Conhecendo a vontade de Deus

Qual é a vontade de Deus e como a conhecemos?


Por isso, apelo a vocês, irmãos, pelas misericórdias de Deus, para apresentarem seus corpos como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, que é o seu culto espiritual. Não se conforme com este mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente, para que, ao testar, possa discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, aceitável e perfeito. Romanos 12: 1-2 )
O objetivo de Romanos 12: 1–2 é que toda a vida se torne "adoração espiritual". Versículo 1: “Apresente seu corpo como um sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, que é o seu culto espiritual.” O objetivo de toda a vida humana aos olhos de Deus é que Cristo seja tão valioso quanto ele. Adoração significa usar nossas mentes, corações e corpos para expressar o valor de Deus e tudo o que ele é para nós em Jesus. Existe uma maneira de viver - uma maneira de amar - que faz isso. Existe uma maneira de fazer o seu trabalho que expressa o verdadeiro valor de Deus. Se você não conseguir encontrá-lo, isso pode significar que você deve mudar de emprego. Ou pode significar que o versículo 2 não está acontecendo na medida em que deveria.
O versículo 2 é a resposta de Paulo a como transformamos toda a vida em adoração. Nós devemos ser transformados. Nós devemos ser transformados. Não apenas nosso comportamento externo, mas a maneira como sentimos e pensamos - nossas mentes. Verso 2: “Seja transformado pela renovação de sua mente.”

Torne-se o que você é

Aqueles que acreditam em Cristo Jesus já são criaturas compradas em sangue em Cristo. "Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação" ( 2 Coríntios 5:17 ). Mas agora devemos nos tornar o que somos. “Limpe o fermento velho para que você seja um novo caroço, como você realmente é sem fermento” ( 1 Coríntios 5: 7 ).
“Adoração significa usar nossas mentes, corações e corpos para expressar o valor de Deus e tudo o que ele é para nós em Jesus.”
“Você ter colocado no novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, segundo a imagem do seu Criador” ( Colossenses 3:10 ). Você foi feito novo em Cristo; e agora você está sendo renovado dia a dia. Foi nisso que focamos na semana passada.
Agora, focamos na última parte do versículo 2, a saber, o objetivo da mente renovada: “Não se conforme com este mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente [agora vem o objetivo] que, testando você pode discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, aceitável e perfeito. ”Portanto, nosso foco hoje é o significado do termo“ vontade de Deus ”e como o discernimos.

As duas vontades de Deus

Existem dois significados claros e muito diferentes para o termo “vontade de Deus” na Bíblia. Precisamos conhecê-los e decidir qual deles está sendo usado aqui em Romanos 12: 2 . De fato, conhecer a diferença entre esses dois significados da “vontade de Deus” é crucial para entender uma das coisas maiores e mais desconcertantes de toda a Bíblia, a saber, que Deus é soberano sobre todas as coisas e ainda desaprova muitas coisas. O que significa que Deus desaprova parte do que ele ordena que aconteça. Ou seja, ele proíbe algumas das coisas que ele traz. E ele comanda algumas das coisas que dificulta. Ou, para ser o mais paradoxal: Deus deseja alguns eventos em um sentido que ele não deseja em outro sentido.

1. Vontade de decreto de Deus, ou vontade soberana

Vamos ver as passagens das Escrituras que nos fazem pensar dessa maneira. Primeiro, considere as passagens que descrevem "a vontade de Deus" como seu controle soberano de tudo o que acontece. Uma das mais claras é a maneira como Jesus falou da vontade de Deus no Getsêmani quando estava orando. Ele disse em Mateus 26:39 : “Meu Pai, se for possível, deixe passar este cálice de mim; no entanto, não como eu quero, mas como você quer . A que a vontade de Deus se refere neste versículo? Refere-se ao plano soberano de Deus que acontecerá nas próximas horas. Você se lembra de como Atos 4: 27–28diz o seguinte: “Realmente nesta cidade se reuniram contra seu santo servo Jesus, a quem você ungiu, Herodes e Pôncio Pilatos, juntamente com os gentios e os povos de Israel, para fazer o que sua mão e seu plano predestinassem tomar Lugar, colocar." Então a “vontade de Deus” era que Jesus morresse. Esse era seu plano, seu decreto. Não havia como mudar isso, e Jesus curvou-se e disse: "Aqui está o meu pedido, mas você faz o que é melhor fazer". Essa é a vontade soberana de Deus.
E não perca o ponto crucial aqui que inclui os pecados do homem. Herodes, Pilatos, os soldados, os líderes judeus - todos pecaram ao cumprir a vontade de Deus de que seu Filho fosse crucificado ( Isaías 53:10 ). Portanto, seja bem claro: Deus quer passar algumas coisas que ele odeia.
Aqui está um exemplo de 1 Pedro. Em 1 Pedro 3:17 , Pedro escreve: "É melhor sofrer por fazer o bem, se essa for a vontade de Deus , do que por fazer o mal". Em outras palavras, pode ser a vontade de Deus que os cristãos sofram por fazer o bem . Ele tem em mente a perseguição. Mas a perseguição de cristãos que não a merecem é pecado. Então, novamente, Deus às vezes quer que eventos ocorram incluindo pecado. "É melhor sofrer por fazer o bem, se essa for a vontade de Deus."
Paulo faz uma declaração sumária da verdade em Efésios 1:11 : “Nele [Cristo] obtivemos uma herança, tendo sido predestinados de acordo com o propósito daquele que faz todas as coisas de acordo com o conselho de sua vontade. A vontade de Deus é o governo soberano de Deus de tudo o que acontece. E há muitas outras passagens na Bíblia que ensinam que a providência de Deus sobre o universo se estende aos mínimos detalhes da natureza e das decisões humanas. Nenhum pardal cai no chão à parte de nosso Pai Celestial ( Mateus 10:29 ). "O lote é lançado no colo, mas todas as decisões são do Senhor" ( Provérbios 16:33 ). "Os planos do coração pertencem ao homem, mas a resposta da língua é do Senhor" (Provérbios 16: 1 ). “O coração do rei é uma corrente de água na mão do Senhor; ele a transforma onde quer que seja ”( Provérbios 21: 1 ).
Esse é o primeiro significado da vontade de Deus: é o controle soberano de todas as coisas. Vamos chamar isso de "vontade soberana" ou "vontade de decreto". Não pode ser quebrado. Sempre acontece. “Ele faz conforme a sua vontade entre o exército do céu e entre os habitantes da terra; e ninguém pode ficar com a mão ou dizer: 'O que você fez?' ”( Daniel 4:35 ).

2. Vontade de Comando de Deus

Agora, o outro significado para "a vontade de Deus" na Bíblia é o que podemos chamar de "vontade de comando". Sua vontade é o que ele nos ordena a fazer. Essa é a vontade de Deus que podemos desobedecer e deixar de fazer. A vontade de decreto que fazemos, acreditamos ou não. A vontade de comando que podemos deixar de fazer. Por exemplo, Jesus disse: “Nem todo mundo que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu” ( Mateus 7:21 ). Nem todos fazem a vontade de seu pai. Ele diz isso. "Nem todos entrarão no reino dos céus." Por quê? Porque nem todos fazem a vontade de Deus.
Paulo diz em 1 Tessalonicenses 4: 3: "Esta é a vontade de Deus, sua santificação: que você se abstenha da imoralidade sexual". Aqui temos um exemplo muito específico do que Deus nos ordena: santidade, santificação, pureza sexual. Esta é a sua vontade de comando. Mas, oh, muitos não obedecem.
Então Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:18 : “Dai graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você. ” Há novamente um aspecto específico de sua vontade de comando: dar graças em todas as circunstâncias. Mas muitos não fazem essa vontade de Deus.
“Mergulhe na palavra escrita de Deus. Sature sua mente com isso.
Mais um exemplo: “E o mundo está passando junto com seus desejos, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre” ( 1 João 2:17 ). Nem todos permanecem para sempre. Alguns fazem. Alguns não. A diferença? Alguns fazem a vontade de Deus. Alguns não. A vontade de Deus, nesse sentido, nem sempre acontece.
Portanto, concluo dessas e de muitas outras passagens da Bíblia que existem duas maneiras de falar sobre a vontade de Deus. Ambos são verdadeiros, e ambos são importantes para entender e acreditar. Um pode ser chamado de vontade de decreto de Deus (ou sua vontade soberana) e o outro pode ser chamado de vontade de comando de Deus Sua vontade de decreto sempre acontece se acreditamos nela ou não. Sua vontade de comando pode ser quebrada, e é todos os dias.

A preciosidade dessas verdades

Antes de relatar isso a Romanos 12: 2 , deixe-me comentar sobre quão preciosas essas duas verdades são. Ambos correspondem a uma profunda necessidade que todos temos quando estamos profundamente magoados ou experimentamos grandes perdas. Por um lado, precisamos da garantia de que Deus está no controle e, portanto, é capaz de trabalhar toda a minha dor e perda juntos para o meu bem e o bem de todos que o amam. Por outro lado, precisamos saber que Deus simpatiza conosco e não se deleita no pecado ou na dor por si mesmo. Essas duas necessidades correspondem à vontade de decreto de Deus e à sua vontade de comando.
Por exemplo, se você foi maltratado quando criança, e alguém lhe pergunta: "Você acha que essa foi a vontade de Deus?" agora você tem uma maneira de fazer algum sentido bíblico disso e dar uma resposta que não contradiga a Bíblia. Você pode dizer: “Não, não foi a vontade de Deus; porque ele ordena que os humanos não sejam abusivos, mas que se amem. O abuso quebrou seu mandamento e, portanto, moveu seu coração com raiva e tristeza ( Marcos 3: 5 ). Mas, em outro sentido, sim, era a vontade de Deus (sua vontade soberana), porque existem centenas de maneiras pelas quais ele poderia ter parado. Mas por razões que ainda não entendi completamente, ele não entendeu.
E correspondendo a essas duas vontades estão as duas coisas que você precisa nessa situação: uma é um Deus que é forte e soberano o suficiente para transformá-la para o bem; e o outro é um Deus que é capaz de simpatizar com você. Por um lado, Cristo é um rei supremo e nada acontece além de sua vontade ( Mateus 28:18 ). Por outro lado, Cristo é um Sumo Sacerdote misericordioso e simpatiza com nossas fraquezas e dores ( Hebreus 4:15 ). O Espírito Santo vence a nós e aos nossos pecados quando deseja ( João 1:13 ; Romanos 9: 15–16 ) e se deixa extinguir, sofrer e se enfurecer quando quer ( Efésios 4:30 ; 1 Tessalonicenses 5:19Sua vontade soberana é invencível e sua vontade de comando pode ser gravemente quebrada.
Precisamos dessas duas verdades - de ambos os entendimentos da vontade de Deus - não apenas para entender a Bíblia, mas para nos apegarmos a Deus no sofrimento.

Qual será?

Agora, qual destes é o significado em Romanos 12: 2: “Não se conforme com este mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente, para que, testando, você possa discernir qual é a vontade de Deus , o que é bom e aceitável. e perfeito. " A resposta certamente é que Paulo está se referindo à vontade de comando de Deus. Eu digo isso por pelo menos duas razões. Uma é que Deus não pretende que conheçamos a maior parte de sua vontade soberana antes do tempo. "As coisas secretas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as coisas que são reveladas pertencem a nós" ( Deuteronômio 29:29 ). Se você quer conhecer os detalhes futuros da vontade de decreto de Deus, não quer uma mente renovada, quer uma bola de cristal. Isso não se chama transformação e obediência; chama-se adivinhação, adivinhação.
A outra razão pela qual digo que a vontade de Deus em Romanos 12: 2 é a vontade de comando de Deus e não a vontade de decreto é que a frase “testando você pode discernir” implica que devemos aprovar a vontade de Deus e então obedientemente faça. Mas, na verdade, não devemos aprovar o pecado ou fazê-lo, mesmo que faça parte da vontade soberana de Deus. O significado de Paulo em Romanos 12: 2 é parafraseado quase exatamente em Hebreus 5:14 , que diz: “Alimento sólido é para adultos, para aqueles que têm seus poderes de discernimento treinados pela prática constante para distinguir o bem do mal” (Veja também Filipenses 1: 9–11 .) Esse é o objetivo deste versículo: não revelar a vontade secreta de Deus que ele planejafazer, mas discernir a vontade revelada de Deus que devemos fazer.

Três estágios

Existem três estágios de conhecer e fazer a vontade revelada de Deus, ou seja, sua vontade de comando; e todos eles requerem a mente renovada com seu discernimento dado pelo Espírito Santo, sobre o qual falamos da última vez.

Estágio um

Primeiro, a vontade de comando de Deus é revelada com autoridade final e decisiva apenas na Bíblia. E precisamos da mente renovada para entender e abraçar o que Deus ordena nas Escrituras. Sem a mente renovada, distorceremos as Escrituras para evitar seus mandamentos radicais de abnegação, amor e pureza e satisfação suprema somente em Cristo. A vontade de comando autoritária de Deus é encontrada apenas na Bíblia. Paulo diz que as Escrituras são inspiradas e tornam o cristão "competente, equipado para toda boa obra" ( 2 Timóteo 3: 16–17 ). Não apenas algumas boas obras. "Todo bom trabalho." Oh, que energia, tempo e devoção os cristãos devem gastar meditando na palavra escrita de Deus.

Estágio Dois

O segundo estágio da vontade de comando de Deus é a nossa aplicação da verdade bíblica a novas situações que podem ou não ser explicitamente abordadas na Bíblia. A Bíblia não diz a você com quem se casar, ou com o carro, ou se é proprietário de uma casa, onde tira férias, que telefone celular pretende comprar ou que marca de suco de laranja beber. Ou milhares de outras opções que você deve fazer.
"Se você quer conhecer os detalhes futuros da vontade de decreto de Deus, não quer uma mente renovada, quer uma bola de cristal."
O que é necessário é que tenhamos uma mente renovada, tão modelada e governada pela vontade revelada de Deus na Bíblia, que vemos e avaliamos todos os fatores relevantes com a mente de Cristo e discernimos para o que Deus está nos chamando. Faz. Isso é muito diferente de tentar constantemente ouvir a voz de Deus dizendo: faça isso e aquilo. As pessoas que tentam levar suas vidas ouvindo vozes não estão sincronizadas com Romanos 12: 2 .
Há um mundo de diferença entre orar e trabalhar por uma mente renovada que discerna como aplicar a palavra de Deus, por um lado, e o hábito de pedir a Deus que lhe dê uma nova revelação do que fazer, por outro lado. Adivinhação não requer transformação. O objetivo de Deus é uma nova mente, uma nova maneira de pensar e julgar, não apenas novas informações. Seu objetivo é que sejamos transformados, santificados, libertados pela verdade de sua palavra revelada ( João 8:32 ; 17:17 ). Portanto, o segundo estágio da vontade de comando de Deus é a aplicação perspicaz das Escrituras a novas situações da vida por meio de uma mente renovada.

Estágio Três

Finalmente, o terceiro estágio da vontade de comando de Deus é a grande maioria dos habitantes, onde não há reflexão consciente antes de agirmos. Atrevo-me a dizer que bons 95% do seu comportamento não são premeditados. Ou seja, a maioria dos seus pensamentos, atitudes e ações é espontânea. Eles são apenas transbordamentos do que está dentro. Jesus disse: “Da abundância do coração a boca fala. A pessoa boa do seu bom tesouro produz o bem, e a pessoa má do seu tesouro mau produz o mal. Digo a você que, no dia do julgamento, as pessoas darão conta de cada palavra descuidada que falam ”( Mateus 12: 34–36 ).
Por que chamo essa parte da vontade de comando de Deus? Por uma razão. Porque Deus ordena coisas como: Não fique com raiva. Não seja orgulhoso. Não cobice. Não fique ansioso. Não fique com ciúmes. Não inveje. E nenhuma dessas ações é premeditada. Raiva, orgulho, cobiça, ansiedade, ciúme, inveja - todos surgem do coração sem reflexão ou intenção consciente. E somos culpados por causa deles. Eles quebram o mandamento de Deus.
Não é claro, portanto, que exista uma grande tarefa da vida cristã: seja transformado pela renovação de sua mente. Precisamos de novos corações e novas mentes. Faça a árvore boa e os frutos serão bons ( Mateus 12:33 ). Esse é o grande desafio. É para isso que Deus te chama. Você não pode fazer isso sozinho. Você precisa de Cristo, que morreu por seus pecados. E você precisa do Espírito Santo para levá-lo à verdade que exalta a Cristo e para trabalhar em sua humildade que abraça a verdade.
Entregue-se a isso. Mergulhe na palavra escrita de Deus; sature sua mente com isso. E ore para que o Espírito de Cristo a torne tão nova que a transbordamento seja boa, aceitável e perfeita - a vontade de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado