O Reino dos céus

"O reino dos céus pode ser comparado a um homem que semeou boa semente em seu campo, mas enquanto seus homens estavam dormindo, seu inimigo veio e semeou ervas daninhas no trigo e foi embora".   Mateus 13: 24-25
Deus semeia boa semente no campo. Satanás vem à noite e semeia ervas daninhas. Então, o campo acaba parecendo uma bagunça completa. Esse é o nosso mundo. Jesus deixa claro que o mundo sempre será assim até que Ele volte.
O trigo e as ervas daninhas estão ligados. Os filhos de Deus e os filhos do diabo estão enraizados no mesmo solo. Suas raízes estão retorcidas. Jesus diz que eles devem ser deixados para crescer juntos até a colheita.
Pertencemos às mesmas famílias; somos educados nas mesmas escolas; trabalhamos nas mesmas empresas. Nossas vidas estão ligadas, mas nem sempre será assim. Quando Cristo vier em glória, Ele se reunirá e se separará.
O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles reunirão fora de seu reino todas as causas de pecado e todos os infratores da lei, e os jogarão na fornalha ardente: “Nesse lugar haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 13: 41-42).
Cristo reunirá e separará
Esta verdade está em toda a Bíblia, e especialmente no Evangelho de Mateus.
João Batista diz de Jesus: Ele limpará a sua eira e colherá o trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo inextinguível". Mateus 3:12
Em Mateus 22, Jesus conta uma história sobre um casamento. Muitas pessoas são convidadas, mas há quem recuse o convite.
“Dois homens estarão no campo; um será levado e um deixado. Duas mulheres estarão moendo na fábrica; um será levado e um deixado. Mateus 24: 40-41
Jesus diz: “Quando o Filho do homem vier em Sua glória ... Ele se sentará em seu glorioso trono. Antes dele serão reunidas todas as nações e ele separará as pessoas umas das outras como um pastor separa as ovelhas das cabras. ”   Mateus 25: 31-32
Quero lhe dar uma visão geral do que a Bíblia nos diz sobre essa separação e, em seguida, examinar a aplicação intensamente prática dessa grande verdade em nossas vidas hoje.
Há muitas coisas sobre o julgamento final que Deus não nos disse.
Acho extremamente difícil imaginar como será esse dia, e espero que você também. Como Deus levará o julgamento a suportar a justiça absoluta na vida de bilhões de pessoas? Quanto tempo isso vai levar?
Tudo o que sabemos é que Deus é Todo-Poderoso e que Ele sabe todas as coisas ...
Deus nos disse o que precisamos saber
Haverá um julgamento e ninguém poderá evitá-lo
"Todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que é devido pelo que fez no corpo, seja bom ou mau."  2 Coríntios 5:10
Encontramos a mesma verdade em todo o Novo Testamento ...
“Por que você julga seu irmão? Ou você, por que você despreza o seu irmão? Pois todos estaremos diante do tribunal de Deus. ” Romanos 14:10
"Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."  Romanos 14:12
"Nenhuma criatura está oculta à sua vista, mas todas estão nuas e expostas aos olhos daquele a quem devemos prestar contas."  Hebreus 4:13
Em outras palavras, quando você prestar contas a Deus, não poderá passar outra versão da verdade, algo que você pode contar dizendo a outras pessoas, mesmo aquelas que estão perto de você.
O bem e o mal estão misturados neste mundo. O trigo e as ervas daninhas estão enraizados juntos, mas nem sempre será assim. Donald Macleod ressalta que um senso de justiça está gravado em todo coração humano ...
"Temos leis, judiciários, juízes e estabelecimentos penais, e todos esses refletem um profundo senso de que a justiça deve ser feita."   
Isso se aplica a todas as culturas. Mas ele diz ...
“Se Deus não tem o direito de realizar seu Grande [Julgamento], nenhum juiz humano tem o direito de realizar o Seu. Se o inferno é imoral, todas as prisões, penitenciárias e centros de detenção do mundo são ultrajantes. ” 

Você não acha que prisões e penitenciárias são um ultraje? Por quê? Porque você é feito à imagem de Deus e sabe que a justiça deve ser feita.
Jesus Cristo será o juiz
"O Pai julga ninguém, mas deu todo o julgamento ao Filho, para que todos possam honrar o Filho, assim como honram o Pai."  João 5: 22-23
A mesma verdade está em Mateus 25: “Quando o Filho do homem vier em sua glória ... Ele se sentará em seu glorioso trono. Antes dele serão reunidas todas as nações e ele separará as pessoas umas das outras como um pastor separa as ovelhas das cabras ”(Mateus 25: 31-32).
Amigos, isso é de grande importância. Sabemos quem será o juiz! Essa é uma informação maravilhosa a ser dada, porque o juiz nos oferece a oportunidade de fazer as pazes com ele agora. Em graça e misericórdia, o juiz convida você a se tornar seu amigo. O juiz veio ao mundo para se oferecer a você como seu Salvador!
Todo mundo que compareceu ao tribunal sabe como é esperar o juiz entrar na sala do tribunal e se sentar. Como será para aqueles que desprezaram a Cristo vê-lo tomar seu lugar como juiz? Como será para você, se o padrão de sua vida é resistir às reivindicações de Cristo?
Imagine a cena como Cristo se senta e diz aos pecadores ...
“Eu sou Jesus contra quem você pecou.
Eu sou Jesus cujas leis você violou.
Eu sou Jesus, cujo sangue você desprezou ... ” [1]
Anos atrás, me deparei com um poema de um soldado na Primeira Guerra Mundial. O nome do homem era Willie, e ele estava vivendo em rebelião contra Deus. Certa noite, Deus lhe deu uma visão na qual ele viu a glória de Cristo, e ele viu algo do que seria para ele estar diante de Jesus ...
“Não há livros nem tronos, é ele que você precisa ver!
É Ele, apenas Ele quem julga os caras como você e eu,
E garotos, mais cedo eu murcharia nas chamas de um inferno ardente
Do que ficar de pé e olhar naqueles olhos e ouvir Sua voz dizer: 'Bem?' ” [2]
Deus é justo e Ele considerará todas as oportunidades e ...
todas as circunstâncias atenuantes ao exercer julgamento
Você pode ter absoluta confiança na justiça de Deus. Nenhum julgamento será desproporcional pelo pecado que eles cometeram. Ninguém será julgado por um pecado que não cometeu. Ninguém será responsabilizado pelo conhecimento que não possuía ou por uma oportunidade que não lhes foi dada.
Jesus realizou milagres na cidade de Betsaida. Essas pessoas tiveram a revelação mais clara possível da glória do Filho de Deus, mas não se arrependeram. Jesus disse sobre esta cidade ...
“Ai de você, Betsaida! Pois se as poderosas obras realizadas em você tivessem sido realizadas em Tiro e Sidon, elas teriam se arrependido há muito tempo em sacos e cinzas. Mas eu lhe digo, será mais suportável no dia do julgamento para Tiro e Sidon do que para você.
Mateus 11: 21-22
O julgamento será feito à luz da oportunidade dada. Os que estão em Tiro e Sidom não tiveram a mesma oportunidade que os que estão em Betsaida, então Jesus diz: “Será mais suportável para eles do que para você. Você recebeu a revelação mais clara possível e não se arrependeu. Agora você é responsável pelo que recebeu e pelo que fez com ele. ”
Em Romanos 2, Paulo aborda a questão daqueles que nunca ouviram falar. A Bíblia nunca fala sobre aqueles que nunca ouviram o Evangelho, mas aborda a questão daqueles que nunca ouviram a lei. Deus deu a lei a Israel, mas e as pessoas que foram criadas adorando outros deuses, como Baal ou Dagon, e nunca ouviram os Dez Mandamentos?
"Todos os que pecaram sem a lei também perecerão sem a lei, e todos os que pecaram de acordo com a lei serão julgados pela lei." Romanos 2:12

Paulo está dizendo: "Entenda isso, ninguém será julgado por uma lei que não lhes foi dada". Como então serão julgadas aquelas pessoas que nunca ouviram os Dez Mandamentos?
"O trabalho da lei está escrito em seus corações, enquanto a consciência deles também presta testemunho, e seus pensamentos conflitantes os acusam ou mesmo os desculpam naquele dia em que, segundo meu evangelho, Deus julga os segredos dos homens por Cristo Jesus."
Romanos 2: 15-16
A consciência nos condena tanto quanto a lei. É claro que há momentos em que tentamos fazer o que era certo em toda a boa consciência, mas há alguém que se sentiria confortável em comparecer diante de Deus com base em uma consciência completamente clara? Eu não seria capaz de ficar diante dele, exceto com base em Jesus Cristo. Anthony Hoekema diz…
“Aqueles que receberam a revelação completa da vontade de Deus no Antigo Testamento e no Novo Testamento serão julgados por sua resposta a toda a Bíblia.

Aqueles que tiveram apenas a revelação do Antigo Testamento serão julgados por sua resposta ao Antigo Testamento.

Aqueles, no entanto, que não receberam nem a revelação encontrada no Antigo Testamento nem a encontrada no Novo serão julgados em termos da luz que tinham. ” [3]
Você vê o profundo impacto disso para nós hoje? Nós que temos a maior luz também temos a maior responsabilidade.
Tiago diz que aqueles que ensinam serão julgados com mais rigor (Tiago 3: 1). Por quê? Qualquer pessoa que fale por Jesus Cristo deve dar conta do que eles disseram em Seu nome.
Mas não é só para quem fala; é também para quem ouve. Jesus disse: "Se você ouvir minhas palavras e não as colocar em prática ..." Como você é? Um homem que constrói sua casa na areia, e no Grande Dia o colapso é terrível. O que você está fazendo com a luz que recebeu?
O julgamento será passado adiante
…… Nossas obras, palavras, motivos e segredos
Todos no céu saberão por que estão lá. Eles estão lá por causa de Jesus Cristo - Sua morte por eles; A vida dele neles. Todos no inferno saberão por que estão lá. Eles estão lá por causa de seus pecados.
Em um tribunal, as acusações devem ser específicas. O juiz não pode dizer: "Você geralmente é uma pessoa ruim, então eu a condeno a cinco anos de prisão". Isso é injustiça. Você não pode fazer isso.
Deve haver cobranças específicas. É assim que será no julgamento.
Uma pessoa no inferno terá pleno conhecimento de por que está lá, tanto quanto uma pessoa no céu. A Bíblia é muito clara sobre o que será julgado.
Trabalho
"Eis que estou chegando em breve, trazendo minha recompensa comigo, para retribuir a todos pelo que ele fez."  Apocalipse 22:12
“O Filho do homem (...) retribuirá cada pessoa de acordo com o que ele fez.”  Mateus 16:27
"Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que lhe é devido pelo que fez."  2 Coríntios 5:10

A salvação é através da fé, porque a fé nos une a Cristo que salva. Mas o julgamento está focado nas obras, pelo mal que será punido e pelo bem que será recompensado. É por isso que Jesus diz que mesmo um copo de água fria dado em nome de Cristo será lembrado e recompensado. 

Para uma pessoa em Cristo, essa é uma razão para grande encorajamento. “Cada um receberá o seu salário segundo o seu trabalho” (1 Coríntios 3: 8).  Na perfeita justiça de Deus, haverá sentenças para aqueles que estão fora de Cristo e recompensas para aqueles que estão em Cristo.
Palavras
"No dia do julgamento, as pessoas darão conta de cada palavra descuidada que falam, pois por suas palavras você será justificado e por suas palavras você será condenado."  Mateus 12: 36-37
É por isso que James diz que os professores serão julgados com maior rigor. Somos responsáveis ​​pelo que ensinamos aos outros. Se falamos em nome de Cristo, devemos prestar contas a Cristo do que dissemos em Seu nome.
Se eu estivesse apenas no ministério para meu conforto, nunca teríamos uma série como essa e eu teria que prestar contas disso. E você corretamente me pergunta: "Por que não ouvimos sobre isso na igreja?"
Motivos
“Não pronuncie julgamento antes do tempo, antes que o Senhor venha, que trará à luz as coisas agora ocultas nas trevas e revelará os propósitos do coração. Então cada um receberá sua recomendação de Deus. ”  1 Coríntios 4: 5
Os motivos de outras pessoas estão escondidos de nós. É por isso que devemos ter muito cuidado ao fazer julgamentos sobre os motivos de outras pessoas. É uma coisa terrível atribuir motivos malignos a alguém; é algo pelo qual você teria que dar uma resposta. Paulo diz que não devemos pronunciar julgamento por motivos antes do tempo. Está chegando o dia em que o Senhor “divulgará os propósitos do coração”.
Uma pessoa está em uma disputa e diz: "Não se trata do dinheiro". E você não sabe se foi sobre o dinheiro. Bem, se foi sobre o dinheiro, Deus fará isso conhecido. E se não foi, e você pensou que era, também saberá disso.
Segredos
“... naquele dia em que, segundo o meu evangelho, Deus julga os segredos dos homens por Cristo Jesus.”  Romanos 2:16
"Pois Deus trará toda ação em juízo, com toda coisa secreta, seja boa ou má."  Eclesiastes 12:14

“Nada é encoberto que não será revelado ou oculto que não será conhecido. Portanto, tudo o que você disser no escuro será ouvido à luz, e o que você sussurrou em salas privadas será proclamado nos telhados.  Lucas 12: 2-3
Como se preparar para o julgamento de Deus
Pratique a paciência e viva em paz
“Se possível, na medida em que isso depende de você, viva pacificamente com todos. Amados, nunca se vingem, mas deixem para a ira de Deus, pois está escrito: 'A vingança é minha, eu retribuirei, diz o Senhor.' ”  Romanos 12: 18-19
Saber que há um dia de julgamento o ajudará a seguir o caminho da paz. Eis como: Quando você sabe que Jesus Cristo é o Juiz e que um dia Ele trará coisas à luz ...
  1. Você pode optar por confiar em uma
    queixa não resolvida …… queixa ou injustiça na mão de Deus
Thomas Watson diz ...
“Que consolo é o dos santos que tiveram julgamento injusto neste mundo, que foram prejudicados por suas propriedades em processos judiciais ou tiveram suas vidas tiradas por uma sentença injusta: Cristo julgará as coisas novamente e dará uma sentença justa ” [4]

  1. Existem situações em que você não pode chegar à verdade ...
… E você fica se perguntando o que realmente aconteceu
Mistérios que nunca são resolvidos nesta vida serão desvendados diante do trono de Deus. Você saberá. Thomas Boston diz…
"Assassinatos secretos, adultérios, roubos, trapaças e outras obras das trevas que desafiaram toda a busca humana [serão] descobertas e expostas ao mundo, com as suas circunstâncias mais mínimas." [5]
Thomas Watson diz que…
"Ele é tão sábio que não pode ser iludido, e tão forte que não pode ser resistido." [6]
Uma pessoa que conseguiu proteger a verdade de você, nunca será capaz de proteger a verdade de Deus. Você pode viver com o que não está resolvido agora, porque sabe que Deus trará à luz a verdade.
iii. Saber que Deus trará a verdade à luz ...
ajudará você a suportar o fardo de críticas injustas
Haverá momentos em sua vida em que as pessoas o julgarão mal. Eles lhe atribuirão motivos malignos e dirão todo tipo de coisa contra você. Como você lida com isso?
Paulo sabia tudo sobre críticas injustas e nos deu uma visão de como ele lida com isso: “Para mim, é uma coisa muito pequena que eu deva ser julgado por você ou por qualquer tribunal humano ...” Uau! Como ele pode dizer isso?   Resposta: “É o Senhor quem me julga” (1 Coríntios 4: 3-4).
Nesta enxurrada de críticas, Paulo diz: “Deus conhece meu coração. Minha consciência está limpa. Quando o Senhor vier, trará a verdade à luz. A grande verdade do julgamento final o salva de ser aleijado por julgamentos falsos. Você precisa dessa verdade para ajudá-lo.
Confesse o pecado e busque a santidade

As obras serão julgadas, então dedique-se a fazer o que agrada ao Senhor

As palavras serão julgadas, assim como mentiras, calúnias e linguagem suja. 

Os motivos serão julgados, então guarde seu coração contra o orgulho, a ganância e a inveja

Segredos serão julgados, então confesse os segredos do seu coração a Deus

"Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e apenas para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça".  1 João 1: 9
Deus trará à luz o que estava oculto, não o que foi confessado. Confesse seus pecados secretos a Deus e peça a Ele para purificá-lo. Se houver outra pessoa que você tenha enganado ou ferido por seu pecado, confesse a ela.
“Estabeleça um tribunal em seu próprio coração…”   [7]

... antes de você chegar ao tribunal de Deus. "Procura-me, ó Deus, e conhece o meu coração ... Veja se há em mim algum caminho doloroso e guia-me no caminho eterno" (Salmo 139: 23-24). O que você confessa, deve abandonar. Alan Redpath costumava dizer ...
"Deus não prometeu perdoar um pecado que você não abandonará."
Você pode falhar nesse pecado novamente no futuro. Mas você não pode confessar um pecado a Deus e pedir a purificação do sangue de Cristo, quando no lugar mais profundo do seu coração você pretende repeti-lo novamente.
Ao confessar seus pecados secretos, busque a santidade no poder do Espírito Santo: "Lute pela paz com todos e pela santidade sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).
Buscar a santidade é a evidência de ter nova vida em Cristo. Uma lâmpada é plantada no chão, mas empurra em direção à luz. É assim que você sabe que está vivo.
Faça amizade com o juiz e confie em Sua promessa
Aqui está o maravilhoso presente de Deus para nós no Evangelho: Cristo, que é seu juiz, se oferece para ser seu amigo. Como isso é possível? Não há algo obscuro em fazer amizade com o juiz?
Jesus é juiz e salvador, e foi para esse propósito que Ele veio ao mundo. Ele pegou nossa carne e nasceu sob a lei. Na cruz, Ele levou nossos pecados e ficou sob nossa sentença. É por isso que Ele é capaz de perdoar.
A Bíblia apresenta a verdade do julgamento como uma razão para chegar a Cristo em arrependimento e fé hoje, e como uma razão para viver em arrependimento e fé todos os dias da sua vida.
"Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus."  Romanos 8: 1
“Quem acusará os eleitos de Deus? É Deus quem justifica. Quem é o que condena?"  Romanos 8:33

Cristo é " capaz de impedir você de tropeçar e apresentá-lo sem culpa diante da presença de sua glória com grande alegria". Judas 24
Por causa do amor de Deus em Jesus, temos confiança no dia do julgamento". 1 João 4:17
Catecismo de Heidelberg
  1. P: Como o retorno de Cristo “para julgar os vivos e os mortos” o consola?
R: Com toda a minha angústia e perseguição, volto meus olhos para os céus e espero com confiança como Juiz, aquele que já foi julgado em meu lugar diante de Deus e, assim, removeu toda a maldição de mim.
Thomas Boston escreve aos crentes cristãos…
“Não deixe que o terror daquele dia o desanime quando pensar nisso…
Erga a cabeça com alegria, pois o último dia será o seu melhor dia. O juiz é seu chefe e marido, seu redentor e seu advogado.
Você deve comparecer perante o tribunal, mas 'não entrará em condenação' ”(João 5:24). 
Colin Smith

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado