Avivamento e Oração

O poder da oração libera ministério de palavras e ministério de poder

Resumo: Os meio bilhão ou mais de pentecostais e carismáticos do mundo acreditam que poder de Deus é liberado nos crentes por meio de sua experiência pessoal no Pentecostes . Isso é verdade, mas uma chave adicional para a liberação desse poder é frequentemente negligenciada, e essa chave é a oração .

Certa vez, fiz um estudo aprofundado do Livro de Atos, no qual examinei os dez primeiros "movimentos" de Deus que levaram à salvação de almas. Descobri pelo registro de Atos que nove dessas dez manifestações divinas estavam associadas a uma cura notável , milagre ou outra manifestação sobrenatural . Por exemplo:
• Em Atos 2: 1-4, vemos o derramamento poderoso do Espírito Santo no Pentecostes , resultando em 3.000 pessoas sendo salvas e batizadas na água (v. 41).
 
• Em Atos 3: 2-10, vemos o paralítico curado perto do templo. Isso surpreendeu tanto os espectadores que outros 2.000 se voltaram para o Senhor (Atos 4: 4).
 
•• Em Atos 5: 12-14, vemos os apóstolos fazendo “muitos sinais e maravilhas ”, com os resultados de que “multidões ... [foram] adicionadas ao Senhor”.
 
Em Atos 8: 5-8, Filipe pregou em Samaria, e seu ministério foi confirmado sobrenaturalmente com milagres, exorcismos e curas . A resposta a esse derramamento enviado pelo céu foi que muitos “deram ouvidos” à mensagem de Filipe e houve “grande alegria” na cidade e inúmeras conversões.
 
•• Em Atos 9: 32-35, Deus usou Pedro para curar as Enéias paralíticas , com o resultado de que “Todos [em Lydda e Sharon] se voltaram para o Senhor”.
 
•• Em Atos 9: 40-42, Pedro foi capacitado por Deus para ressuscitar a mulher morta Dorcas. A resposta a esse evento sobrenatural, como nas ilustrações anteriores, foi que "muitos [em Jope] acreditaram no Senhor".
 
•• Mais exemplos de Atos podem ser dados. Mas aqueles acima são certamente suficientes para estabelecer a ênfase central de nossa mensagem hoje - isto é, que (1) oPalavrade Deus ministrou (2) emPoder pentecostallevará a colheitas de almas . Notaremos especialmente em outros exemplos das Escrituras que este ministério da Palavra em poder é energizado e tornado eficaz (3) através oração.
1 Tessalonicenses 1: 5  Nosso evangelho não veio a você apenas em palavras, mas também em poder ...
1 Coríntios 2: 4-5  Minha mensagem e minha pregação não foram com palavras sábias e persuasivas, mas com uma demonstração do poder do Espírito, [5] para que sua fé não se apoie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
•• Lembro-me de um culto de domingo em que, durante o tempo de adoração, um jovem veio ao microfone com uma palavra de conhecimento. Ele disse: “O Senhor me mostrou que alguém está aqui nesta manhã precisando ser salvo. E você sabe quem você é, porque antes de ir à igreja hoje de manhã você bebeu duas cervejas . Bem, um homem assustado perto da frente imediatamente levantou a mão e reconheceu que ele era aquele homem de duas cervejas! Alguns dos anciãos da igreja o levaram a uma sala de aconselhamento, onde ele foi voluntariamente levado à salvação em Jesus Cristo.
 
Muitos testemunhos semelhantes poderiam ser dados sobre a manifestação de Deus de Seu poder sobrenatural, levando à salvação de almas. Anteriormente, vimos várias ilustrações disso no Livro de Atos .
 
•• Mas o importante para nós hoje não é apenas dizer: "Uau, isso é ótimo." A questão principal é a seguinte: COMO NÓS OS CRISTÃOS Cristãos hoje chegamos ao lugar de ministrar neste poder de salvação de almas do Espírito Santo? Eu vejo três chaves principais nas Escrituras:

1) CONHEÇA A PALAVRA DE DEUS.

Jesus disse que Suas palavras eram "espírito e vida" (João 6:63). Lembre-se, não é "apenas em palavras". Isso diz que deve haver a palavra, mas não apenas a palavra (também devemos experimentar o poder de Deus).
•• Conheça a Palavra de Deus, a Bíblia. Na Grande Comissão (Mateus 28: 19-20), Jesus disse aos discípulos que “os ensinassem a obedecer a tudo que eu lhes ordenei ”. Eles precisavam conhecer e compartilhar a PALAVRA do Senhor , porque Suas palavras têm poder.
• Faça você conhecer as verdades Jesus ordenou e lhes ensinou? Eles estão nos evangelhos . Leia-os, estude-os, memorize-os, compartilhe-os e outras verdades da Bíblia com aqueles que Deus colocou sob sua influência.
 
• Leia a Bíblia para seus filhos e netos . Encha seus corações com a Palavra de Deus desde o início. Minha esposa e eu lemos a Bíblia para nossos quatro filhos durante seus anos de formação. Desde a infância eles ouviram a Palavra de Deus. E agora, como adultos, todos os quatro estão servindo ativamente ao Senhor e amam Sua palavra a Bíblia.

2) SEJA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.

Receba poder de ser testemunhas (isto é, Santo Espírito- habilitadas testemunhas).
Lucas 24: 47-49  ... arrependimento e perdão dos pecados serão pregados em seu nome a todas as nações, começando em Jerusalém. [48] ​​Você é testemunha dessas coisas. [49] Vou enviar-lhe o que meu pai prometeu; mas fique na cidade até que você esteja revestido de poder do alto .
• Esses apóstolos foram bem treinados por Jesus. Eles estavam cheios da Sua Palavra . Mas Ele ainda lhes disse para "ficarem [em Jerusalém] ... até que você tenha sido revestido de poder do alto". Ser bem treinado para o ministério e cheio da Palavra de Deus é maravilhoso, mas não basta! Eles precisavam do “poder do alto” antes que Jesus os libertasse para ir adiante e cumprir a Grande Comissão.
 
A Igreja de Cristo hoje tem a mesma necessidade desse mesmo poder. Infelizmente, hoje muitos cristãos evangélicos sinceros desobedecem esse mandamento de Jesus à Sua Igreja. Eles saem para pregar a Palavra, mas muitas vezes ignoram (ou em alguns casos pregam ativamente contra ) o todo-importante poder do Pentecostes .
Atos 1: 4,5,8  ... Não saia de Jerusalém, mas espere pelo presente que meu Pai prometeu, sobre o qual você me ouviu falar. [5] Porque João batizou com água, mas em poucos dias você será batizado com o Espírito Santo ... [8] você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você; e vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
•• Como em Lucas 24: “Espere ... você será batizado com o Espírito Santo ... você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você.” E eles realmente receberam esse poder logo depois no Pentecostes (Atos 2: 1-4).
 
Eles já nasceram do Espírito. Jesus estava bem ciente disso, tendo sido Aquele que anteriormente "soprara" o Espírito Santo para eles (João 20:22). Jesus estava plenamente consciente da diferença crucialmente importante entre nascer de novo do Espírito (João 3: 3-8) e ser batizado com o Espírito Santo (Atos 1: 4,5,8 acima). Foi neste último, o poder de Pentecostes , que Jesus sabia que eles ainda precisavam, e, portanto, Ele lhes disse que esperassem por isso, depois saíssem e ministrassem. [PS: Devo acrescentar que a "espera" deles foi uma vezcoisa, até que o primeiro dia de Pentecostes do Novo Testamento chegou. Desde aquela época, os cristãos não precisam esperar. Você pode vir a Jesus como Salvador e imediatamente olhar para Ele como seu batizador no Espírito Santo (Mateus 3:11).]
Atos 2: 1,4  Quando chegou o dia de Pentecostes , todos estavam reunidos em um só lugar ... [4] Todos eles foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes permitia.
Eles experimentaram o Pentecostes . Eles receberam poder do alto. E eles saíram nesse poder e viram o fruto incrível que eu mencionei no início desta mensagem.
 
•• Mas havia um outro elemento em sua experiência - um que é frequentemente ignorado pelos cristãos. E isso éORAÇÃOEsse poder pentecostal de falar a Palavra de Deus e obter grandes resultados nasce do coração e da vida de oração . E para essa questão tão importante agora nos voltamos.

3) ORAR

Busque a Deus, peça que Ele seja usado. Ore por uma manifestação do poder pentecostal manifestado .
Atos 1:14  Todos eles se uniram constantemente em oração ...
•• O Pentecostes de Atos 2 inicial ocorreu em uma atmosfera de oração . Em Atos 1: 8, Jesus prometeu esse poder do Espírito Santo . Em Atos 2, eles o receberam. No meio, eles eram vistos “constantemente em oração” . A oração precedeu o derramamento pentecostal.
Atos 4:24, 29-31  Quando ouviram isso, eles levantaram suas vozes juntos em oração a Deus ... [29] “Agora, Senhor, considere suas ameaças e permita que seus servos falem sua palavra com grande ousadia. [30] Estenda a mão para curar e realizar sinais e maravilhas milagrosas através do nome de seu santo servo Jesus. ” [31] Depois de terem orado , o lugar onde estavam reunidos. todos foram cheios do Espírito Santo e falaram a palavra de Deus com ousadia .
• Para Pedro, João e muitos outros, este foi um preenchimento subsequente , um reabastecimento da unção do Espírito. Eles foram primeiramente cheios do Espírito em Atos 2: 4. Aqui, novamente, houve para eles um "preenchimento" do Espírito Santo, seguido novamente por palavras ousadas, curas, sinais e maravilhas. Em resposta a quê? “depois que eles rezaram”! (vs. 31) A oração precedeu esse grande derramamento do Espírito Santo sobre eles e através deles. Esta é uma ilustração clara do poder da oração da fé para preceder e estimular o movimento do Espírito Santo .
Atos 9: 40-42  Pedro enviou todos eles para fora da sala; então ele se ajoelhou e orou . Virando-se para a mulher morta , ele disse: "Tabitha, levante-se". Ela abriu os olhos e, vendo Pedro , sentou-se ... [42] Isso ficou conhecido em Jope e muitas pessoas creram no Senhor.
• Pedro criou a mulher morta Dorcas, e muitas pessoas em Jope creram no Senhor como resultado. Novamente, o que precedeu esse milagre e seus frutos que salvam almas? A resposta - "Ele ajoelhou-se e orou ".
Atos 28: 8-9  O pai [do chefe] estava doente na cama, sofrendo de febre e disenteria. Paulo entrou para vê-lo e, após a oração , colocou as mãos sobre ele e o curou . [9] Quando isso aconteceu, o resto dos doentes na ilha veio e foi curado .
•• Um reavivamento de cura estourou na ilha depois que Paulo curou o pai do chefe. Qual foi o contexto, o "gatilho", para esse reavivamento? A resposta - "... depois da oração [Paulo] ... o curou."
 
•• O falecido profeta Tom Edmondson, um homem gracioso e humilde de Deus , foi muito usado pelo Senhor em dons espirituais . Certa vez, ele me disse que, antes de cada culto da igreja, ele freqüentava o tempo de oração do preservice e orava essencialmente assim: "Pai, eu sou seu servo, disposto e desejando ser usado para abençoar seu povo ". E Deus o usou poderosamente e freqüentemente no poder pentecostal.
Deus o usará poderosamente no poder pentecostal se você seguir o padrão bíblico:
1) Sejam homens e mulheres da Palavra, da Bíblia . Leia, estude, fale .
 
2) Busque a Deus um Pentecostes pessoal todos os dias. Seja continuamente cheio do Espírito Santo .
 
3) ORE ... busque a Deus em oração pelas curas, em oração pelas almas perdidas e muito mais ... fique sobrecarregado pelos outros ... e peça a Deus que use você com Seu poder para abençoá-los .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado