Feitos a imagem de Deus

Gênesis é uma palavra que simplesmente significa começo .
No capítulo um, encontramos o começo da Bíblia e o começo da Criação. Aprendemos que temos um Deus que pode criar energia, matéria, ondas, tempo, vida e nós por suas próprias palavras. Acho que essa é uma verdade impressionante sobre Deus! Nosso Deus é o Criador glorioso. E de tudo o que Deus poderia ter criado, é incrivelmente humilhante pensar que ele criou você e eu.
No versículo 27, Deus nos revela uma verdade que deve moldar toda a nossa visão da humanidade e de sua criação: “Deus criou o homem à sua própria imagem, à imagem de Deus que ele o criou; homem e mulher, ele os criou. ” O Deus que criou os céus e a terra nos diz o seguinte: somos feitos à sua imagem. Essa é uma realidade muito bonita e complexa, então vamos descompactar três questões importantes que surgem dessa verdade no capítulo um de Gênesis.

Q1: O que significa ser feito à imagem de Deus?

Acredito que há várias maneiras pelas quais os cristãos podem responder fielmente a essa pergunta, mas antes disso, siga-me em Gênesis 1: 26-27:
Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança. E que eles tenham domínio sobre os peixes do mar e sobre os pássaros dos céus, sobre o gado e sobre toda a terra e sobre toda coisa rasteira que rasteja sobre a terra. ” Então Deus criou o homem à sua própria imagem, à imagem de Deus ele o criou; homem e mulher, ele os criou.
Primeiro, ser criado à imagem de Deus significa que recebemos um status único, uma dignidade divina como seres humanos. Isso significa que Deus nos separou e nos fez uma criação muito especial neste mundo. Como cristãos, não podemos esquecer o significado dessa honra especial que Deus concedeu a toda a humanidade.
Em segundo lugar, ser criado à imagem de Deus significa que o próprio Deus determinou como devemos viver. Isso significa que Deus nos fez viver do jeito dele, e não do nosso jeito. JI Packer descreveu uma vez essa palavra "imagem" em Gênesis como "semelhança representativa". Em outras palavras, Deus criou os seres humanos para se representar através de nós na terra.
O que essas verdades significam para nós como cristãos? Devemos lembrar que todas as pessoas, desde a queda de Adão e Eva, abusaram do status privilegiado de serem chamadas portadoras da imagem de Deus. Nossa natureza caída do pecado pode, assim, dificultar a caminhada em santidade e o amor a outras pessoas. Mas, como cristãos, Deus está nos usando para restaurar sua imagem entre seus portadores de imagem caídos, a quem ele ama! Esses versículos de Gênesis devem nos obrigar a amar todas as pessoas como criação de Deus, pois compartilhamos as boas novas de uma cura poderosa que são encontradas apenas no evangelho de Jesus Cristo. Isso também deve nos obrigar a viver como Cristo, em verdadeira justiça e santidade.

P2: Como os portadores de imagens quebradas de Deus podem ser restaurados?

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante enfatizar algo sobre nossa natureza criada como seres humanos. Quando o homem se tornou pecador, os seres humanos não deixaram de ser portadores da imagem de Deus. Embora nossa capacidade de refletir a imagem de Deus seja manchada pelo pecado, ainda podemos refletir a glória de Deus através de nossas vidas.
É por isso que, pela graça comum de Deus, as pessoas más ainda podem fazer coisas boas. A reflexão da imagem de Deus está ligada à forma como fomos criados, e é fundamentalmente o que nos torna humanos. Ser humano é refletir a glória de Deus, ser desumano é pecar contra Deus. Como um espelho que racha, um espelho quebrado não para de ser um espelho. Torna-se apenas um reflexo distorcido do que deveria ser.
Eu acho que a maioria de nós, no fundo, sabe que estamos espiritualmente destruídos. O perigo que enfrentamos é que procuramos nos lugares errados a restauração. Alguns de nós são enganados ao pensar que podemos consertar a nós mesmos se apenas vivermos uma vida boa o suficiente ou errarmos o suficiente. Outros sabem que não podemos nos consertar, então tentamos viver a vida ao máximo, entregando-nos a todo o mundo que isso nos oferece.
Como os portadores da imagem de Deus podem ser restaurados? Não por si mesmos ou pelo mundo, mas apenas por Cristo. Pela graça de Deus, não pertencemos mais a este mundo decaído, porque em Cristo temos a redenção, o perdão dos pecados A razão pela qual Jesus pode nos restaurar não é apenas que ele estava no começo da criação, mas que ele viveu a vida perfeita como o Filho do Homem encarnado, totalmente humano e totalmente Deus. Ao fazer isso, Jesus se tornou o mais puro reflexo e exemplo da gloriosa imagem de Deus na Terra. Em outras palavras, ele era o espelho perfeito, sem riscos, rachaduras, lascas ou manchas.

Q3: se eu fui restaurado, então o que vem depois?

Nossa última pergunta tem a ver com o processo de santificação. É assim que honramos a Deus, buscando a santidade com a ajuda do Espírito Santo. A Bíblia está cheia de maneiras pelas quais devemos responder ao evangelho e refletir a glória de Deus.
Uma maneira é buscar a obediência a Deus. Deus quer que conformamos nossa vontade à sua vontade, de modo que nos afastamos dos pecados anteriores e colocamos os interesses de Deus acima dos nossos. Também divulgamos as boas novas da salvação, quer isso nos leve ao nosso vizinho do outro lado da rua ou aos não alcançados em todo o mundo.
Outra maneira de honrar a Deus é confiar nele para nutrição espiritual e comunhão . Por isso, Deus nos deu sua Palavra e Espírito Santo para nos ajudar a crescer em nosso relacionamento com ele. Ele também nos dá a Igreja, o Corpo de Cristo, para crescer de forma relacional com outros crentes que foram transformados pelo evangelho. Os portadores de imagens também devem confiar na graça e no perdão de Deus por meio de Jesus Cristo durante os períodos em que nos desviarmos.
Também devemos responder a Deus em adoração . Elogie-o pela grandeza e bondade de sua criação que reflete seu trabalho manual. Louve a Deus por tornar a luz para ver e a noite para descansar. Louve a Deus por fazer água, terra e céu. Louve a Deus por todos os dias ensolarados e noites estreladas pela lua. Louve a Deus por encher este mundo com pássaros, peixes e animais de todo tipo. Louve a Deus por fazer você à sua semelhança.
E o melhor de tudo, louve e agradeça a Deus por restaurá-lo em Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado