Reflexão Salmo 108


Este salmo é composto de fragmentos de outros dois salmos. A primeira seção (versículos 1-5 é tirada de 57: 7-11); a segunda seção (versículos 6-13, é tirada de 60: 5-12), com pouca alteração na redação de qualquer fragmento. Embora retirado dos salmos de lamento individual (capítulo 57) e nacional (capítulo 60), o presente salmo é composto pelas seções mais positivas de confiança em ambos. O trabalho resultante é um salmo da vitória que apenas aludiu brevemente ao lamento da nação, a saber, seus inimigos sempre presentes (versículos 12-13).
Versículos 1-13: Davi combina porções próprias escritas anteriormente (Salmos 57 e 60), para compor esse salmo que comemora as vitórias de Deus (os versículos 1-5 são de 57: 7-11; os versículos 6-13 são de 60: 5 -12). Ele excluiu os lamentos que começaram cada salmo (57: 1: 6 e 60: 1-4), enquanto penteava suas próprias palavras de exaltação e confiança em Deus com apenas uma ligeira variação de palavras. Nenhuma ocasião histórica específica por trás deste salmo é dada (ver notas nos Salmos 57: 7-11 e 60: 5-12).
I. Exaltação pessoal de Deus (108: 1-5).         
II Confiança pessoal em Deus (108: 6-13).         
A angústia atual faz parecer que Deus abandonou Seu povo, mas eles permanecem queridos por Ele.
Versículos 1-13: Podemos selecionar passagens de salmos diferentes, como aqui (Salmos 57; 60), para ajudar nossas devoções e animar nossa gratidão. Quando o coração está firme na fé e no amor, a língua, empregada em louvores agradecidos, é a nossa glória. Todo presente do Senhor honra e beneficia o possuidor, pois é empregado no serviço de Deus e para a sua glória. Os crentes podem orar com fé e esperança garantidas, por todas as bênçãos da salvação. Que lhes são assegurados pela fiel promessa e convênio de Deus. Então esperem dele ajuda em todos os problemas e vitória em todos os conflitos. Tudo o que fazemos, o que ganhamos, Deus deve ter toda a glória. Senhor, visita todas as nossas almas com esta salvação, com este favor que dás ao teu povo escolhido.
Salmo 108: 1 "Ó Deus, meu coração está firme; cantarei e louvarei, mesmo com a minha glória."
Daqui para o Salmo 108: 6 (as palavras são retiradas do Salmo 57: 7), que vêem:
"Mesmo com a minha glória": minha língua (no Salmo 57: 8), diz-se, "desperta a minha glória" (ver nota no Salmo 57: 7).
A única coisa que afastou Davi de outros pecadores foi que seu coração sempre esteve em Deus. Mesmo tendo caído na tentação da carne com Bate-Seba, ele ainda desejava em seu coração agradar a Deus. Os primeiros versículos deste salmo são encontrados em um salmo anterior. Eu nem vou lhe dar o número, porque sinto que Deus quer que olhemos novamente. Talvez com outra visão, ou Ele não a tivesse aqui. Quando Davi diz que seu coração está firme, isso significa imóvel. Ele determinou em seu coração louvar e adorar a Deus em cânticos, assim como em oração. Hoje existem tantas distrações neste mundo que, se quisermos orar ou louvar, precisamos determinar em nosso coração que faremos isso independentemente das distrações.
Salmo 108: 2 "Desperta, saltério e harpa: eu [eu] acordarei cedo."
Isso é copiado sem alterações (do Salmo 57: 8).
Adoro esse versículo em particular, porque meu horário favorito de comunhão com Deus é às três horas da manhã. Parece que a comunhão é melhor, se for a primeira, antes que comece qualquer agitação do dia. Davi está dizendo, antes que qualquer outra coisa comece, ele toca e canta louvores a Deus.
Salmo 108: 3 "Eu te louvarei, ó Senhor, entre o povo; e eu cantarei louvores a ti entre as nações."
Isso é retirado (Salmo 57: 9). A única mudança é a substituição aqui do nome (יהוה Yahweh por אדני 'Adonāy). Por que essa mudança foi feita é desconhecido.
O outro versículo estava falando de um tempo particular com o SENHOR, e esse versículo está falando de louvor e adoração pública. Davi está dizendo que não tem vergonha de louvar a Deus publicamente. Parece que Davi não apenas louva a Deus lá em seu local de adoração, mas também conta a outras nações a grandeza de Deus. Ele até canta louvores nessas outras nações.
Salmo 108: 4 "Porque a tua misericórdia é grande sobre os céus; e a tua verdade chega às nuvens."
Isso é retirado (Salmo 57:10). A única mudança está na expressão "acima dos céus", em vez de "até os céus". O sentido é essencialmente o mesmo. A idéia particular aqui, se difere da expressão do Salmo 57: 1-11, é que a misericórdia de Deus parece "descer" do céu sobre o homem ou "descer" do alto.
Não que ele precise, mas Davi dá a razão de sua adoração e louvor ao Senhor aqui. Este é possivelmente o assunto de seus louvores também. Davi está dizendo nisso, que a verdade de Deus é a mesma nos céus e na terra.
Salmo 108: 5 "Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e a tua glória acima de toda a terra";
Isso é retirado (Salmo 57:11). A única mudança no hebraico está na inserção da palavra "e" e "tua glória acima de toda a terra".
Davi está falando do desejo de toda a terra adorar a Deus aqui. Davi está expressando novamente que não há maior. Ele está acima de tudo no céu, assim como na terra. Glória a Deus nas alturas. Realmente não sabemos o quão alto Deus habita, mas sabemos que não há ninguém acima Dele.
2 Coríntios 12: 2 "Eu conhecia um homem em Cristo há catorze anos atrás, (seja no corpo, não sei dizer; ou fora do corpo, não sei dizer: Deus sabe;) alguém assim alcançou o terceiro céu."
Salmo 108: 6 "Para que o teu amado seja libertado; salva com a mão direita, e responde-me."
A palavra traduzida como "amado" e o verbo traduzido "podem ser entregues" estão no plural, mostrando que a referência não é a um indivíduo, mas a todo o povo de Deus.
Como já dissemos tantas vezes, Jesus Cristo é a mão direita. A mão direita de Deus é a parte executora da divindade. Ele é o libertador. Ele é o Salvador do mundo.
Salmo 108: 7 "Deus falou em sua santidade; eu me regozijarei, dividirei Siquém e percorrerei o vale de Sucote".
Daqui até o fim do salmo, as palavras são retiradas (Salmo 60: 5; ver nota ali).
Davi era rei, além de ser servo do SENHOR. Ele tinha suas promessas bem em mãos. Agora ele promete a Deus que ele fará a limpeza necessária da casa aqui na terra. Sua alegria nas promessas de Deus não o impedirá de fazer as coisas que Deus lhe pediu que fizesse. Neste momento, Shechem era um problema. Davi decide endireitar o problema para a satisfação de Deus.
Salmo 108: 8 "Gileade é meu; Manassés é meu; Efraim também é a força da minha cabeça; Judá é o meu legislador;"
Isso é retirado (Salmo 60: 7). A única mudança é a omissão da palavra e antes de "Manassés".
Efraim havia dado a Davi mais de 20.000 soldados para ajudá-lo. Isso está falando do poder de controlar todas essas tribos que Davi tinha. Eu acredito que esta também é uma Escritura profética. Efraim (cabeça), representa os cristãos em profecia de quem Jesus é a cabeça. Judá é legislador tem a ver com o Senhor Jesus ser da tribo de Judá. Jesus Cristo é o doador da nova lei da graça.
Salmo 108: 9 "Moabe é a minha pia; sobre Edom lançarei o meu sapato; sobre a Filístia triunfarei."
Idêntico às duas primeiras cláusulas de (Salmo 60: 8). Sobre a Filístia triunfarei. No (Salmo 60: 8), a expressão usada é diferente. Aí temos: "Filístia, triunfa sobre mim" ou "por minha causa". Aparentemente, o compilador não entendeu a ironia de David e, portanto, mudou a forma do verbo.
Moabe será conquistado e feito para servir a Davi. Davi tinha um pouco de amor por Moabe, pois Rute era uma mulher moabita. Edom era um país muito contrário a Davi e a todo o povo de Deus. Davi os vencerá e os colocará sob seus pés. Edom nunca é realmente perdoado por Deus pela maneira como tratavam os israelitas. Parecia que Davi havia subjugado os filisteus mais de uma vez.
Salmo 108: 10 "Quem me levará à cidade forte? Quem me levará a Edom?"
Isto é retirado, sem alteração, de (Salmo 60: 9).
Davi está plenamente consciente da força de Edom. Ele sabe que Deus deve estar com ele, e até lutar por ele, para que isso seja uma vitória. Davi sabe muito bem que Deus estará com ele, porque, mesmo quando menino, Deus o havia ajudado a conquistar Golias. A cidade forte mencionada aqui é Petra.
Salmo 108: 11 "Não queres, ó Deus, quem nos rejeitaste? E não queres, ó Deus, sair com os nossos exércitos?"
Isto é retirado (Salmo 60:10), sem mudança no hebraico, exceto que a palavra "tu" (no primeiro membro do versículo) é omitida.
Davi tem certeza de que Deus estará com ele. Talvez isso aconteça após o incidente de Bate-Seba, e Davi lembra a Deus que, por um momento, ele se afastou de Davi. Davi tem certeza, em seu coração, que Deus o ajudará nesta batalha e que ele será vitorioso. Edom também foi inimigo de Deus.
Salmo 108: 12 "Ajude-nos com a angústia, porque em vão a ajuda do homem."
Isso é copiado de (Salmo 60:11).
Davi sabe que, embora tenha a ajuda de Efraim, isso não é suficiente. Ele precisa da ajuda de Deus para enfrentar um grupo tão poderoso como Edom. O homem não pode ajudá-lo. Sua ajuda deve vir de Deus.
Salmo 108: 13 "Por Deus faremos valentemente: porque ele é quem derruba os nossos inimigos."
Isso também é retirado (Salmo 60:12), sem alterações.
Assim, o salmo, embora composto por partes de dois salmos separados, é completo e contínuo em si mesmo. Não há interrupção ou discrepância na corrente de pensamento, mas a unidade é tão perfeita como se tivesse sido uma composição original. Deve-se observar também que, embora nos salmos originais, as partes usadas aqui tenham uma conexão diferente. E são completos separadamente lá, ainda como empregados aqui. Eles parecem ser exatamente adequados ao novo uso que é feito da linguagem. E embora as "razões" originais para o uso da linguagem não apareçam aqui, ainda há uma razão suficiente para que a linguagem aparente no salmo seja reorganizada. Para um israelita, também, pode haver um novo interesse no uso da língua no fato de que as palavras com as quais ele estava familiarizado são empregadas para outros fins.
Você pode ver facilmente que Davi quer a ajuda de Deus. Deus sempre ajudou nas batalhas de Davi. É disso que Davi está dependendo aqui.
Salmos 108 Perguntas
1.      O que separou Davi de outros pecadores?
2.      Existem tantas distrações no mundo hoje, o que devemos fazer se quisermos ter tempo para Deus?
3.      Por que o autor ama particularmente o versículo 2?
4.      Eu __________ te entre o povo.
5.      Qual é a diferença entre o louvor no versículo 2 e o louvor no versículo 3?
6.      Até que ponto a verdade do Senhor se eleva?
7. O      versículo 6 diz: salve com o seu _____ _____.
8.      Quem é a mão direita?
9.      No versículo 7, ele diz que irá dividir ___________.
10.  Quantos soldados Efraim enviou para ajudá-lo?
11.  Judá é meu _____________.
12.  ______ é o meu vaso sanitário.
13.  Acima de ______ vou atirar meu sapato.
14.  Por que Davi teve um pouco de amor por Moabe?
15.  Por que Edom nunca é perdoado?
16.  Quem são os filisteus no versículo 9?
17.  Qual é o nome da cidade forte?
18.  O que Davi sabe que é a única maneira de derrotar Edom?
19.  Dê-nos ajuda para problemas: pois _______ é a ajuda do homem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado