Deus Kadesh - O Deus que santifica




De fato, Deus quer que você seja diferente - e não apenas em personalidade e gostos e desgostos pessoais. Mas, para entender como cada um de nós é chamado a ser diferente, primeiro podemos ver como Deus é diferente.

Deus nos chama para sermos diferentes, separados para um propósito maior.

Um dos nomes de Deus é Jeová-Kadesh, que significa "o Deus que santifica" (Levítico 20:7-8, Êxodo 31:13). Santificação é uma palavra grande e religiosa que significa colocar de lado ou separar. Freqüentemente, as palavras sagrado e venerado são usadas no lugar de santificar. Não podemos nos tornar santos, então Deus fez isso por nós através da vida, morte e ressurreição de Jesus. Ele nos chama para sermos diferentes, separados para um propósito maior, como Ele chamou o povo de Israel para ser diferente do mundo ao seu redor:

"Obedeçam a todos os meus decretos e leis e pratiquem-nos, para que a terra para onde os estou levando para habitarem não os vomite.
Não sigam os costumes dos povos que vou expulsar de diante de vocês. Por terem feito todas essas coisas, causam-me repugnância.
Mas a vocês prometi que herdarão a terra deles; eu a darei a vocês como herança, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os separou dentre os povos.
"Portanto, façam separação entre animais puros e impuros e entre aves puras e impuras. Não se contaminem com animal, ou ave, ou com qualquer criatura que se move rente ao chão, os quais separei de vocês por serem eles impuros.
Levítico 20:22-25

Levítico era um livro de leis para os israelitas seguirem. Mostrava ao povo de Deus como Ele era, quem Ele queria que eles fossem e como Ele queria que eles vivessem. Teria sido fácil para os israelitas adotar as práticas e crenças dos grupos vizinhos: adoração pagã, leis violentas, sacrifícios humanos e muito mais.
Mas Deus queria que os israelitas fossem diferentes, não em oposição a essas pessoas, mas exemplos de uma maneira melhor de viver em um relacionamento com os outros e com Ele. Ele queria que eles fossem diferentes, como podemos conferir nos capítulos 23 ao 24 de Levítico, além de outras várias passagens.

Ele quer a mesma coisa para nós hoje. Seguir Jesus é um modo de vida contracultural que convida os estrangeiros a participarem de seu povo e nos transforma quanto mais perto nós achegarmos a Ele
Reflita:
O que o desejo de Deus de nos santificar (ou nos separar para um propósito maior) diz sobre quem Ele é e como Ele é?
Como saber que você é separado por Deus muda a maneira como você age em relação a si ou aos outros?
 Em que você acredita que Deus o diferencia de fazer ou realizar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado