Curando feridas espirituais

COMO DEUS CURA FERIDAS ESCONDIDAS?
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. LAMENTAÇÕES 3:21


Todos nós temos, em nosso corpo, marcas. Tenho na minha cabeça uma grande cicatriz de um tombo que eu levei onde tive minha cabeça prensada por um elevador. Foram treze pontos e muitas sequelas a serem superadas. Tenho ouytras cicatrizes que me trazem boas lembranças, como a marca de duas cesáreas na ocasião dos meus dois filhos de barriga. Falo assim por ter mais dois filhos que nasceram do meu coração. 
Sou uma pessoa um pouco acelerada, então é bem frequente eu me machucar, provocar pequenos arranhões e até mesmo pequenos cortes que ,logo cicatrizam. Todo mundo tem marcas, alguns já quebraram ossos.
Mas existem outras marcas que não são visíveis. são as cicatrizes interiores de feridas que foram feitas em nossa alma. 
Se estas cicatrizes já estão fechadas, não há problema, são apenas memórias. Mas se estas memórias nos machucam, nos trazem sentimentos de revolta, tristeza, rejeição, etc.,  então é sinal que estão abertas e precisam cicatrizar. 
Estas feridas as vezes foram causadas por abusos fisicos, emocionais ou espirituais. 
As feridas físicas e emocionais nós sabemos quais são, mas o que são feridas espirituais?
São feridas causadas por ritos espíritualistas, ou até mesmo quando foram manipuladas ou abusadas espiritualmente por aqueles por quem deveriam ser cuidados.
Assim como uma ferida fisica que não cicatriza, a ferida emocional e a espiritual quando permancece agindo, atrapalha a pessoa e sua comunhão com o corpo e com Deus. 
Muitas vezes a gente vem a igreja e suplica a cura fisica, mas esqueça da nossa alma e as feridas permanecem escondidas, até que alguma coisa a faça doer novamente. Aquilo quie a gente chama de gatilho emocional. 
Se esse é o teu caso, trago boas novas: Jesus pode curar todas as feridas escondidas. Vamos começar um processo de cura e de milagres.0

Salmo 147:3: Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.

Jesus, no Seu Ministério de três anos, curou muitas pessoas. Curou lepra, problemas espirituais e toda sorte de doenças. 
Mas como sermos curados na nossa memória ferida?

1. Abra o seu coração e encare a sua ferida
"Enquanto me calei resignado, e me contive inutilmente, minha angústia aumentou." Salmo 39:2
Não podemos nos resignar com a dor e fecharmos o nosso coração.Na continuação, o salmista diz que a dor estava piorando cada vez mais, e o seu peito chegava a arder. 
Tem muitas pessoas que para fugir desta dor acabam por cair na dependencia quimica, quer seja de alcool, de drogas licitas ou ilicitas. 
Outros procuram outras formas de escapa e desenvolvem comportamentos compulsivos tais como trabalhar demais, comer demais, falar demais, etc. 
E a ferida continua lá...

2. Perdoe aqueles que te feriram

O perdão é um ato do coração e faz você experimentar o amor de seu próprio interior. Ele libera a dor, o ressentimento que você carregou como um fardo que feria a você mesmo e aos outros. Você deixa de ser vítima de quem lhe prejudicou. 

Torna-se mais fácil perdoar quando você não multiplica as ofensas, não guarda mágoas e nem permite que a dor cresça em seu coração se relembrando do que lhe fizeram ou do que aconteceu.

 O perdão não é a desculpa pelo pecado. Algumas pessoas "esquecem," isto é, ignoram os pecados cometidos contra elas porque têm medo de enfrentar o pecador. Entretanto a Bíblia é bem explícita sobre o curso da ação a ser seguida quando um irmão peca contra mim (Lucas 17:3; Mateus 18:15-17). O perdão fala de misericórdia, mas não deverá ser confundido com a tolerância e permissão do pecado. O Senhor perdoará ou punirá o pecador, dependendo da reação do pecador ao evangelho, mas ele não tolera a iniquidade.
Porém, o julgamento cabe a Deus.Deus sabe retribuir. Deus sabe a hora, o momento exato da retribuição. E quando Deus vinga, horrível coisa é cair nas Suas mãos. 





.


Romanos 12:17 - Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

Tá bom, perdoei, e agora?

Não fique remexendo nas cicatrizes pois pode abrir de novo. Existe um tempo para tudo. Assim como a ferida fisica pode levar alguns dias para cicatrizar, as feridas emocionais e espirituais também. 
Deus é o dono do tempo. Nenhum segundo passa sem seu desejo e cuidado.
Ele sabe do tempo que precisamos para restaurar nossos sentimentos e curar nossas feridas emocionais. Assim sendo cabe-nos descansar em Deus. Façamos nosso esse pedido e enquanto nosso ‘tempo’ de cura emocional não chegar tenhamos a sabedoria de confiar em Deus e descansar nEle.
Mas depois de cicatrizada, não fique cutucando na memória

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.Lamentações de Jeremias 3:21-24


Quando o gatilho emocional quiser disparar, declare que em nome de Jesus você já está liberto e que não voltará atrás. Quando na sua mente vier lembranças tristes, peça ao Senhor que lembre você da Sua fidelidade, das coisas que Ele já fez por você, do amor imutável dEle, e seja fortalecido e encorajado para continuar sua viajem rumo à terra das promessas. 



Decida ser feliz:
“Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lm.3:26).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado