Ramos de Oliveira quebrados

19 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.

Não há lugar para se gabar aqui! Lembrem, ramos da oliveira foram quebrados por causa da sua incredulidade. Você permanece por causa da graça através da fé. Não seja arrogante, mas tema. Você realmente crê no Evangelho? Paulo diz que Deus mostrou Sua gentileza e bondade para conosco através do poder do Evangelho, mas não se gabe disso. Você pode não prosseguir na fé. Estão vendo isso no versículo 22? “se permaneceres”, Crentes verdadeiros em Cristo continuarão na fé. Mas assim como “nem todo Israel é Israelense” assim “nem todos os crentes são crentes”. Verdadeiros crentes em Cristo perseverarão na fé. Você vai perseverar?

Outro dia, ouvi Johnny Hunt, da Primeira Igreja Batista em Woodstock Geórgia falar de ter visto uma marquise de igreja, uma placa do lado de fora da igreja uma manhã de domingo que dizia: “15 salvos no Domingo.” Ele disse: “Vamos ver”. É verdade. Nem todo mundo que diz ser salvo realmente é. O tempo vai dizer. Nós precisamos “continuar em Sua bondade”, não porque nossa salvação dependa de nossas obras. Não! Nós somos salvos pela graça, através da fé, em Cristo, apenas! Mas se somos verdadeiramente salvos, nossas vidas mudarão. Nós vamos querer ser batizados o quanto antes par sermos identificados publicamente com Cristo, em obediência a Seu mandamento para sermos batizados. Nós vamos querer fazer isso, para comemorarmos através do batismo a morte, o sepultamento e a ressurreição. Nós vamos querer seguir a Cristo publicamente, através da presença regular em um culto coletivo e na Escola dominical.

23 E também eles (Israel, os Judeus), se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Paulo está sistematizando algo maravilhoso a respeito do futuro de Israel. Ele diz que a rejeição de Israel não é final. Há esperança para os Judeus como um todo. Eles podem sempre ser enxertados na oliveira se não permanecerem na incredulidade. Antes de lermos sobre isso, vamos nos lembrar de que essa passagem é um chamado para a humildade em nossas vidas.

Nós naturalmente não somos pessoas humildes. Nós por natureza nos gabamos. Eu estava numa conferência essa semana no Tennessee e nós pastores somos conhecidos por nos gabarmos. Eu estava sentado numa mesa sentindo uma espécie de compaixão por um cara que estava sentado sozinho e ninguém estava falando com ele, e então eu falei com ele e eu descobri por que ninguém conversava com ele. Você já começou a conversar com alguém e depois desejou que nunca tivesse dito nada?! Esse cara era tão cheio de si que não conseguia se conter. Tudo girava em torno dele. “Bem, eu fundei essa pequena igreja e as pessoas acataram minha visão e nós estamos deslanchando e Deus está abençoando. Eu estou fazendo isso e fazendo aquilo. Da onde você disse que era?” “Do oeste de Kentucky, eu -”. “Ah, Kentucky. Eu já trabalhei em Kentucky. Certa vez trabalhei para RJ Reynolds...” Pessoal, eu me enchi do cara rapidinho. Mais tarde eu falei para Michele que para manter minha sanidade eu na verdade comecei a cantarolar enquanto ele falava. Ele simplesmente me encheu!

Alguém que se gaba é desagradável. Se é desagradável para nós, imaginem como é desagradável para Deus. Não há espaço para nos gabarmos com relação a nossa salvação. A Salvação é totalmente por causa da graça de Deus. Ao invés de se gabar pela sua salvação certifique-se do seu chamado e da eleição. Certifique-se de que realmente você experimentou a graça de Deus. Nós devemos viver reverentemente e devemos viver em humildade. Em terceiro:


http://www.estudosdabiblia.net/romanos20.htm


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado