O espiritual versus o natural - Isaque versus Ismael

O impossível so pode ser vivido por quem vive pela fé e crê no que não se vê. 

Ver o invisível não é um privilégio de todos, são poucas pessoas  que conseguem visualizar o invisível. São realmente muito poucas pessoas que conseguem crer naquilo que não é palpável. 
Acreditar que seu filho é um grande homem de Deus, quando ele anda pelos errados caminhos do vício, acreditar que o seu casamento é uma benção, enquanto somente conflitos ocorrem no seu lar, acreditar que você crescerá na vida profissional, quando parece que ninguém te vê. 

Mas nosso Deus é o Deus dos impossíveis e se Ele quiser, trará à realidade o impossível. 


"Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não será herdeiro com meu filho, com Isaque."
[Genesis 21:10] 

Este foi o dia em que Isaque foi desmamado. Ismael foi rejeitado e expulso de sua casa juntamente com sua mãe. 

"Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre."[Gálatas 4:30]
O filha da escrava era Ismael, o filho da livre era Isaque. Só um podia agradar a Deus, e este era Isaque. Ismael foi o primeiro e Isaque o segundo filho. 

"Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual." [1 Coríntios 15:46]
Isaque era a representação do espiritual, aquele que pode herdar o reino de Deus, o que pode cumprir o propósito de Deus, o que pode dar testemunho de Deus; os da carne não podem herdar o reino de Deus, não podem agradar a Deus, não podem dar testemunho de Deus.

Ismael não foi expulso no dia em que Isaque nasceu. Ele só foi expulso quando Isaque foi desmamado. Não se pode expulsar Ismael sem se ter um Isaque. 

O que é que isto quer dizer? Tem muitos que rejeitam as obras da carne, mas como não são espirituais não conseguem fazer nada, pois não alcançaram o espiritual. Ismael só pode ser expulso quando Isaque for forte e poder tomar o seu lugar.

"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão." [Gálatas 5:1]
Temos então de ter a vida de Cristo em nós e não fazer as coisas pela força da carne. Temos de viver essa vida que há em nós; somos de Deus, temos a Sua vida em nós, é o que somos e não o que fazemos. Temos a Sua força e não precisamos de fazer as coisas pela carne, mas sim pelo Seu Espírito. Largamos a velha vida e vivemos a nova vida que nos é dada por Deus. Mas para substituir uma pela outra, temos de ter a vida de Deus em nós!

Quando Abraão lançou fora a Ismael - a obra da carne - Abimeleque veio e disse-lhe: "Deus é contigo em tudo o que fazes" [Genesis 21:22]

Esta declaração é deveras espetacular! Agora que a obra da carne saiu e deu lugar à obra do espírito Abimeleque pode ver e dizer : "Deus é contigo em tudo o que fazes".
Que o mesmo suceda com cada um de nós!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado