Como derrubar nossas muralhas

Josué 6:1-21

Intro: Israel finalmente atravessou o Jordão . Eles se prepararam espiritualmente e eles tinham , até o momento, seguido as ordens de Deus. Nos momentos em que eles erraram, confessaram seus pecados e se arrependeram. Agora, eles estão prontos para começar a conquista da Terra Prometida. Eles estão prontos para reivindicar para si a terra que mana leite e mel. No entanto, como a maioria das coisas na vida que valem a pena ter , teria um preço a ser pago para efetivar a conquista!



Para Israel, Jericó seria o marco de um recomeço.. Foi em Jericó que iriam flexionar seus músculos e experimentar a vitória militar e conquista. Agora, apenas por um momento, tente se colocar na pele de um soldado israelita média. Para a maioria desses homens , Jericó foi a primeira cidade que eles tomaram posse e que era rodeada por enormes muros . Deve ter parecido absolutamente improvavel a sua conquista para muitos. No entanto, eles ouviram as instruções foram dadas pelo Senhor e eles viram aquelas paredes maciças cair ao chão.

É minha opinião que o livro de Josué é muito relevante para os cristãos de hoje , já que estamos vivendo dias de batalha e luta espiritual . Precisamos saber como lutar. Precisamos saber que o nosso Deus é capaz de dar a vitória . Precisamos saber como a segui-lo para a vitória . Josué nos ensina essas lições valiosas !

Assim como Israel enfrentou os formidáveis ​​paredes de Jericó , você e eu enfrentamos paredes e obstáculos em nossas vidas também. Precisamos saber como superar -los como nós marchamos em direção à vitória. Esta passagem diz que resposta para nós hoje. Vamos assistir Israel conquistar Jericó e como fazemos , vamos deixar que o Senhor nos ensina como fazer os nossos murto cairem ao chão. 

I. v.1 ISRAEL TINHA UM PROBLEMA

R. Ill. Jericó é conhecida como a cidade mais antiga do mundo, nos dias de Josué, era cercada por um sistema de duas enormes paredes de pedra. A parede externa tinha 6 pés de espessura e cerca de 20 pés de altura. A parede interna tinha cerca de 12 pés de espessura e 30 pés de altura. Entre as paredes havia uma passagem protegida com cerca de 15 pés de largura. O problema de Israel era que eles tinham uma cidade para conquistar, mas havia algumas muralhas extremamente enormes no caminho.

B. À medida que avançamos na vida, também temos obstáculos que enfrentamos. Talvez seja um ente querido perdido que gostaríamos de ver o Senhor tocar e salvar, uma comunidade perdida sobre a qual estamos sobrecarregados, um ministério do Senhor sobre o qual nos sentimos inadequados, problemas familiares que rasgam nossos corações e nos deixam pensando o que problemas financeiros que nos estressam até os limites de nossa paciência e fé, um pecado que constantemente nos cultiva em nossa vida ou em qualquer outro milhão de coisas!)

C. Devemos aprender a não encarar nossos obstáculos como becos sem saída, mas como oportunidades para o Senhor trabalhar em nossas vidas!

(III. O grande apóstolo Paulo teve esse obstáculo - 2 Cor. 12: 7-10 - Essa atitude é estranha para nós nesta manhã. No entanto, devemos perceber que o poder de Deus é melhor revelado em nós e através de nós quando somos incapazes de lidar com a vida. Deus é mais claramente visível quando estamos totalmente fora de cena! Em certo sentido, foi o que Ele fez com Israel aqui. Como veremos, Ele os removeu completamente da equação! Jericó era tudo Deus!)

I. Israel tinha um problema

 Enquanto Josué e todos os homens de guerra olhavam para aquelas muralhas em torno daquela grande cidade, Deus tinha uma palavra de conforto para seus corações! Aqui, Deus promete a Israel a vitória antes que eles ataquem Jericó! Ele os informa sobre a conclusão antes que eles entrem na batalha!

Ao enfrentarmos nossos obstáculos, sejam eles quais forem, podemos fazê-lo com confiança, porque temos as promessas do Senhor como estandartes para marchar:

1. Temos Sua Promessa de Que Nossas Armas São Poderosas Através de Deus - 2 Cor. 10: 4-5.

2. Temos a promessa de que todas as nossas batalhas foram organizadas pelo Senhor - Rom. 8:28; 2 Cor. 4:17.

3. Temos a promessa de que nossa capacidade é limitada apenas por nossa fé - Phil. 4:13; Eph. 3:20.

4. Nós temos sua promessa de poder no dia da batalha - Ef. 6:10.

5. Temos Sua Promessa de Vitória Contínua - 1 Cor. 15:57.

6. Temos a promessa de que nunca lutaremos sozinhos - Heb. 13: 5; Matt. 28:20.

7. Temos a promessa de que, quando as batalhas terminarem, celebraremos a vitória em sua presença - João 14: 1-3.

Ao enfrentarmos as cidades muradas em nossas vidas, precisamos aprender a crer no Senhor, a aceitá-lo em Sua Palavra e confiar nEle por nossas vitórias! (Rom. 4:21; 2 Cor. 1:20)

(Eu,  Jesus não te salvei para que você fosse derrotado! Ele te salvou para a vitória e estará lá por todo o caminho para ajudá-lo a protegê-la para a Sua glória! Haverá provações? Mas, também haverá vitória - Lucas 22: 31-32.)



 v.3-5 ISRAEL TINHA UM ALIADO

O parceiro de Israel não era outro senão o próprio Deus! Ele estava no controle absoluto da batalha, ele os liderava e era a garantia da vitória deles!

(A visita do capitão do exército do Senhor - Jos. 5: 13-15. Lembre-se de que Ele veio dizer a Josué que não veio para tomar partido, veio para assumir!)

B. Ao enfrentarmos nossas cidades muradas e os obstáculos de nossas vidas, é uma bênção saber que não precisamos enfrentá-los sozinhos, Matt. 28:20; Heb. 13: 5, ou em nossa própria força, João 16:13; Phil. 4:13!

Nenhum obstáculo é intransponível, desde que o enfrentemos no Senhor!

(Há um momento, falamos do poder das promessas de Deus. Por um momento, vamos falar sobre as armas que recebemos para combater as batalhas.

A Palavra de Deus - Você e eu fomos abençoados pelo Senhor por Ele nos ter dado um registro perfeito, inspirado, infalível e inerrante da Sua Palavra. A Palavra de Deus é chamada de "logos". Esta palavra fala da totalidade da palavra revelada de Deus. Fala da sua Bíblia. Quando Paulo estava listando a armadura que deve ser usada pelos santos enquanto eles combatem o inimigo, ele menciona a única arma ofensiva que temos e que é a Palavra de Deus, Ef. 6:17.

Veja bem, a Bíblia é como um vasto arsenal. Neste arsenal, existem armas de todas as descrições. Eles foram projetados especificamente para travar batalhas específicas. É interessante notar que, quando Paulo menciona a Palavra de Deus como uma arma de guerra espiritual, Ele não usa a palavra "logos". Ele, em vez disso, usa a palavra "rhema". Esta palavra significa uma Palavra de Deus específica.
Se continuarmos a pensar na Bíblia como um arsenal cheio de espadas de todas as descrições, o "rhema" seria uma espada específica para uma batalha específica. Esta verdade é ilustrada pelo Senhor Jesus Cristo no Monte da Tentação. Quando o diabo tentou Jesus a transformar as pedras em pão, Jesus respondeu dizendo: "O homem não viverá somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". Aqui, Jesus também usou a palavra "rhema".
Cada vez que o diabo atacava nosso Senhor, Jesus entrava no arsenal da Palavra de Deus e escolhia a espada certa para cada ataque. Cada vez que Jesus entrava na seção de Deuteronômio do arsenal e selecionava cuidadosamente a espada certa de que precisava para enfiar o diabo.

O mesmo princípio funcionará para nós! Deus tem uma palavra para o que você está enfrentando. No entanto, se você não conhece o arsenal, não poderá selecionar a espada certa. É imprescindível que aprendamos este livro para que, quando o dia da batalha chegar, seremos capazes de pegar a espada certa e derrotar nossos inimigos!

2. Oração - Muitas vezes ignoramos o grande poder que nos foi dado na oração! A oração é muito mais do que eu apenas levando minha lista de compras ao Senhor e lendo-a. A oração é minha entrada em uma conversa com o Deus do universo. Eu falo com ele e ele fala comigo. Eu sou capaz de dizer a Ele sobre o que está em meu coração e Ele é capaz de me dizer o que está em Seu coração. A oração tem a capacidade de fazer as coisas! Veja bem, recebemos algumas promessas impressionantes na arena da oração.

A. Deus prometeu que Ele ouvirá nossas orações - Jer. 33: 3; É um. 65:24.

B. Deus prometeu que Ele responderia às nossas orações - João 14: 13-14; 1 João 5: 14-15.

C. Deus prometeu que Ele nos ajudará a orar - Rom. 8: 26-27. (III. Essencialmente, toda a verdadeira oração começa com Deus. Ele fala aos nossos corações e oferecemos a oração que Ele nos leva a orar de volta a Ele. Este é o caminho para orar na vontade do Pai!)

(O poder de nossas orações - J. Sidlow Baxter - "Os homens podem rejeitar nossos apelos, rejeitar nossa mensagem, opor-se a nossos argumentos, mas são impotentes contra nossas orações!"
Ana, Sansão, Elias, Eliseu, Abraão Graças a Deus, a oração tem o potencial de mudar qualquer situação! É triste, porém, que a oração tenha um papel tão pequeno na igreja moderna.

v.6-21 ISRAEL PREVALECEU

A. O contexto. Israel marchou pela cidade em obediência ao Senhor e eles prevaleceram!
Eles obedeceram a um comando absurdo.  Você pode imaginar como o povo de Jericó deve ter reagido? Eles viram os exércitos de Israel se aproximando de sua cidade e provavelmente pensaram que estavam prestes a ser invadidos pelo inimigo. Então, assim como Israel Quando chegaram perto da cidade, eles se viraram e começaram a marchar em volta dos muros. Eu posso ver os que estão dentro de Jericó enquanto corriam para ver onde os israelitas montariam seu ataque. uma vez, tudo o que se ouviu foi o som das trombetas do chifre de carneiro e o bater dos pés do soldado no chão. Isso foi repetido por 6 dias. A essa altura, o povo de Jericó sem dúvida zombava e zombava dos israelitas Então, no sétimo dia, eles percorreram a cidade sete vezes.Quando terminaram a sétima volta, os sacerdotes deram um longo toque nas trombetas e o povo de Israel gritou com um grande grito! exército atacante, não era um grito de medo, mas foi um grito levantado em louvor ao seu Deus, que lhes havia prometido a vitória. Quando o povo gritou, as muralhas caíram e Israel correu para a cidade e a destruiu completamente. A deles foi uma grande vitória!

B. Existem algumas razões pelas quais Israel experimentou a vitória em Jericó:

1. Eles tinham uma Palavra de Deus - (v.2-6) 2 Tim. 2:15; João 16:13

2. Eles creram em Deus - (v.8-20) Deus disse isso, que o estabeleceu! Nós realmente acreditamos em Deus? Marcos 11:22; Matt. 21: 21-22!

3. Eles agiram com fé - (III. Heb. 11: 1; 11: 6) (III. I João 5: 14-15, Tiago 1: 8)

4. Eles fizeram o caminho de Deus - (III. Esse é o segredo do sucesso!) O caminho dele pode parecer muito difícil, muito lento ou, como neste caso, muito tolo, mas o caminho dele é sempre o melhor caminho! (Il. Isa. 55: 8-9)

5. Deus deu a eles a vitória - (v.20-21)

C. A igreja de Deus prevalecerá, Matt. 16:18; O povo de Deus prevalecerá! Você pode prevalecer em qualquer situação que esteja enfrentando agora! Tome uma lição de Israel, Deus nos prometeu a vitória - 1 Cor. 15:57; 2 Cor. 4:17; 1 João 5: 4

Conclusão:
 Que tipo de cidade murada você está enfrentando agora? Parece ser inconquistável? As paredes parecem muito altas e parecem muito grossas? Parece que a vitória é absolutamente impossível no seu caso? Deixe-me lembrá-lo que, se suas paredes ainda não tiverem caído, elas podem! Eles podem cair agora mesmo! Você precisa tirar uma lição de Israel e começar a lidar com o caminho de Deus do seu Jericó. Você virá diante dEle esta manhã com qualquer que seja sua necessidade? Você vai trazer para Jesus agora mesmo! Ele se destaca em fazer o que é desfazível! Ele pode possuir o impossível, pensar o impensável, fazer o que é desfazível! Ele ainda é um milagre operando a Deus! Maior que um obstáculo, capaz de mover qualquer montanha, mais forte que qualquer barreira que você possa enfrentar hoje. Traga-o para Ele e observe-O resolver isso!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado