Onde você tem fixado o teu olhar?



Introdução : O mês e meio passado foi um turbilhão para os discípulos do Senhor. Apenas quarenta dias antes, eles O viram morrer em uma cruz. Naquele dia, todos os seus sonhos e esperanças desabaram.

Eles se esconderam com medo de sofrer o mesmo destino que Jesus havia experimentado. Mas, três dias após a morte de Jesus, Ele lhes apareceu vivo novamente. O Senhor deles ressuscitou dos mortos! Havia esperança. Ainda eles vacilaram. Eles estavam em pé e caíram.

Então, o Senhor os separou e começou a ensinar-lhes algumas verdades que eles precisavam desesperadamente saber, v. 3 . Ele está indo embora, Ele diz a eles, e Ele está deixando Seu trabalho, Seu ministério nas mãos deles.
  Eles precisavam saber o que o Senhor esperava deles, e Ele os ensinou.
  Eles precisavam saber o que estavam fazendo, e o Senhor os ensinou.
  Eles precisavam de conforto para seus corações angustiados, e Ele lhes deu.
  Ele passou quarenta dias com Seus homens instruindo-os, confortando-os e passando tempo com eles.

Depois de passar os quarenta dias com Jesus após a ressurreição, os discípulos estão de pé com Jesus no Monte das Oliveiras. Ele lhes dá algumas palavras finais de instrução; então, enquanto o observam, começa a se levantar, subindo aos céus. De repente, ele se foi. Ele é tirado da presença deles, e eles ficam perplexos na montanha sem ele.

Nesse momento, os discípulos estão cheios de mais perguntas do que respostas. Suas mentes estão sem dúvida cheias de muitos pensamentos confusos.

Enquanto eles estão lá olhando para o céu, anjos, mensageiros de Deus, aparecem para eles e dizem: “ Vocês, homens da Galiléia, por que estão olhando para o céu? Os anjos perguntam: “O que você está olhando? Em outras palavras, “ O que você tem atenção? Em que você está focado? "" O que você está olhando? "

Esse é o pensamento que eu gostaria de explorar hoje. Quero pregar sobre a pergunta: O que você está olhando? Quero apontar algumas questões que ocuparam a mente dos discípulos no dia em que Jesus subiu de volta ao céu. Essas mesmas questões estão na mente de muitos dos filhos de Deus hoje. Vamos explorar esses problemas juntos e ouvir a palavra que Deus tem para nós hoje

  I.   V. 9   UMA PARTIDA COMPLETA
Enquanto Jesus permanece com Seus discípulos no Monte das Oliveiras, instruindo-os em sua tarefa e em Sua verdade, Ele é subitamente " levado " para o Céu. A gravidade, de repente, perdeu seu poder sobre Jesus, e Ele começou a subir ao céu, até que desapareceu em uma " nuvem ".

A palavra " nuvem " não se refere a uma nuvem de chuva típica. Refere-se à nuvem de glória que envolve a própria presença de Deus. Em outras palavras, quando chegou a hora de Jesus deixar este mundo, Seu Pai O recebeu na glória do próprio Pai e o levou para casa.

Depois que Jesus ascendeu ao céu, Seus discípulos “ olharam firmemente para o céu ”, v. 10 . verso 11 diz que eles estavam “ olhando para o céu ”. As palavras " olhou firmemente " e " olhando " traduzem a mesma palavra. Significa " fixar os olhos, olhar atentamente para alguma coisa ". Isso significa que eles ficaram fascinados com Jesus quando Ele subiu de volta ao céu, espantado com o que estava acontecendo. Eles realmente não deveriam ter se surpreendido. Afinal, Jesus lhes disse que isso aconteceria, João 6:62; 16:28; 17:11 .

Esse " olhar " e " olhar transfixados dos discípulos para o céu fala de mais do que apenas ficarem ali, de espanto extasiado. Isso sugere que eles estavam cuidando dele como homens preocupados por terem perdido alguém para sempre. Sugere um olhar de perplexidade, tristeza e espanto. Talvez seja por isso que os anjos repreenderam levemente os discípulos no versículo 10 .

Para os discípulos, a ascensão do Senhor de volta ao céu mudou tudo. Nos últimos três anos, esses homens passaram quase todos os momentos com Jesus. Eles deixaram família, amigos e negócios para segui-Lo. Agora, Ele se foi, e eles não sabem o que fazer.

Estou certo de que a partida do Senhor deixou os discípulos confusos e preocupados. Eles não entenderam completamente por que Ele teve que deixá-los aqui, enquanto Ele retornava ao Pai.

Há pelo menos três razões pelas quais Jesus teve que ir para o céu enquanto Seus homens estavam aqui.
  Se Jesus não tivesse ido embora, o Espírito de Deus não poderia ter vindo, João 16: 7 . Esses homens andavam de vista. Eles moravam com Jesus. Eles ouviram a voz dele. Eles viram seus milagres. Eles sentiram o toque dele. Ele era real. Ele era tangível. O estava lá.

Quando Jesus morreu na cruz, os discípulos ficaram cheios de medo, João 20:19 . Mesmo após a ressurreição, alguns deles quase desistiram do Senhor, João 21: 3 . Esses homens estavam tão acostumados a estar com Jesus que não acreditavam que poderiam funcionar sem ele.

Quando Jesus sair, e o Espírito Santo vier, esses homens aprenderão a " andar pela fé, não pela vista ", 2 Coríntios 5: 7 . O Espírito de Deus estará neles para capacitá-los para o serviço. Jesus queria usar seus homens para realizar grandes coisas. Ele faria isso através do Espírito Santo, João 14:12 .

Hoje desfrutamos da mesma bênção. Porque Jesus foi embora, e o Espírito veio, Ele habita em todo filho de Deus para guiá-los, guiá-los, ajudá-los, confortá-los e instruí-los nos caminhos de Deus, João 16 .

  Jesus foi ao céu para fazer intercessão por eles. Quando Ele voltou ao céu, Jesus estava sentado à direita de seu Pai, Hebreus 1: 3 . Não sei explicar como tudo isso funciona, mas a Bíblia nos ensina que quando Jesus subiu ao céu, Ele levou Seu povo com Ele, Efésios 2: 6 . Quando Ele se sentou no Céu, Seu povo se sentou no Céu com Ele. Ele está lá hoje como nosso representante, garantindo que onde Ele estiver, um dia estaremos também, João 14: 1-3 .

Temos um representante por dentro. Nosso Salvador está na presença de Deus, onde “ Ele vive para fazer intercessão por nós ”, Hebreus 7:25 . Ou seja, quando o pecado se infiltra em nossas vidas, quando Satanás nos acusa diante do trono de Deus, temos um Salvador que diz: “ Essa dívida já foi paga ”, 1 João 2: 1 .

Sua presença no céu é o motivo pelo qual os santos de Deus são eternamente seguros. O Salvador está sempre intercedendo com o Pai. Assim, somos capazes de permanecer, tanto agora como mais tarde, sem culpa aos olhos do Pai. “ Ora, àquele que é capaz de impedir que você caia e apresentá-lo sem falhas diante da presença de sua glória com grande alegria ” ( Judas 1:24 KJV)

  Jesus foi ao céu para poder voltar para o seu povo algum dia. Antes de ir para a cruz, Ele prometeu que voltaria para Seu povo, João 14: 3 . Os anjos na ascensão reafirmaram essa promessa, Atos 1: 9-10 . Quando a Escritura se fecha, Sua promessa é repetida novamente em Apocalipse 22:20. Nesse versículo, Jesus disse: " Certamente venho rapidamente ".

Tudo o que nós, como crentes, já conhecemos é que Jesus não está aqui fisicamente. Quero lembrar que, embora Ele não esteja aqui conosco, Ele está fisicamente presente no Céu. Um dia, Ele retornará para o Seu povo, para levá-los ao Céu, 1 Tessalonicenses 4: 16-18. 1 Coríntios 15: 51-52 .

Um elemento que ocupou as mentes dos discípulos naquele dia foi a ascensão de Jesus à glória do céu e à presença de seu pai. Faríamos bem em meditar em Sua ascensão e nos alegrar com o que isso significa para nós.

  I.   Uma partida convincente

 II   V. 6-7   UM FUTURO CONFUSO
Com a saída de Jesus, os discípulos se preocupam com o que o futuro reserva para eles e para a obra do Senhor. Eles perguntam a Jesus sobre o futuro e sobre quando podem esperar que Ele estabeleça o reino de Deus. Eles querem saber se chegou a hora ou se devem esperar.

A resposta que o Senhor lhes dá é tudo menos clara. Jesus lhes diz, essencialmente, que tais assuntos não são da sua conta, mas pertencem ao segredo e ao trabalho providencial do Senhor. Deuteronômio 29:29 diz: " As coisas secretas pertencem ao SENHOR nosso Deus ... "

O futuro é uma coisa secreta, que o homem é impedido de conhecer. Nenhum chamado médium, médium, adivinho ou profeta pode lhe dizer o que acontecerá amanhã. Ninguém, exceto Deus, sabe o que o futuro reserva ou quando Jesus virá para o Seu povo. Quem disser diferente está enganando você.

Embora nenhum ser humano possa saber o que o futuro reserva, sabemos quem detém o futuro. Nosso Pai fica fora do tempo. Ele transcende as fronteiras do tempo e do espaço. Embora não possamos ver o futuro, o Senhor já está em todos os nossos amanhãs. Ele preparou o nosso caminho e ordenou nossos passos, Salmo 37:23; Provérbios 16: 9 .

Esse é um pensamento reconfortante, não é? Nosso mundo está cheio de dor, tristeza e mágoa. Ninguém sabe se amanhã será melhor ou pior que hoje. Independentemente do que o caminho da vida mantenha para nós, nosso Pai não apenas caminha conosco, Hebreus 13: 5 , mas também anda à nossa frente para garantir nosso futuro.

Amanhã é uma coisa confusa para nós mortais. Afinal, nem nos é prometido que estaremos aqui, Provérbios 27: 1 . Hoje estamos aqui, amanhã podemos estar na eternidade. Hoje os ventos justos podem estar soprando ao nosso redor, amanhã pode nos encontrar na tempestade de nossas vidas. Embora o futuro possa estar envolto em mistério, para nós, temos a certeza do Senhor de que Ele já está lá e de que ele tem o futuro em mãos.

Os discípulos estavam preocupados com o futuro, mas não precisavam estar. O Pai tinha o futuro em mãos. E quanto a você? Você está preocupado com o amanhã? Preocupações, medos e dúvidas sobre o amanhã o incomodam? Se o fizerem, você não precisa se preocupar ou ter medo. Seu pai já cuidou de todos os seus amanhãs. Eles estão todos na mão Dele e você também!

  I.   Uma partida convincente
 II   Um futuro confuso

III   V. 4-5, 8   UMA TAREFA DESAFIANTE
Outro elemento que chamou a atenção dos discípulos naquele dia foi a designação que receberam no versículo 8 . Jesus lhes diz que eles deveriam ser Suas “ testemunhas ” para o mundo. Eles deveriam começar em Jerusalém, então   eles deveriam levar a mensagem para a Judéia, depois para Samaria, depois para “ a parte mais extrema do mundo ”. Eles foram encarregados de compartilhar o Evangelho com todas as pessoas em todos os lugares.

Seu mandato era " pregar o Evangelho a toda criatura ", Marcos 16:15 . Eles deveriam “ ir e ensinar todas as nações ”, Mateus 28:19 . Esses homens tinham uma mensagem para contar, e o Senhor os enviou para contar. Essa designação deve ter estado na frente e no centro de suas mentes, enquanto observavam Jesus partir do mundo e desaparecer na nuvem de glória.

Nos últimos três anos, os discípulos haviam observado o Senhor Jesus fazer o que Ele estava enviando para fazer. Eles o ouviram pregar o Evangelho, o viram amar os perdidos e o viram atravessar todas as barreiras sociais e religiosas para alcançar os pecadores. Ele os havia usado também. Ele os enviou para pregar, mas sempre estava lá quando eles saíam e quando voltavam.

Agora, Ele está indo embora e eles são deixados para trás para continuar sem Ele. Certamente a tarefa que enfrentaram os encheu de medo. Como eles fariam isso sem ele? Como eles realizariam a obra de Deus se Ele não estivesse aqui para ajudá-los? Neste texto, Jesus lembra-lhes que, embora Ele esteja indo embora, Ele não os está deixando aqui para realizar esta tarefa sozinho.

  No versículo 5 , Jesus promete a eles que " serão batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias ". Essa promessa foi cumprida dez dias depois no dia de Pentecostes, quando o Espírito Deus veio no poder para encher a igreja com Seu poder e presença, Atos 2 .

Na noite anterior à sua morte, o Senhor Jesus prometeu a seus homens que os enviaria alguém para ajudá-los. “ E orarei ao Pai, e ele lhe dará outro Consolador, para que ele fique com você para sempre; Até o espírito da verdade; a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas você o conhece; porque ele habita contigo, e estará em você. Não o deixarei sem conforto: irei até você. ”( João 14: 16–18 KJV)

  No versículo 8 , Jesus diz aos discípulos que o Espírito Santo os capacitará a cumprir a missão que Deus os está deixando aqui para cumprir. Eles não terão que fazer Deus sozinhos; Eles recebem a promessa de Seu poder, Seu toque e Suas bênçãos ao levarem o Evangelho até os confins da terra.

Ainda estamos aqui, e Deus não mudou de idéia! Você sabe por que você ainda está neste mundo? Você está aqui porque o Senhor ainda não terminou com você. Uma razão pela qual Ele nos deixa aqui neste mundo, com todos os seus pecados, seus problemas e suas dores, é para que possamos ser testemunhas de Sua graça salvadora em um mundo preso no pecado. Ele o deixa aqui para que o mundo possa ver Jesus em você, e para que você conte os perdidos sobre o Cristo que salva.
-   “ Vós sois nossa epístola escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens: visto que manifestamente declaramos ser a epístola de Cristo ministrada por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas carnudas do coração. ”( 2 Coríntios 3: 2–3 KJV)
-   “ Porque somos a sua obra, criada em Cristo Jesus para boas obras, que Deus antes ordenou que andássemos nelas. ”( Efésios 2:10 KJV)

   2 Coríntios 3 diz que somos " epístolas ". Ou seja, somos cartas de amor e graça de Deus para um mundo perdido. Ao lerem nossas vidas, devem ler sobre Seu amor, Sua misericórdia, Sua graça e Seu poder salvador.
   Efésios 2:10 diz que somos a " obra " de Deus Essa palavra vem da palavra grega que nos dá a palavra em inglês “ poema ”. Refere-se a " obra-prima de um artista ". Em suma, somos exemplos para o mundo do que Deus pode fazer quando salva uma alma.

É por isso que devemos viver para Ele e sempre estarmos prontos para compartilhar o Evangelho com um mundo perdido. “ Mas santificai o Senhor Deus em seus corações; e esteja sempre pronto para dar uma resposta a todo homem que lhe pede uma razão da esperança que há em você com mansidão e medo: ” ( 1 Pedro 3:15 KJV)

Estou certo de que a tarefa que lhes foi imposta ocupou a mente dos discípulos naquele dia. Receio, no entanto, que a tarefa raramente passe pela nossa cabeça hoje. Temos a mesma tarefa hoje. Que o Senhor nos ajude a tratar dos nossos “ negócios do Pai ”.

  I.   Uma partida convincente
 II   Um futuro confuso
III   Uma tarefa desafiadora

IV   V. 10-11   UMA PROMESSA CONFORTÁVEL
A mente dos discípulos está cheia de muitos pensamentos. Eles receberam uma tarefa que excede em muito suas habilidades. Eles enfrentam um futuro desconhecido e provavelmente um pouco mais do que assustador para eles. Para finalizar, eles acabaram de assistir enquanto seu Salvador, seu Senhor, aquele que eles deixaram para trás a seguir, desapareceu em uma nuvem de glória. Eles estão aterrorizados e cheios de muitas perguntas sobre hoje e sobre todo o amanhã que temos pela frente.

Eles estão tão cativados pela visão de Jesus subindo ao céu que não percebem os dois estranhos que aparecem na montanha com eles. Esses homens, que se tornam anjos, falam palavras de conforto aos discípulos confusos.

Os anjos dizem a eles que “ esse mesmo Jesus, que é levado de você para o céu, entrará da mesma maneira que o viu entrar no céu. Eles dizem: “ Sim, ele foi embora, mas não adianta olhar para o céu com uma sensação de confusão confusa. Jesus foi embora, mas está voltando ”.

A implicação é clara. Os anjos lhes dizem para tratar dos negócios do Senhor, sabendo que, ao trabalharem para Ele e servi-Lo, chegará o dia em que Ele voltará.

Eu já o referenciei, mas essa é a mesma garantia em que vivemos hoje. Enquanto o futuro se desenrola ao nosso redor com todas as suas incertezas e perguntas e enquanto nossas vidas estão ocupadas em servi-Lo, temos a abençoada confiança de que Jesus voltará para reivindicar Seu povo, João 14: 1-3; 1 Tessalonicenses 4: 16-18; 1 Coríntios 15: 51-52 . Um dia Jesus virá buscá-lo e o levará para casa para viver com Ele para sempre no céu. É por isso que Paulo se referiu à vinda do Senhor é: " ... bendita esperança e a gloriosa aparição do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo ".

Não importa o que hoje seja válido ou o que o futuro lhe mostrar, descanse no conhecimento de que Jesus está voltando. Se você O conhece como seu Salvador naquele dia, será um dia de admiração, bênção e glória.

Conc : O que você está vendo hoje? Qual a sua atenção? Com o que você está ocupado hoje?

Você está preso na maravilha de um Salvador ressuscitado, que te ama e que se entregou por você na cruz do Calvário? Se você é pego em Jesus e em Sua glória, isso é maravilhoso. Significa que você está salvo e estará pronto para encontrar Jesus quando Ele voltar.

Você está confuso sobre as mudanças na vida? Você está preocupado com o futuro e o que isso reserva para você? Se você está preocupado com hoje ou amanhã, eu desafio você a deixar isso nas mãos do Senhor. Ele tem o seu hoje e todos os seus amanhãs em mãos. Traga seus medos para Ele e deixe-O confortar seu coração.

Você está servindo ativamente ao Senhor e está fazendo o trabalho de compartilhar o Evangelho que Ele também chamou? Se você está servindo ao Senhor e o compartilhando com os perdidos, continue. Um dia Ele está vindo e Ele o recompensará por seu serviço fiel a Ele.

Você está procurando a vinda dele? Você está pronto para o retorno dele? Se você está procurando por ele, não pare. Ele está vindo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado