Como o cristão deve se comportar diante das fake news?


Durante a última campanha eleitoral nos EUA, os sites de mídia social foram atormentados por notícias falsas compartilhadas e vistas por milhões de eleitores. Havia teorias da conspiração, manchetes enganosas e endossos falsos em todo o lugar, enganando muitas pessoas e possivelmente até afetando sua tomada de decisão (embora o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, afirme que não há razão para acreditar que notícias falsas em sites de mídia social tenham efeito significativo sobre resultados).
Atualmente estamos vendo as consequências de muitas destas coisas aqui no Brasil  Houve tentativas recentes de gigantes da Internet, da política e da sociedade civil de controlar a disseminação de notícias falsas por causa da perigosa orientação incorreta e desinformação que isso causa, mas não acho que o grande remédio esteja chegando tão cedo. Enquanto isso, permanecemos vigilantes e cuidadosos com o conteúdo que recebemos.
Dentro dos círculos cristãos, alguns de nós também foram vítimas de algumas notícias enganosas que podem até ser de natureza "cristã". 
Cura milagrosa que nunca aconteceu, conversões em massa no Oriente Médio e sinais de êxtase e segunda vinda - a lista poderia continuar. E você provavelmente já viu uma ou duas postagens que compartilhavam essas informações, mas que depois foram verificadas como uma farsa.
Uma vez, quando eu comentei para uma pessoa que aquela noticia que ela estava massivamente divulgando era mentira, ou se preferir usar um termo mais contemporâneo, uma fake news, sua resposta foi que, sendo mentira ou não, aquilo era muito útil para nos motivar e auxiliar no crescimento do evangelho.....
DEUS NÃO PRECISA DE "FAKE NEWS" PARA TER SUA PALAVRA DIFUNDIDA. 

A Bíblia fala muito fortemente sobre mentiras. Deus - em Sua própria natureza - é a verdade e a verdade personificada. Ele vai contra todas as formas de mentira e engano. Consequentemente, nós, como seguidores de Cristo, somos advertidos a andar em sabedoria, tomando cuidado para garantir que as informações que recebemos sejam verdadeiras, não importa quão convincentes e atraentes sejam as informações.
Mateus 24: 4-5 diz: "E Jesus respondeu: 'Vejam que ninguém te desviará. Porque muitos virão em meu nome, dizendo:' Eu sou o Cristo ', e eles desviarão muitos' '.
Como podemos, como cristãos, responder com sabedoria a notícias e enganos falsos? A resposta mais urgente seria discernir a verdade das mentiras. A melhor maneira de estar ciente do que é verdade e do que é engano é permanecer em Cristo. João 14: 6 diz: "Jesus disse-lhe: 'Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim'".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado