O tempo de Deus - Os dias são maus


Recentemente, eu estava lendo um livro que discutia nossa noção moderna de tempo. O escritor disse que começamos a ver o tempo como um recurso de que possuímos. Tratamos as atas de nossos dias da mesma forma que tratamos o dinheiro em nosso bolso, considerando como podemos gastar o que cremos ser nosso.
O escritor diz que isso produziu "uma espécie de escravidão ao relógio". 
Mas o que as Escrituras têm a dizer sobre isso? Que tipo de linguagem a Palavra de Deus usa em relação ao tempo?

Os dias são maus

Observe atentamente como você anda, não como imprudente, mas sábio, fazendo o melhor uso do tempo, porque os dias são maus. (Efésios 5: 16-17)
Em sua carta aos efésios, Paulo nos encoraja a fazer "o melhor uso" do tempo. Isto é tão crucial porque os dias em si são maus. O que isto significa? Isso pode significar que o mundo em que vivemos é propenso ao mal. Também poderia significar que, sem nenhuma atividade redentora, o período de um dia em si não leva ninguém a Cristo.
E qual é o melhor uso do nosso tempo?

Deus nos confia o tempo

“Quem, então, é o servo fiel e sábio, a quem seu mestre colocou sobre sua casa, para lhes dar sua comida no tempo apropriado? (Mateus 24:45)
Antes de falar sobre o melhor uso de nosso tempo, devo apontar de onde vem o tempo. Associei tempo a dinheiro no começo deste artigo, e essa é uma boa maneira de pensar sobre isso. Sabemos que o dinheiro é um recurso confiado a nós pelo próprio Deus. Por que o tempo deveria ser diferente?
No versículo acima, vemos que há um mestre da família que confia em seu fiel e sábio servo. A confiança aqui não é apenas distribuir a comida, mas também distribuí-la no momento adequado . O dono da casa concede a seu servo o poder de decidir quando fazer as coisas.
Nós também devemos ver nosso tempo como confiado a nós pelo próprio Deus. Ele nos deu essas coisas e espera que façamos o melhor uso delas. Então, qual é o melhor uso do tempo que recebemos?

O tempo é cumprido em Jesus Cristo

“O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrepender-se e crer no evangelho. ” (Marcos 1:15)
Embora os dias sejam maus, o tempo pode ser cumprido e redimido. Quão? Pelo arrependimento e crendo no evangelho de Jesus Cristo.
Por quê? Como o passado profetizou a Cristo (e o nosso passado incluiu a encarnação, vida, morte e ressurreição de Cristo), o futuro é tudo sobre a glória e o reino de Cristo, e assim o presente deve seguir o exemplo e ser sobre Cristo.
Portanto, "fazer o melhor uso do tempo" significa glorificar a Jesus Cristo e levar outros a Ele!

A noite está chegando

“Devemos trabalhar as obras daquele que me enviou durante o dia; a noite está chegando, quando ninguém pode trabalhar. ” (João 9: 4)
O que quero destacar neste versículo é a sensação de que algum novo tipo de tempo está se aproximando. Jesus se refere a ele como "noite", o que é assustador se você considerar que Jesus é a luz do mundo. Então "noite" implica um novo tipo de tempo em que os dias não são apenas maus, mas completamente escuros.
A diferença que estou tentando transmitir é que, na primeira categoria, o mal pode ser alterado para o bem, enquanto na segunda categoria, a escuridão é incapaz de qualquer mudança. Ouça as palavras de Paulo em 2 Timóteo:
Exijo-vos na presença de Deus e de Cristo Jesus, que deve julgar os vivos e os mortos, e pela sua aparição e seu reino: prega a palavra; Esteja pronto na estação e fora da estação; reprovar, repreender e exortar, com completa paciência e ensino. Pois está chegando o tempo em que as pessoas não sofrerão um bom ensino . (2 Timóteo 4: 1–3)
Portanto, devemos trabalhar para levar as pessoas a Cristo agora! E esperamos que o trabalho seja muito difícil, porque os "dias são maus".

Fique acordado

"Mas fique acordado o tempo todo, orando para que você tenha forças para escapar de todas essas coisas que acontecerão e permanecer diante do Filho do Homem." (Lucas 21:36)
Acho que essa progressão é uma imagem muito útil da história do tempo, de uma perspectiva bíblica. É dia, mas os dias são maus. O que vem depois do dia? Noite. E o que acontece com as pessoas à noite? Eles ficam cansados ​​e adormecem.
Não há nada errado em dormir bem! Jesus certamente não está advogando que puxemos a noite toda como se fôssemos estudantes do ensino médio cobertos por bebida energética. É um discurso figurativo sobre como as coisas vão mudar em relação ao relacionamento do mundo com Deus. Os dias são maus, mas o trabalho ainda pode ser feito. A noite está chegando, onde nenhum trabalho pode ser feito.
Para o cristão, Jesus está pedindo que não sejamos vítimas dessa mudança nos tempos. Ele diz: "fique acordado o tempo todo ". Ou seja, mesmo que o mundo inteiro ao seu redor tenha abandonado a verdade do evangelho, siga a Cristo de qualquer maneira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado