A unção se Elias

 



"E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés."  2 Reis 13:21


Introdução 
  • O termo unção significa capacitação ou capacitação divina . Deus o libera para capacitar as pessoas a realizarem determinadas tarefas conforme Ele exige. Esse poder é realizado especificamente pelo Espírito Santo e liberado para a pessoa que é obrigada a executar a tarefa. A frase ungida pelo Espírito é freqüentemente usada na Bíblia nesses casos.
  • No Antigo Testamento, óleo de unção especial era usado para simbolizar a unção ou o poder divino de Deus em uma pessoa. Arão e Seus filhos foram ungidos com óleo para capacitá-los para o serviço deles como sacerdotes. Profetas e juízes, como Sansão e Samuel, foram ungidos para executar seu chamado. Sempre que a maravilhosa unção de Deus chegava a alguém, isso produzia efeitos impressionantes, capacitando-os a fazer o que nunca poderiam fazer com suas próprias forças.
  • Deus ainda unge as pessoas para servi-Lo hoje, e essa unção para o poder ainda é realizada pelo Espírito Santo.

 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8

  • Ele nos capacita a realizar tudo o que Deus tem para fazermos!
  • Quão real é essa unção e o poder que ela carrega? Ele realmente reside em nós?
  • Nosso texto de hoje fornece uma visão única de quão real é a unção:
"E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés."  2 Reis 13:21


Pontos principais


 1.     Realidade da unção 
  • Esse relato ilustra a realidade do poder da unção de maneira dramática, mas também mostra que a liberação da unção não é exatamente governada por nossa atuação ou pela criação de uma certa atmosfera espiritual. O cenário em que essa manifestação única da unção ocorreu foi de medo e ação de emergência não planejada. Não havia uma atmosfera especial ou ações espirituais, como oração ou adoração, que impediram a liberação da unção. O cadáver de um homem ganhou vida simplesmente tocando os ossos do falecido profeta Eliseu.
  • Isso significa que a unção que estava em Eliseu permeava o seu ser e era tão real e tangível que era absorvida em seus próprios ossos!
Será que a unção do Espírito Santo ainda pode residir em nós de uma maneira tão real e poderosa? 

2. Uma oferta especial
  • Nas escrituras a seguir, encontramos uma oferta muito especial. O profeta idoso Elias faz ao jovem aprendiz a pergunta muito importante: 'O que posso fazer por você ...'
"Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim." 2 Reis 2:9

  • Eliseu solicitou uma porção dupla da unção que estava em Elias.
  • O mesmo tipo de favor está no coração do Pai em relação a nós, como Seus filhos que realmente vivem para agradá-Lo. Ele diz: 'O que posso fazer por você?'
  • Foi também isso que Salomão, como o jovem rei de Israel, experimentou quando Deus perguntou a ele em sonho o que ele queria. Sua boa escolha - pedir sabedoria para liderar bem o povo de Deus - foi recebida com grande bênção de Deus, muito além do que ele havia pedido.
  • Devemos mostrar extrema cautela em momentos de favores. Certifique-se de usar essa oferta com sabedoria! O que você vai pedir?
  • Tanto Eliseu como Salomão pediram o que estava diretamente relacionado ao chamado e propósito de Deus. Eliseu foi chamado para servir o povo de Deus e Salomão também. O pedido deles estava de acordo com o propósito de Deus.
  • Devemos manter nossos motivos sob controle quando a oferta graciosa de Deus aparecer. Não é necessário pedir que nossas necessidades egoístas sejam atendidas. Peça mais de Seu poder e unção para o propósito de fazer Sua vontade e obra - para edificar Seu Reino.
  • O poder da unção é para a construção de Seu Reino!

3.      Paradoxo
  • Tome nota da resposta de Elias:
E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.   2 Reis 2:10
  • Há um grande paradoxo nisso. Elias diz que foi uma coisa difícil que Eliseu pediu, mas ele deu a Eliseu uma condição muito simples de cumprir para recebê-lo! Qual é o segredo?

4.     O segredo para receber a unção de Deus
  • O segredo está na conexão com a pessoa que carrega a unção. Esta não é uma conexão casual, mas de foco consistente e persistente na pessoa que carrega a unção. A resposta de Elias foi: '... se você me vir ... será sua ...' 'A transferência da unção dependia do princípio do foco fixo.
  • A unção prometida por Deus para nos capacitar só é cumprida em toda a sua extensão quando aprendemos a colocar nosso foco totalmente no Espírito Santo.
  • No cenáculo, a promessa da unção repousava novamente no princípio do foco. Jesus instruiu os discípulos a terem uma reunião de oração com o único objetivo de receber o Espírito Santo e o poder que Ele traz.
  • O mesmo princípio ainda se aplica a nós. É cultivando e desenvolvendo um foco consistente em nossa conexão com o Espírito Santo, que carrega a unção, que entramos em uma vida verdadeiramente poderosa. Quanto mais exposição, maior a saturação. Somos chamados a viver a vida conectada!

5.     Grandes expectativas
  • É encorajador notar que o pedido de Eliseu por uma porção dupla foi literalmente atendido. Isso é mostrado no fato de que podemos contar exatamente o dobro da quantidade de milagres que aconteceram em sua vida do que o que aconteceu em Elias.
  • Eu gostaria de plantar uma semente de grande expectativa no coração de cada crente!
  • Espere que você seja capacitado pela Sua unção e, como resultado, sua ousadia crescerá para sair e ver o poder sobrenatural de Deus fluir através de sua vida para tocar radicalmente e transformar vidas ao seu redor.
  • Às vezes, pode acontecer através de coisas milagrosas óbvias, como curas. Às vezes, isso pode acontecer de maneiras menos óbvias, como atos de bondade e serviço. No entanto, será igualmente poderoso em seu impacto na vida das pessoas.
  • A unção de Deus pode funcionar através de nós, mesmo quando não sentimos tudo o que é espiritual e poderoso - desde que continuemos focados nele. A poderosa unção de Deus operou através dos ossos de um profeta morto, para que certamente possa funcionar em nossas vidas!

Aplicação vida
  • Você pode ter certeza de que Deus deseja que Seus filhos tenham Sua unção para nos capacitar a servi-Lo e ver Seu Reino estabelecido. Por esse motivo, Ele enviou o Espírito Santo para vir e permanecer em você e estar com você todo o tempo.
"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós."  João 14:17
  • Ele está pronto e comprometido a ungir e capacitar-nos pelo Seu Espírito Santo, e esse poder é tão real quanto nos dias da Bíblia! Não perdeu e nunca perderá seu poder. O único caminho para o poder de Deus é viver em contato próximo com o Espírito Santo.
  • Você está falando sério sobre fixar seu foco no Espírito Santo - para não deixá-lo fora de sua vista? Torne seu objetivo tornar-se apto ao foco.
  • Prepare-se! Na próxima semana, você será desafiado a aumentar seu foco e conexão com o Espírito Santo e com o Espírito Santo - cada vez mais!
  • Procure que eu fique tão cheio da unção do Espírito Santo e Seu poder que tudo e todos que entrarem em contato conosco receberão algo do poder vivificador de Deus da mesma maneira que o morto na história de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado