Encare a realidade da morte

Como olhar a morte na cara
É bom levar seus filhos ao funeral de alguém que eles não conhecem bem e aproveitar a oportunidade para conversar com eles sobre a morte. Quando têm idade suficiente para falar sobre sexo, têm idade suficiente para você falar com eles sobre a morte. E é muito importante que você faça.
Seu filho está se conscientizando de sua força. Ele levanta pesos para desenvolver seu corpo. Ele precisa saber que um dia essa força se esgotará e seu corpo estará em uma cova.
Sua filha está se conscientizando de sua aparência. Ela coloca maquiagem. Ela aprende a sorrir para a câmera. Ela precisa saber que um dia esses olhares desaparecerão e seu corpo ficará em uma cova. Ajude seus filhos a ver que é importante cuidar de seu corpo, mas cuidar de sua alma é mais importante.
Toda pessoa deve comparecer a um funeral pelo menos uma vez por ano. Ir a um casamento lembra que o vínculo matrimonial é sagrado. Ir a um funeral lembra que a vida é um vapor e que um dia a sua desaparecerá. Quando ouço um anúncio na igreja de que alguém morreu, tento lembrar que um dia alguém fará esse anúncio sobre mim.
Nossa cultura criou muitas maneiras de nos impedir de pensar seriamente na morte. As pessoas fazem uma paródia disso no Halloween. Hollywood o sentimentaliza com filmes chorosos, e as empresas de cartões seguem o exemplo com slogans vazios.
Até os cristãos costumam dizer "ela faleceu", o que evita o uso da palavra "morte" . Não há nada de errado nisso, mas prefiro olhar esse inimigo de frente e nomeá-lo, sabendo que Cristo o conquistou. "Minha avó morreu ... e ela está com Cristo."
A morte é a grande realidade para a qual todos nós estamos nos movendo. Se o seu pastor não fala regularmente sobre isso da Bíblia, ele não é fiel à Bíblia nem útil para você.
Encare a realidade final da morte
Algum tempo atrás, me deparei com uma mensagem de Martyn Lloyd-Jones sobre João 8. O ano era 1960, e o mundo inteiro estava com medo da perspectiva do holocausto nuclear. Isso foi pouco antes da crise dos mísseis cubanos. Houve muitas marchas nas principais cidades do mundo sobre o tema "banir a bomba" e assim por diante.
Lloyd-Jones fez esta observação: Aqui estão milhares de pessoas nas ruas protestando contra o perigo de morte por uma bomba nuclear. Eles estão preocupados com esse modo de morte : "Não podemos ter pessoas morrendo por causa de uma bomba".
A questão está bem esclarecida, mas eis o problema: muitas das pessoas que estavam correta e apaixonadamente preocupadas com o modo da morte pareciam pensar pouco na realidade inevitável da própria morte. Eles estão preocupados com como as pessoas podem morrer, mas eles não tinham nada a dizer sobre a realidade que todos nós, eventualmente, vai morrer.
As pessoas morrem de várias maneiras - algumas morrem em guerra ou através de um ato de violência. Alguns morrem devido a uma doença, ataque cardíaco ou câncer, outros morrem desde a velhice. O momento da morte é diferente - alguns morrem cedo na vida, outros vivem muito tempo. Essas coisas são importantes, mas não são as coisas definitivas.
No entanto, eu irei morrer, e sempre que isso acontecer, quando fechar meus olhos, acordarei em um mundo de luz, amor, paz e alegria - na presença de Jesus.
Aqui está o que mais importa: seja qual for o modo de morte e o momento, todas as pessoas morrem de uma de duas maneiras ...
Nosso Senhor Jesus fala aqui sobre pessoas que “morrem em seus pecados”, e também lemos sobre pessoas que “morrem no Senhor” (Apocalipse 14:13). Vamos ver o primeiro desta semana e o segundo, se Deus quiser, da próxima vez.
Siga a luz do céu
"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará na escuridão
mas terá a luz da vida. " João 8:12
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo". Você tem que agradecer a Deus por tudo de bom em sua vida e tudo de bom no mundo. Sem Ele, não há luz, amor, esperança, paz ou alegria. Leve-o embora e tudo é escuridão.
Então Jesus diz: "Quem me segue, não andará nas trevas".   Imagine que estamos todos em um túnel escuro. Um homem tem luz e está vindo em nossa direção, caminhando pelo túnel. Se andarmos com Ele, andaremos em Sua luz. Mas se recusarmos segui-Lo, sua luz se afastará cada vez mais de nós e, eventualmente, seremos deixados nas trevas.
Isso é verdade nesta vida e, é claro, é verdade no mundo vindouro. Além deste mundo, há um lugar onde Cristo está. Porque Cristo está lá, é um mundo de luz, amor, paz e alegria. Mas além deste mundo, também há um lugar onde Cristo não está. Porque Cristo não está lá, é um mundo de trevas, ódio, tumulto e miséria.
Quando Jesus diz isso: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida ”(8:12), é imediatamente óbvio que Sua audiência não está com Ele.
Eles tentam fazer buracos no que o qualifica a falar: "Você está prestando testemunho de si mesmo", dizem eles. Ou, como as pessoas colocam hoje, "Bem, essa é apenas a sua opinião!" O debate prossegue do versículo 13 ao versículo 20, assim como acontece hoje em dia.
Por que você não pode se convidar para o céu
“Eu vou embora e você me buscará e morrerá em seu pecado. Para onde estou indo, você não pode vir.  João 8:21
Eles têm certeza de que estão indo para o céu, como a maioria dos americanos hoje, e dizem: “Nós estamos indo para o céu. Se não podemos ir aonde Ele está indo, ele deve estar indo para o outro lugar - talvez ele se mate.
Então Jesus diz: “Você é de baixo; Eu sou de cima. Você é deste mundo; Eu não sou deste mundo ”(João 8:23) .  Ele está dizendo: “A Terra é sua casa - você não pertence lá no céu.   O céu é o meu lar: não pertenço aqui na terra. ” Há toda a diferença no mundo entre nós e Jesus. O céu não nos pertence.
Suponha que alguém bata na porta da sua casa. Você abre a porta e um estranho está lá. Você nunca o viu antes. Antes que você possa dizer qualquer coisa, ele empurra a porta, passa por você, sobe as escadas e começa a desempacotar suas coisas em um dos quartos.
Você diz a ele: "O que você pensa que está fazendo?"
Ele diz: "Esta é uma bela casa, e eu decidi morar aqui".
Você fica ali completamente surpreso e diz: "Com licença, mas esta é a minha casa, e se você não sair agora, estou chamando a polícia".
Se você me convidar para sua casa, eu poderia ficar lá como sua convidada, mas não tenho o direito de ficar em sua casa. É inteiramente uma questão de seu convite. Se eu ficar lá, será o seu prazer. O céu é o lar de Cristo e não temos o direito. Nós somos de baixo. Nós não pertencemos a isso.
O que significa morrer em seus pecados
“Eu te disse que você morreria em seus pecados. Pois, a menos que você acredite que eu sou Ele, você morrerá em seus pecados. ” João 8:24
Morrer em seus pecados significa levar seus pecados para sua morte com você. Imagine um homem passando da vida para a morte. Ele não sabe o que está acontecendo com ele. Ele está indo adiante. Ele está saindo. Ele não tem escolha no assunto. Ele sabe que não pode voltar. Ele está morrendo em seus pecados.
Lloyd Jones deu uma descrição convincente disso…
“Ele tem um sentimento terrível de que é culpado. De repente, toda a sua vida passada pisca na frente dele, e ele vê que está tudo errado. Durante toda a sua vida, ele sufocou sua consciência; agiu contra isso; manteve isso. De repente, ele se afirma e ele se sente condenado.

Pior ainda é o fato de ele ser condenado aos olhos de Deus e sob a maldição de Deus contra o pecado. Tudo isso vem para ele agora. Ele não tinha visto isso antes, mas está claro para ele agora.

Os mandamentos que ele sufocou e guardou começam a falar com ele: 'Não matarás; não furtarás; não cometerás adultério; amarás o Senhor teu Deus e o serviremos apenas ', e ele não fez isso! 

Lá ele está morrendo e tudo volta. Ele está morrendo em seus pecados, ele está cercado por eles, na atmosfera deles. Essa é a posição dele.

Ele vislumbra o futuro e vê lampejos do inferno, tormentos e miséria. Ele está cheio de remorso e ódio pelas coisas que fez. Ele se odeia e sente que foi um tolo. Ele viveu sua vida sem pensar nisso!

Ele está saindo do presente para um futuro desconhecido. Ele não sabe onde e nada pelo qual viveu pode ajudá-lo ... E eu acredito que nesse momento ele também tem um vislumbre do céu e da glória, mas percebe que não é adequado para isso.

É limpo, é puro, é luz, é santo e ele sabe que não seria feliz lá. Ele não pensou nessas coisas. Ele viveu pelo contrário. 
Existe Deus em Sua glória e toda a sua pureza, toda essa adoração. Ele vê que é maravilhoso e glorioso, mas não está apto e não pode ir para lá. ” [1]
Não há nada mais trágico do que isso: você morre em seus pecados. Como posso garantir que isso não aconteça comigo? Eu sei que vou morrer.
Como posso ter certeza de que não vou morrer nos meus pecados?
Como você pode ter certeza de que não morrerá em seus pecados
“ Você morrerá em seu pecado [singular]. João 8:21
Um pecado - o que é isso? Qual é o único pecado em que essas pessoas correm o risco de morrer? “Eu te disse que você morreria em seus pecados [plural], a menos que acredite que eu sou ele, você morrerá em seus pecados [plural]” (João 8:24).
“A menos que você acredite que eu sou ele ...” A descrença em relação a Jesus Cristo é o único pecado que o deixa levar todos os seus outros pecados para a sua morte com você.
A menos que você acredite ... você morrerá em seus pecados.
Vire essa rodada e você terá a esperança do evangelho. A descrença em relação a Cristo deixa você morrer em seus pecados; mas se você acredita que Jesus é o Cristo, não morrerá em seus pecados.

Porque é que esta crença é tão importante? Porque a fé é o vínculo de uma união viva na qual você se entrega a Cristo e Cristo se entrega a você. Cristo se torna seu Salvador e seu amigo. Cristo se torna seu Senhor e mestre, e quando você pertence a Ele, o lar dele é seu.
Há mais: Jesus viveu uma vida sem pecado. Ele é a única pessoa que já fez isso ou poderia fazer isso. Ele viveu e morreu sem pecado. A Bíblia nos diz que "Ele levou nossos pecados em seu corpo na árvore" (1 Pedro 2:24). “O Senhor colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós” (Isaías 53: 6).
Aqui está a coisa maravilhosa que é verdadeira para todas as pessoas que têm fé em Jesus Cristo: Cristo levou seus pecados à Sua morte, para que você não os carregasse aos seus.
Crer no Senhor Jesus Cristo, abraçá-lo, recebê-lo, segui-lo e você não morrerá em seus pecados. Você vai morrer no Senhor! Veremos o que isso significa na próxima semana, mas a Bíblia diz: “Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor” (Apocalipse 14:13).
Quando a morte está próxima
O que você pode dizer a um amigo ou ente querido que não é cristão e está se aproximando da morte? Este é um dos momentos mais difíceis para qualquer cristão. Você se preocupa profundamente com essa pessoa. Você sabe que eles não acreditam em Cristo. Eles não o seguiram. Você sente que deveria dizer algo, mas não sabe por onde começar.
Você pode começar com estas palavras de Jesus e dizer algo assim:
  1. Em breve você estará indo para outro mundo.
  1. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. ”
  1. Há um mundo muito escuro, porque Cristo não está lá. Há também um mundo cheio de amor, paz e alegria, porque Cristo é a sua luz.
  1. É hora da honestidade: sei que você não seguiu a Cristo, mas ainda não é tarde para mudar.
  1. Cristo morreu por pecadores como nós . Peça misericórdia a Ele. Peça a Ele para perdoá-lo e purificá-lo. Cristo carregou os pecados dos outros na Sua morte, para que você não precise carregá-los na sua.
E você hoje? Você está seguindo Jesus? Você acredita que Ele é o Cristo?
Dois homens morrem de ataque cardíaco - um morre em seus pecados, o outro morre no Senhor. Qual seria você? Duas mulheres morrem em um acidente de carro - uma morre em seus pecados, a outra morre no Senhor. Qual seria você? Se você morresse esta noite, você morreria em seus pecados, ou você morreria no Senhor?
Vou terminar com algumas palavras que você pode usar para vir a Jesus agora. Peço que você os use para abraçar Jesus Cristo com fé e arrependimento agora. Eles falam de Jesus como a rocha dos tempos ...
Rocha das eras fenda para mim, deixe-me esconder em Ti
Deixe a água e o sangue, do Teu lado dilacerado, que corria
Seja do pecado a dupla cura; limpa-me da culpa e do poder.

Quando eu respiro essa respiração fugaz; quando minhas pálpebras se fecham na morte
Quando eu voo para mundos desconhecidos; Te vejo no teu trono de julgamento
Rocha das eras fenda para mim; deixe-me esconder em ti. [2]

[1] DM Lloyd-Jones em João 8: 21-24, Westminster Chapel 06 de junho th 1960.
[2] Augustus Toplady do hino, "Rock of Ages", 1763

© Colin S. Smith

Comentários