Educa a criança no caminha em que deve andar

Proverbios 22:6 sempre falou muito comigo e eu decidi a algum tempo atrás faxer um estudo mais profundo dele. A primeira coisa que eu percebi é que uma tradução do original mais coerente para o verbo “ensina” é “treine”. Inclusive nas Bíblias em inglês o verbo é train up, que quer dizer treine.

O verbo "treinar" realmente se refere a uma doação de tempo, de compromisso e responsabilidade.
Já em relação ao substantivo “criança” na verdade denota o status de um adolescente tardio em vez de uma criança. Um adolescente que já está entrando para a juventude.
"No caminho em que ele deve andar" é melhor traduzido como "de acordo com para o que é esperado.
"A intenção original deste versículo aborda que devemos treinar nossos filhos, inclusive quando eles já estão crescidos, e que isto deve ser feito com alegria e motivação, com respeito, comprometimento, motivação, dando-lhe responsabilidades proporcionais à sua posição de jovem adulto. Ensina-los a crescer.
Dai me lembro de Efesios 6:4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

.Deuteronômio 4: 9
"Apenas tenham cuidado! Tenham muito cuidado para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas por toda a sua vida na memória. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.

Deuteronômio 11:19
Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.

Como mãe que já tem filhos todos adultos e independentes, sinto uma grande responsabilidade em ensinar aos meus filhos o que sinto que eles precisam saber como adultos, bem como em celebrar quem eles são como indivíduos, criados com intenção e propósito por Deus. Na verdade atualmente só preciso reafirmar o que ensinei antes.
Quando são crianças é muito fácil se divertir e treina-los ao mesmo tempo. Basta brincar com eles, admoesta-los quando necessário e ser presente, Quando crescem, precisamos ajuda-los a colocar em prática o aprendido, apoiar e respeitar as suas decisões. Mas sempre, sempre, com alegria, responsabilidade e comprometimento, cientes de quem a infância passará mas a relação entre os pais e os filhos permanecerá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado