Vivendo acima da linha da serpente



Colossenses 1: 9-17
VIVENDO ACIMA DA LINHA DE SERPENTES
Introdução : Existe, na natureza, uma linha invisível, mas muito real e definitiva, acima da qual você nunca encontrará uma cobra. Os primeiros colonos nos Estados Unidos se referiam a essa linha como " a linha da cobra " ou "linha da serpente".  Muitas vezes, quando compravam um imóvel, perguntavam ao vendedor se o imóvel estava ou não acima da " linha da cobra ".

Eles sabiam que a terra na montanha era mais rochosa, mais difícil de limpar e não tão fértil quanto a terra no vale. Mas eles também sabiam que a terra no vale estava infestada de cascavéis, aditivos e cabeças de cobre. Muitos colonos optaram por criar suas famílias em terrenos mais altos, acima da “ linha da cobra ”, em vez de arriscar mordidas de cobra para si ou para suas famílias.

Assim como o Senhor desenhou uma linha invisível nas montanhas pelas quais as cobras não podem passar, também existe uma " linha de cobra " espiritual .
•   Existe um nível de vida superior ao do mundo.
•   Existe um nível de vida disponível para os filhos de Deus que lhes permite viver vidas que são santas, agradáveis ​​ao Senhor e livres de muitos dos problemas que fazem com que “ o caminho do transgressor ” seja “ difícil ”. Provérbios 13:15 )

Esta passagem fala sobre essa " linha de cobra " espiritual Aqui, somos informados de como chegamos acima da “ linha da cobra ” e como podemos ficar lá. Quero compartilhar três fatos com você sobre o " Living Above The Snake Line" (Vivendo acima da linha da serpente) Quero mostrar que fomos elevados acima da linha da serpente Nós fomos iluminados sobre a linha da serpente e que fomos fortalecidos contra a serpente .

Vamos considerar esses fatos ao pensarmos em Living Above The Snake Line .

  I. V. 12-14  ESTAMOS ELEVADOS ACIMA DA LINHA DE SERPENTES
Quando nascemos neste mundo, nascemos nas terras baixas do pecado.
•   A Bíblia é clara: “ todos pecaram e carecem da glória de Deus ”, Romanos 3:23 .
•   Acrescente a isso o fato de que todo pecador está “ morto em ofensas e pecados” Efésios 2: 1 .
•   E que todos “ andamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe do poder do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência ”, Efésios 2: 2 .
•   E que “ todos nós conversamos em tempos passados ​​nas concupiscências da nossa carne, cumprindo os desejos da carne e da mente; e foram por natureza filhos da ira, assim como outros ”, Efésios 2: 3 .
•   A imagem fica nítida.

A Palavra de Deus está nos ensinando que toda pessoa perdida no mundo vive abaixo da " linha da serpente ". Eles provam isso todos os dias em que vivem pela maneira como vivem e pelas coisas que fazem. Como os filhos de Israel no deserto ( Números 21 ), os perdidos foram mordidos pela serpente do pecado e todos estão em grande perigo.

•   A planície do pecado é um local de pobreza espiritual, cansaço, exaustão e colapso.
•   É um lugar de desesperança, tristeza, confusão e dor.
•   É um lugar de corações partidos, sonhos despedaçados, relacionamentos arruinados e mentes perturbadas.
•   É um lugar onde as serpentes cruéis do pecado injetam seu veneno venenoso repetidamente, trazendo dor, pobreza, destruição e morte. O testemunho dessa verdade está em todo lugar para ser visto! )
•   A planície é um local de terrível perigo!

O fim do caminho para toda pessoa mordida pela serpente do pecado é a morte, Romanos 6:23; Ezequiel 18: 4 . A morte mencionada na Bíblia não é meramente a morte que leva ao cemitério; é uma morte que a Bíblia chama de " segunda morte ". Fala da eterna separação do próprio Deus nos fogos do inferno, Salmo 9: 7 .

Aqui está como o Novo Testamento o descreve: “ Em fogo flamejante, vingando-se daqueles que não conhecem a Deus e que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo: Quem será punido com a destruição eterna da presença do Senhor e de a glória do seu poder . ” 2 Tessalonicenses 1: 8–9 KJV)

Essa é a condição do pecador perdido.

•   Quando uma pessoa vem a Jesus Cristo para salvação, ela é levantada do vale do pecado e colocada em lugares altos com Jesus Cristo.
• A   fé em Jesus Cristo, através do poder do Evangelho da graça, livra o filho de Deus da planície com todos os seus terrores.
• A   fé em Jesus eleva o crente para fora do vale com todas as suas cobras e as coloca acima da “ linha da serpente ”.

A terra acima da “ linha da serpente ” é um lugar de reabastecimento espiritual, abundância espiritual, segurança espiritual, segurança espiritual, segurança espiritual, esperança espiritual e abundância espiritual completa. Acima de " a linha da cobra " é o lugar que você quer estar! Nos versículos 12-14 , Paulo nos diz como os crentes chegam lá.

Considere o idioma que Paulo usa aqui.
•   V. 12 - Deus é nosso " Pai " - Quando um pecador vem a Jesus para salvação, o pecador é adotado na família de Deus, Romanos 8:15 .

•   V. 12 - Fomos " feitos ... nos encontrar ... para ser participantes da herança dos santos na luz " - Esta frase significa que todos os crentes receberam sua porção da glória eterna que aqueles que já estão no Céu desfrutam hoje. Há esperança e o céu no caminho para todo filho de Deus, João 14: 1-3; Apocalipse 21: 4 .

•   V. 13 - Fomos “ libertados ... do poder das trevas ” - Pecado e Satanás não têm mais poder sobre nós. Nos foi dada a capacidade de dizer " não " ao pecado, à tentação e aos truques e armadilhas do diabo, Rom. 6:14 . Em outras palavras, somos livres!

•   V. 13 - Fomos “ traduzidos ... para o reino de Seu querido Filho ” - A palavra “ traduzido ” significa “ ser levado embora ”. Quando Deus nos salvou, Ele " nos levou embora ", levando-nos para fora da planície do pecado (" o poder das trevas "), colocando-nos no " reino de Seu querido Filho ". Temos um novo " pai ". Nós temos um novo " rei ". Como cidadãos de um novo reino, temos um modo de vida inteiramente novo, 2 Coríntios 5:17; Filipenses 3:20 .

•   V. 14 - “ Temos redenção pelo Seu sangue ” - A palavra “ redenção ” significa “ perder após o pagamento de um preço de resgate ”. O Senhor Jesus morreu na cruz para nos redimir da ira de Deus. Ele pagou nossa dívida em Seu próprio sangue e nos libertou para viver uma nova vida Nele.

•   V. 14 - Temos " o perdão do pecado " - Todas as coisas que fizemos na planície do pecado, juntamente com toda a corrupção produzida em nós e por nós, foram purificadas e somos " perdoados ". Nós somos " livres "! Jó 14:17; Salmo 103: 12; Isaías 38:17; Isaías 43:25; Jeremias 50:20; Miquéias 7:19; 1 João 1: 7 )

Tudo isso é uma forte evidência de que fomos elevados a um lugar mais alto em Cristo. Ele alcançou a planície do pecado e nos levantou para Sua glória. Ele nos colocou em terreno mais alto, acima da “ linha da serpente ”, e nos libertou do poder da serpente para nos controlar por mais tempo. Aleluia!

Segundo a Bíblia, nossa nova vida em Cristo, nossa vida acima da “ linha da serpente ” é uma realidade.
•   “ Se vós ressuscitardes com Cristo, procurai as coisas que estão no alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Concentre sua afeição nas coisas de cima, não nas coisas da terra. Pois vós estais mortos, e vossa vida está oculta com Cristo em Deus. ”( Colossenses 3: 1–3 KJV)
•   “ Porque assim diz o alto e altivo que habita a eternidade, cujo nome é santo; Eu moro no lugar alto e santo, com ele também que é de espírito contrito e humilde, para reviver o espírito dos humildes e reviver o coração dos contritos. ”( Isaías 57:15 KJV)
•   “ Mas os que esperam no SENHOR renovam suas forças; subirão com asas como águias; eles correrão e não se cansarão; e andarão, e não desmaiarão. ”( Isaías 40:31 KJV)

De acordo com a mesma Bíblia, fomos elevados mais alto do que podemos imaginar:
“ E nos levantou juntos, e nos fez sentar juntos nos lugares celestiais em Cristo Jesus: ” ( Efésios 2: 6 KJV)

Se você foi salvo, você foi elevado!
•   Você não é a mesma pessoa que costumava ser.
•   Você não tem os mesmos desejos que costumava ter.
•   Você foi equipado para viver em um nível muito mais alto do que o mundo ao seu redor.
•   Para isso, você deve fazer o que Paulo diz no versículo 12 e dar “ graças ao Pai. "

Se você não foi salvo, você ainda está em perigo. O veneno da serpente do pecado ainda corre por suas veias. Você está preso em seus pecados e está indo para o inferno.

Sua história não precisa terminar em julgamento e inferno!
•   Você pode ser elevado.
•   Você pode ser retirado.
•   Você pode ser entregue.
•   Você pode receber uma nova vida; uma nova vida em Cristo.
•   Ele vai te salvar.
•   Ele vai mudar você.
•   Ele o colocará acima da " linha da cobra ".
•   Em Jesus, acima da “ linha da serpente ”, você estará livre, seguro, protegido e salvo.
•   Venha a Jesus, amigo perdido! Venha a Jesus agora mesmo!

  I.  Nós fomos elevados acima da linha da serpente

 II V. 9-10  Fomos iluminados sobre a linha da serpente
Aqueles que foram salvos pela graça e colocados acima da “ linha da serpente ” compreendem a diferença entre a nova vida que receberam em Jesus e a antiga vida que viveram em pecado.
•   O poder e os privilégios da nova vida em Jesus contrastam com a antiga vida do pecado vivida abaixo da “ linha da serpente ”.
•   O caráter e a qualidade de nossa nova vida em Jesus expõem claramente o vazio e a futilidade da vida vivida nas terras baixas do pecado.

Observe como Paulo descreve as diferenças:
•   V. 9 - Quando recebemos uma nova vida em Cristo acima da “ linha da serpente ”, temos a capacidade de conhecer a Deus, conhecer Sua vontade e conhecer Sua verdade. Tudo isso é ensinado na linguagem do versículo 9 .
   “ Cheio ” - “ estar completamente cheio 
   Conhecimento " - " conhecer plenamente "
   “ Vontade ” - “ aquilo que Deus decretou 
   Sabedoria " - " A verdade de Deus, conhecida, entendida e vivida "
   Entendimento Espiritual " - " uma inteligência fora de nós mesmos "; “A capacidade de conhecer e compreender o que não pode ser conhecido ou compreendido naturalmente 
   Este versículo nos ensina que os remidos receberam a capacidade de conhecer a verdade espiritual profunda.
   Aqueles que vivem acima da “ linha da serpente ” podem, até certo ponto, entender Deus e conhecer Sua verdade, Sua vontade e Seus caminhos, e estão capacitados a viver essa verdade e conhecimento em suas vidas diárias.
   “ Mas o homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus, porque são loucuras para ele; nem ele pode conhecê-las, porque são discernidas espiritualmente. ”( 1 Coríntios 2:14 KJV)

•   O resultado desse conhecimento e sabedoria piedosos é exposto no versículo 10 . Este versículo nos mostra o que diferencia os que vivem acima da “ linha da serpente ” daqueles que amam abaixo. Aqueles que vivem acima da " linha da cobra ":
   Ande digno do Senhor a todos os agradáveis - Isso não significa que somos " dignos " do que o Senhor fez por nós quando Ele morreu, foi sepultado, ressuscitou e nos redimiu por Sua graça. Nunca poderíamos merecer esse tipo de amor, misericórdia e graça.

A palavra " digno " significa " devir; ou de maneira apropriada ”. Paulo diz aqui que aqueles que vivem acima da “ linha da serpente ” são capacitados a viver vidas que são “ agradáveis ” ao Senhor. Eles são capazes de viver de uma maneira “ adequada ” ao que o Senhor fez por eles. Em outras palavras, suas vidas podem ser “ que ficam bem em Jesus ”, Filipenses 1:27 .

   São frutíferas em toda boa obra - Isso significa que são " férteis ". Suas vidas dão evidências claras de que foram salvos pela graça.

Como um santo prova que é salvo?
•   Eles provam isso por sua obediência ( João 14:15 ).
•   Eles provam isso por sua santidade ( 1 Pedro 1:16 ).
•   Eles provam isso por amor ( 1 João 3:14 ).
•   Eles provam isso por suas obras ( Efésios 2:10; Tiago 2:18 ).
•   Em outras palavras, eles provam isso pelo fruto que dão. Os santos dão frutos simplesmente " permanecendo " em Jesus. Quando nos rendermos a Ele, e permitirmos que Ele viva através de nós, nossas vidas serão frutíferas para Sua glória.
✴ “ Eu sou a videira, vós sois os ramos: Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ”( João 15: 5 KJV )
✴ “ Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; assim sereis meus discípulos. ”( João 15: 8 KJV )

   Estão aumentando no conhecimento de Deus - Aqueles que vivem acima da “ linha da serpente ” estão sempre aumentando em seu entendimento de Quem é Deus, do que Deus deseja e de como Deus opera. Esse conhecimento vem da leitura de Sua Palavra, da comunicação com Ele em oração e da caminhada com Ele em humilde obediência, dia após dia.
   Esse tipo de vida simplesmente não é possível para aqueles que ainda estão em seus pecados. Está disponível apenas para aqueles que são salvos pela graça; para aqueles que foram colocados acima " da linha da cobra ".

Pessoas que conhecem o Senhor são diferentes!
•   Eles foram mudados pelo poder de Deus e elevados acima da “ linha da serpente ”.
•   As pessoas que conhecem o Senhor se esforçam para viver diferente do que costumavam.
•   Eles foram mudados e desejam lutar por uma vida superior à vida em que viveram.

Ilustração : Uma vez, uma menina estava brincando no quintal quando parou para examinar as flores no jardim de sua mãe.

Ela disse: " Mãe, eu sei porque as flores crescem ".

“ Por quê? ”, Perguntou a mãe.

“ Porque ”, explicou a menininha, “ eles querem sair da sujeira ”.

Esse desejo de " sair da sujeira " reside no coração de todo filho de Deus. Queremos viver melhor porque o conhecemos!

Esse desejo, embora real, destaca um problema sério para aqueles que foram salvos. O problema é que ainda pecamos e frequentemente pecamos. Para que isso aconteça, devemos descer abaixo da “ linha das serpentes ”, reentrando no país habitado pelas serpentes do pecado.

Aqui está a parte realmente triste, para nos movermos abaixo da “ linha da cobra ” não exige que nos movamos uma polegada geograficamente. Não precisamos fazer um movimento físico para ir das alturas mais altas de Jesus às mais baixas do pecado.

Podemos ir do topo da montanha espiritual mais alta ao fundo do vale espiritual mais baixo em um instante, e podemos fazer tudo isso em nossos corações.
•   É por isso que você pode encontrar pecadores como Adão e Eva na perfeição do Jardim do Éden, e santos como os crentes efésios na fossa da antiga Éfeso.
•   É por isso que às vezes podemos ser elevados espiritualmente no domingo e nas profundezas do vale do pecado na segunda-feira.

Precisamos lembrar de alguns fatos muito importantes.
•   Se fomos salvos, sabemos a verdade.
•   Sabemos onde está “ a linha da cobra ”.
•   Sabemos onde o Senhor quer que estejamos.
•   Quando pecamos, pecamos porque escolhemos viver abaixo do lugar elevado a que fomos elevados em Cristo.
•   Em outras palavras, sempre pecamos porque escolhemos.
•   Pecamos porque escolhemos viver abaixo do local em que fomos colocados pelo Senhor Jesus.
•   Devemos descer abaixo da “ linha da serpente ” antes de sermos prejudicados pela serpente do pecado!

Lembra-se de Davi Jonas Sansão rei Saul filho pródigo Todos caem no pecado porque escolheram cair. Eles escolheram descer ao vale do pecado e deixar para trás as alturas da santidade e da proximidade de Deus.

•   Se você desceu abaixo da “ linha da serpente ” e permitiu o pecado em sua vida, você pode ser perdoado, pode ser restaurado. Há perdão e purificação na confissão e arrependimento, 1 João 1: 9 .

Infelizmente, muitas pessoas que afirmam ser resgatadas vivem abaixo da “ linha da cobra ”.

Ilustração : ouvi falar de um jovem pregador que andava de bicicleta em todos os lugares que passava. Um dia, ele estava andando na rua e encontrou outro pregador mais velho, que lhe perguntou: “ Por que você está andando? Onde está sua bicicleta ?

 O jovem pregador respondeu: “ Eu não sei. Ele simplesmente desapareceu. Suponho que alguém roubou e acho que poderia ter sido um membro da minha igreja. O que devo fazer ?

O velho pregador sábio disse: “ Vá à igreja no domingo e pregue nos Dez Mandamentos. Quando você chegar ao que diz: “Não furtarás”, martele um pouco e a pessoa culpada será condenada e devolverá sua bicicleta ”.

Alguns dias depois, os dois pregadores se encontraram novamente. O jovem pregador estava andando de bicicleta dessa vez. O pregador mais velho perguntou se ele havia seguido seu conselho.

O pregador mais jovem respondeu: “ Sim, eu fiz. Eu preguei através dos Dez Mandamentos e estava planejando pregar por um tempo, como você disse, no que diz 'Não furtarás'. Mas, quando cheguei ao que dizia: "Não cometerás adultério", lembrei-me de onde deixei minha bicicleta ".

Nós rimos disso, mas todos sabemos que existe um núcleo de verdade lá. Muitas vezes, sabemos melhor do que nós!

•   Se você ainda está preso na planície do pecado, novamente, peço que você venha a Jesus. Ele te salvará. Ele te purificará. Ele mudará sua vida para sempre!

  I.  Nós fomos elevados acima da linha da serpente
 II  Nós fomos iluminados sobre a linha de serpentes

III V. 11, 15-17  Fomos capacitados contra a linha da serpente
Esses versículos nos ensinam que não estamos sozinhos em nossa luta contra o pecado. O versículo 11 nos diz que somos " fortalecidos " por " Seu poder ". Seu " poder " trabalha para nos dar " paciência " e " longanimidade com alegria ".

Vamos tirar um momento para examinar as palavras desse versículo. Eles nos ajudam a entender a verdade de que não precisamos viver como costumamos viver. Estivemos acima da “ linha da serpente ” e temos a ajuda do Senhor para ficar lá.

•   Fortalecido - A palavra significa estar " ativado ".
•   Poder - Esta palavra fala de " autoridade, força e poder ".
•   Poder glorioso - Esta frase se refere a uma força que se estende " além do comum ".
•   Paciência - " Resistência do paciente " está em mente aqui.
•   Longsuffering - Esta palavra se refere a " tolerância; ou firmes ”quando outros caíam.
•   Alegria - Esta palavra fala de " alegria ".
•   Tomados em conjunto com os versículos 15-17 , isso nos ensina que somos " capacitados " a viver para Deus com um " poder " que excede o " poder " humano " comum ".
•   Por Seu “ poder ”, somos “ capacitados ” a “ permanecer firmes ” com um espírito “ alegre ”, “ suportando pacientemente ” tudo o que a vida, o mundo e o inimigo nos lançam.
•   Esse " poder " é o " poder " que nosso Senhor exerceu na criação.
•   É o " poder " que Ele exerce para manter esse universo unido.

O Senhor Jesus Cristo nos capacita a viver para Ele, estendendo-nos Sua incrível capacidade onipotente. Isso nos possibilita viver acima da " linha da serpente ", não em nosso próprio " poder ", mas no Seu. Seu “ poder ”, trabalhando em nós, nos dá a “ autoridade ” para viver vidas que são “ agradáveis ” a Deus, “ frutíferas em toda boa obra ” e sempre “ crescentes no conhecimento de Deus. "

O resultado final é que não precisamos mais viver abaixo da " linha da cobra "! Não precisamos mais ser escravos de nossas paixões e pecados, Romanos 6:14 . Nós fomos elevados nós fomos iluminados e fomos capacitados a viver um novo tipo de vida em Cristo Jesus. Somos livres, livres para viver para o Senhor e somos " capacitados " a viver para Ele por Seu " poder ".

Como alcançamos esse tipo de vida? Fazemos isso lutando contra o pecado e nossa natureza pecaminosa? Fazemos isso vivendo de acordo com as regras? Fazemo-lo por nossos próprios esforços? Não! Fazemos isso simplesmente cedendo a Jesus, João 15: 5 . Quando nos submetemos a Ele, Ele vive através de nós. Quando Ele vive através de nós, se reproduz em nós, Gálatas 5: 22-23 . O caminho para derrotar o pecado é pela altitude. Quando vivemos no nível de Cristo, estamos acima da “ linha da serpente ” e o pecado não pode nos afetar.

Ilustração : Li sobre um piloto da Segunda Guerra Mundial que decolou de uma das ilhas do Pacífico no início de uma manhã. Pouco depois de decolar, ele ouviu um ruído arranhando entre as paredes da fuselagem do avião. Ele logo percebeu que era um rato. Ele desligou o motor e ouviu o que parecia mastigar.

Entre essas paredes, com o rato, estavam os cabos que controlavam as abas e os lemes, as linhas hidráulicas e todos os fios elétricos. O piloto sabia que o rato acabaria mastigando algo importante e fazendo com que o avião caísse. Não havia como o piloto chegar ao rato, mas ele logo decidiu se matar.

Puxando o bastão, ele guiou o avião diretamente para o ar, mirando diretamente em direção ao sol. Mais alto e mais alto o avião subiu ao céu. Logo, o avião alcançou uma altitude onde havia muito pouco oxigênio. Em um momento, a mastigação parou. Quando o piloto pousou, ele logo recuperou o cadáver do rato.

O remédio que salvou o piloto e seu avião foi a altitude. O rato não poderia viver sem oxigênio.

A solução para o nosso problema de pecado é a altitude. Quando o pecado começa a aparecer; quando você é tentado a descer abaixo do lugar que Cristo colocou quando ele te salvou; quando você vê a vegetação e os pontos turísticos da planície; você não deve cair. A resposta é para você subir. Coloque seu rosto em direção ao Filho de Deus e suba cada vez mais alto até que o desejo pelo mundo abaixo desapareça.

Conc : Ilustração : Certa vez, dois meninos estavam brincando em alguns penhascos à beira-mar na Nova Escócia. Na borda de um desses penhascos, encontraram um ninho contendo algumas águias. Eles levaram uma para casa e a colocaram com uma das galinhas e seus filhotes.

Com o tempo, a pequena águia cresceu e, à medida que crescia, tornou-se cada vez mais evidente que a águia não era uma galinha. A aguiazinha ficava por longas horas olhando para o céu, como se desejasse voar alto lá em cima, em vez de andar no chão como uma galinha.

Com o passar do tempo, a águia tentava bater as asas, mas ele só conseguia bater no chão.

Então, um dia, a jovem águia estava em pé na luz do sol, olhando para o céu como de costume, quando outra águia voou acima. A águia aterrada ficou estranhamente agitada. Esticando-se nas extremidades de suas garras, ele abriu suas grandes asas e, com um grito estranho, levantou-se do chão, cada vez mais alto que voava, até logo desaparecer de vista.

Foi um ótimo dia para a águia quando ele descobriu que não era uma galinha destinada a passar a vida arranhando a terra, mas que era uma águia, destinada a voar no céu celestial, muito acima do mundo abaixo.

•   Será um ótimo dia em sua vida quando você finalmente aprender que não precisa se arrepender em pecado.
•   Será um grande dia em sua vida quando você descobrir que Cristo o salvou para habitar nos altos, acima dos pecados e tristezas deste mundo perverso e amaldiçoado pelo pecado.
•   Será um ótimo dia quando você finalmente entender que pode viver acima da “ linha da cobra ”.
•   Será um dia ainda maior quando você começar a morar lá!

O Senhor falou com você hoje?
•   Você precisa ser salvo e libertado do pecado? Você precisa que o Senhor o levante acima da “ linha da cobra ”?
•   Você precisa fixar seus olhos acima do nível em que vive atualmente? Você precisa subir acima da " linha da cobra "?
Fonte: http://sermonnotebook.org/new%20testament/Colossians%201_9-17.htm
Tradução: Denise Mardegan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado