Livres em Cristo Jesus - Parte 1/5 - O perdão

Introdução

Jesus veio para nos libertar, mas definitivamente pode haver momentos em nossa jornada com Ele em que podemos sentir tudo menos livres. Este artigo pretende nos fazer refletir a fim de nos libertar, equipar e capacitar a viver uma vida de liberdade conforme o desejo de Cristo para nós. Acredito que todos nós já ouvimos este versículo.

Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. João 8:36

Eu entendi as primeiras cinco palavras facilmente - porque Jesus Cristo pagou o preço por mim na cruz, estou livre do pecado e da morte. Foram essas quatro últimas palavras com as quais eu lutei: “... de fato serão livres.” Para mim, não comecei a caminhar no tipo "de fato" na liberdade até aprender as lições as lições a seguir.

1. Perdão

Primeiro, vamos entender que sermos "de fato livres" começa com o perdão. Todos nós temos pessoas em nossas vidas que nos feriram verbalmente, emocionalmente, fisicamente e / ou até espiritualmente. E essa dor forma um rancor em nós - nós o revivemos continuamente quando pensamos na dor ou a experimentamos novamente. Em um mundo ideal, o ofensor viria até nós e pediria perdão, mas isso pode nunca acontecer. Então cabe a você perdoar aquele que te ofendeu. 

Martin Luther King afirma que o perdão é um catalizador que cria o ambiente para que possamos recomeçar. E a Bíblia afirma:

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gálatas 5:1

Quantas vezes nós pecamos, pedimos perdão para Deus, mas não conseguimos liberar perdão e com isto, ficamos presos, sem conseguir reatar relacionamentos, ministérios. 

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".
Mateus 6:14,15

A fim de quebrar o cativeiro dessa dor em nossas vidas, precisamos liberar ideias de vingança, quer isso se manifeste em nossos pensamentos, nas palavras que dizemos ou em nossas ações. O poder do Evangelho que compartilhamos vem de saber que todas as ofensas - minhas e de outras pessoas - foram pagas. Portanto, entregamos a dor, os ressentimentos e a pessoa envolvida a Deus e confiamos Nele para obter justiça e misericórdia.

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Colossenses 3:13

Por favor, entendam que aqui, esta palavra "suportem" não é sinônimo de aguentar, mas que quer dizer: amparem, deem suporte, levem as cargas uns dos outros

Veja a versão das Linguagem de Hoje:

Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. Colossenses 3:13

"Compreender" ao outro. Entenda que ele é pecador, mas que nós também somos. Você não conhece as lutas dos outros.  O perdão é o primeiro passo para viver livre porque a prioridade de Deus é o seu coração. Quando você estiver pronto para perdoar, então você poderá seguir para a próxima etapa. 

Reflita: Então, quem na sua vida você precisa perdoar?

Quando estiver pronto, faça esta oração: 

Deus, eu perdoo (inserir nomes) e desisto do meu direito de vingança contra eles. Te entrego a dor e os ressentimentos e confio na sua vontade de justiça e misericórdia na vida deles. Obrigado, Jesus, por fazer o mesmo por mim.


Continua: Parte 2 - Gaiolas da Liberdade



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado