Falsos profetas e a Pedra da Salvação

ESTUDOS DE CÉLULA: PEDRA DE TROPEÇO OU ROCHA DE SALVAÇÃO?

Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.
Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".

Atos 4:11,12

Espera-se que os construtores conheçam seu ofício. É razoável supor que eles saibam onde construir, como construir e que materiais usar na construção. No entanto, aqueles que se imaginavam os construtores do reino de Deus - os principais sacerdotes, governantes, anciãos e escribas de Israel - nem mesmo reconheciam o componente-chave da estrutura, a pedra que determina a direção e o desenho de todas as outras pedras . E agora um pescador galileu ousa acusá-los de inépcia espiritual e cegueira!

Pedro não foi a primeira pessoa a citar o Salmo 118: 22 para esses líderes. Jesus foi confrontado por essas mesmas pessoas que fizeram a Ele a mesma pergunta que fizeram a Pedro e João: "Com que autoridade você está operando?" (Mateus 21:23, cf. Atos 4: 5-7). Depois de lhes devolver o pedido e relatar duas parábolas mostrando a loucura de sua rejeição a Ele, Jesus cita o Salmo 118: 22-23 e o segue com uma advertência sobre o resultado de sua rejeição (Mateus 21: 24-44).

O aviso de Jesus caiu em ouvidos surdos. Os líderes organizam Sua traição, prisão, julgamentos ilegais e morte por crucificação, o tempo todo pensando que estão contribuindo para o reino de Deus em seu zelo.

Felizmente, esses “construtores” não são os verdadeiros construtores do reino de Deus. O próprio Deus é o verdadeiro Construtor, e por Seu desígnio a própria pedra que os pretensos construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular de Seu reino. Pelo poder de Deus, Jesus é ressuscitado dos mortos, sentado à direita do Pai e recebe toda autoridade no céu e na terra. Deus vindicou Jesus aceitando plenamente a Ele e Sua obra redentora consumada, fazendo de Jesus a figura central de Sua igreja e reino, aquele em torno de quem tudo gira.

Jesus não é apenas a figura central no reino de Deus, mas também o único meio pelo qual qualquer pessoa pode entrar nesse reino. A libertação é necessária para todos. Pedro inclui a si mesmo e a João junto com todos os seus ouvintes quando ele afirma "devemos ser salvos". Há uma necessidade referenciada aqui, a necessidade de ser salvo do pecado, morte e condenação.

A maravilhosa realidade é que existe alguém que pode salvar! Isso não era novidade para aqueles com quem Pedro falava. Eles estavam familiarizados com a proclamação de Deus em Isaías 43: 3a, onde Ele declarou: “Eu sou o Senhor vosso Deus, o Santo de Israel, vosso Salvador”.

A audiência de Pedro também sabia que só há um que pode realmente salvar, pois nos séculos passados ​​Deus havia declarado: “Eu, eu sou o Senhor, e além de mim não há salvador” (Isaías 43:11). Portanto, a ideia de que há apenas um Salvador exclusivo não era nova para eles. No entanto, a chave é que este único Salvador pode ser positiva, precisa e confiantemente identificado como Jesus Cristo de Nazaré. Além dele, não há salvador.

“Isso é obra do Senhor; é maravilhoso aos nossos olhos. ”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado