o meu senhor conforme a todo o bem que já tem falado de ti, e te houver estabelecido príncipe sobre Israel,
Então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar no coração, o sangue que sem causa derramaste, nem tampouco por ter se vingado o meu senhor a si mesmo; e quando o SENHOR fizer bem a meu senhor, lembra-te então da tua serva.


1 Samuel 25:23-31

Atitudes de Abigail:
1. Ela se apressou: 2 Pedro 3:12 afirma que temos que nos apressar para o dia de Deus.
A volta de Cristo está proxima. Não da mais para esperar para ter a Cristo como Salvador. O fim já esta determinado. Se apresse e se posicione como membro do corpo de Cristo. 
2. Preparou as coisas para apresentar a Davi: ela ofertou, preparando o caminho para que Davi lhe ouvisse. A tua oferta na urna não abre o caminho para Deus te ouvir, mas sim o teu coração no momento da oferta. Voce pode estar levando uma oferta do valor da viuva pobre, mas se for de coração, o Senhor receberá. Não tem nada, Deus quer o teu coração em primeiro lugar. 
Proverbios 18:16 
3. Foi se econtrar com Davi. Voce tem um lugar secreto onde voce se encontra com Deus? Apresse-se, prepare a tua oferta e vá se encontrar com ele...

4. Prostrou-se, pediu para ser ouvida. Está na hora de voce descer do seu ouvido e se prostrar, de voce clamar. Sinto muito, mas não importa para Deus os teus diplomas, as tuas posses, se voce tem um jumento, um patinete, uma ferrari ou um par de sapatos furados. Deixa tudo de lado e prostre-se perante Deus. Chegue aos pés de dele e se entregue a ele. Entregue a sua vida para ele totalmente, afirme tudo é Teu.
Dai voce poderá também afirmar: Eu não vivo mais, mas Cristo vive em mim e dai voce terá vida em abundancia. 

5. Ela reconhece as falhas de seu marido, mostrou que se Davi matasse, ele estaria sujando suas mãos de sangue, ofertou as coisas, assumiu a culpa de Nabal e pediu perdão, falou que Deus iria cuidar dos seus inimigos e que não cabia à Davi a vingança, se posicionou como serva.
Apesar de reconhecer que o marido errara, ela intercedeu por ele e assumiu a culpa para si. Deus odeia que a gente fique culpando aos outros e não assuma a responsabilidade. Pode ser que a gente não tenha culpa dos erros dos nossos maridos, de nossos filhos, mas será que não temos responsabilidade? 
Será que nos devíamos ter sido mais atenciosas e prestado mais atenção quando nosso marido começou a se distanciar da gente e acabou por adulterar?
Será que nos devíamos ter olhado mais para as companhias de nossos filhos, que acabaram por leva-lo para as drogas?
Abigail pediu perdão, mesmo que ele não tivesse culpa, entendendo que ela tinha a responsabilidade de ser auxiliadora de seu marido. Isto mesmo, nos como auxiliadoras temos o papel de adverti-lo se vermos que ele está em caminho errado. Ser submissa não significa ser cúmplice. 



Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
Porque, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.

1 Samuel 25:32-35
Davi aceitou o que Abigail falou

E, vindo Abigail a Nabal, eis que tinha em sua casa um banquete, como banquete de rei; e o coração de Nabal estava alegre nele, e ele já muito embriagado, pelo que ela não lhe deu a entender coisa alguma, pequena nem grande, até à luz da manhã.
Sucedeu, pois, que pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra.
E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu.
E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher.

1 Samuel 25:36-39
A casa de Nabl estava em festa. Ele estava bêbado e ela sabia que não ia adiantar falar com ele naquele momento. No dia seguinte Abigail contou o que fizera. Nabal ficou como pedra. Será que foi um derrame? Não sei, mas exteriormente ele ficou como seu coração: duro como pedra. 
Em dez dias estava morto
Questiono: Voce procura o melhor momento para falar sobre os seus problemas com seus familiares ou outras pessoas ou simplesmente chega derramando tudo, dizendo que o que tem que falar, é melhor falar logo?
Sinto muito, mas isto é tolice. A mulher sábia discerne o melhor momento....


Vindo, pois, os criados de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos tem mandado a ti, para te tomar por sua mulher.
Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor.
E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas; e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher.
Também tomou Davi a Ainoã de Jizreel; e ambas foram suas mulheres.
Porque Saul tinha dado sua filha Mical, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, o qual era de Galim.

1 Samuel 25:40-44

Davi mandou trazer Abigail e se casou com ela.
Não acabou com “Foram felizes para sempre”.
Abigail ainda enfrentou vários desafios. Davi era um homem foragido e ela teve de viver como fugitiva durante alguns anos. Certa vez, ela foi levada prisioneira dos amalequitas, junto com as famílias de todos os guerreiros de Davi, e Davi teve de a salvar.
No entanto, mais tarde, Abigail ganhou segurança e prestígio, quando Davi se tornou rei. Ela também teve um filho de Davi, chamado Daniel, também conhecido como Quileabe. Abigail foi sensata e temente a Deus e Ele a recompensou por sua sabedoria.  Após a morte de Nabal, ela se tornou a esposa de Davi (1 Sm 25:14-42), e foi sua companheira em todas as suas conquistas futuras (1 Sm 27:3; 1 Sm 30:5; 2 Sm 2:2). Com ela Davi teve um filho chamado Quileabe (2 Sm 3:3), em outro lugar chamado Daniel (1 Cr 3:1).
Na época de Davi, a poligamia era comum e, como ele era rico e poderoso, ele podia sustentar muitas mulheres. Alguns casamentos de Davi também foram políticos. No entanto, Deus tinha avisado que não era bom um rei ter muitas esposas (Deuteronômio 17:16-17). Ao longo de sua vida, Davi provou ter uma fraqueza por mulheres e isso causou muitos problemas em sua família.
A primeira esposa de Davi foi Mical, filha do Rei Saul. Casaram-se quando ele ainda não era Rei. Porém este casamento durou pouco, pois Saul, bravo pois Mical entregou a Davi os planos que seu pai tinha de matar a ele, entregou-a para outro homem. Eles não tiveram filhos. Mical não o acompanhou quando Davi estava escondido. Abigail permaneceu junto todo o tempo. 
Abigail foi a segunda esposa de Davi. Desse relacionamento nasceu Quileabe (2ª Samuel, cap. 3, vers. 3).
A terceira esposa foi Ainoã. Ela era casada com Saul, e quando ele morreu, Davi se casou com ela. Deste relacionamento nasceu Amnon. Amnon foi o primogênito de Davi e seria o seu sucessor no trono. Porém foi morto pelo seu irmão, após ter estuprado a sua propria irmã, Quileabe seria o seguinte na linha sucessória, mas acredita-se que ele morreu muito jovem, pois não se fala nele co o pretendente ao trono.
O grande amor de Davi, Batseba foi a sua oitava esposa. Que foi a mãe do futuro Rei de Israel, pois apesar de não ser o mais velho, os outros irmãos morreram.  
CONCLUSÃO:
A SUBMISSÃO DEVE SER EM PRIMEIRO LUGAR A DEUS. QUANDO UM MARIDO N]AO SE SUBMETE A DEUS, A MULHER DEVE RESPEITA-LO, E TENTAR COM O SEU TESTEMUNHO, GANHA-LO PARA CRISTO. MAS NÃO NECESSARIAMENTE SE CALAR DIANTE DAS COISAS ERRADAS QUE ELE FIZER E ESPERAR QUE TODA A SUA VIDA, ASSIM COMO SEUS FILHOS SEJAM MORTOS.
EM PRIMEIRO LUGAR DEVE ESTAR DEUS.

SUBMISSÃO é estar debaixo de uma missão. Se a missão de seu cônjuge é contrária a palavra de Deus, respeite, mas não seja cúmplice. Respeitar não significa ser cúmplice.


1)   Submissão não é uma responsabilidade exclusiva da mulher (Ef 5:21)
2)   Submissão não implica na inferioridade da mulher (Gn 1:27, 2:18; Gl 3:28)
3)   Submissão não é generalizada para todos os homens em todos os contextos (Cl 3:18, 1 Pe 3:1, Ef 5:22, Tt :3-5)
4)   Submissão não significa escravidão (Gn 2:15-18)
5)    Submissão não implica em autonomia masculina no lar (Gn 1:27, 2:15-18, 2:24, 1 Pe 3:7)
Veja também:
http://respostadabiblia.blogspot.com.br/2012/11/os-deveres-do-marido-cristao.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/10/i-samuel-25-historia-de-abigail-nabal-e.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/casamentos-fracassados-na-biblia.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/abigail-desreipeitou-nabal.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/09/quando-nao-se-submeter-um-marido.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/mulheres-cristas-casadas-com-um-imbecil.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/abigail-e-nabal-ela-foi-insubmissa.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2019/06/submissao-feminina-no-contexto-biblico.html

https://medita-na-palavra.blogspot.com/2016/05/deveres-da-esposa-cristao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado