Orações Perigosas - Sonda-me, Quebra-me e Envia-me

Introdução: 

O que muitas vezes esquecemos é que para termos a segurança precisamos confiar nEle e fazer o bem. 

Salmos 139:1



Deus é sempre bom, mas isso não significa que Ele é sempre satisfará as suas vontades. Este artigo te convida a fazer três orações perigosas e ousadas: sonda-me, quebre-me e envia-me. 

Deus nos garante que sempre nos deixará numa zona de conforto? Não, mas mesmo assim Ele é bom.

Dirigir uma moto sem faróis e sem capacete em uma rodovia em meio a montanhas durante uma tempestade à noite. Isso é muito perigoso, não é?  Mas como orar pode ser perigoso? Afinal, eu não posso orar na minha sala, no meu quarto, no meu cantinho em silêncio? O que eu estou querendo dizer quando te convido a começar a fazer orações perigosas?

Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, o livro/filme de CS Lewis sobre animais falantes e crianças viajando para outros mundos, Susana faz uma pergunta importante ao Sr. Castor sobre o leão Aslan. A conversa sobre Aslan é assim:

Susana: É seguro? Estou muito nervosa pois vou me encontrar com um leão.

Sr. Castor: Seguro? Quem falou em segurança? Claro que  não é seguro. Mas o leão é bom. Ele é o rei, eu lhe digo.

Salmos 37:3-6

Servimos a um Rei que não nós garante uma vida sem riscos, mas Ele é bom. Quando oramos, nossas orações não devem ser seguras; elas devem ser boas, grandes e perigosas como Deus. Temos a tendência de ir a Deus com nossa roupa suja, ou nossa lista de roupa suja do que Ele pode fazer por nós. E se viéssemos perguntando o que poderíamos fazer por Ele? Isso pode ser muito perigoso.

A verdadeira oração contém essa tendência de nos empurrar para além de nossas zonas de conforto. O que é uma zona de conforto? É o círculo do eu, onde tudo gira infinitamente em torno de nossas próprias necessidades e desejos. É o nosso reino onde somos o rei ou a rainha. A oração nos tira desses círculos de mim porque a oração é sobre a vinda do Seu Reino e a realização de Sua vontade. A oração perigosa, ou ousada, se preferir  é quando percebemos que Deus é o rei.

Mateus 6:1-13

PRIMEIRA ORAÇÃO: SONDA-ME

Se você ainda está lendo eu creio você queira sair de sua zona de conforto. Você deve querer uma vida assustadora e boa no limite, em total submissão ao Criador e Mestre de tudo. Você quer ter um coração que persiga o coração de Deus. Você e o rei Davi.

O rei Davi fez uma oração famosa e perigosa no Salmo 139, quando disse: Sonda-me, Deus, e conhece meu coração ... Por que essa oração é perigosa? É porque Deus pode encontrar alguma coisa ruim no coração do Rei Davi e então colocá-lo em apuros? Não, Deus sabe tudo, sempre. Ele não vai encontrar nada de novo no coração do Rei Davi. Uma oração do tipo  "sonda-me” é perigosa não por causa do que Deus pode encontrar, mas por causa do que Ele pode nos revelar.

Pense em vender uma casa com um corretor de imóveis. Você limpa sua casa perfeitamente antes que o corretor chegue, esperando que eles pensem que sua casa irá vender rapidamente. Em vez disso, eles dizem para você se livrar do sofá de veludo verde, limpar o canto nojento do carpete onde o cachorro dorme e, por favor, retire aquele papel de parede de bebê querubim! Pedir a Deus para nos examinar é assim. Ele entra e abre nossos olhos para todo o lixo que não podíamos ver. Assim como com o corretor de imóveis, temos que decidir se vamos ficar com o lixo ou limpar a casa.

Apenas ter lixo não nos condena. O rei Davi cometeu assassinato e adultério, e Deus ainda o chamava de homem segundo Seu próprio coração. Então, vamos superar o medo de sermos descobertos. Deus já conhece tudo em nossos corações. Vamos pedir a Deus que nos mostre o que Ele sabe. Vamos retirar o lixo para que possamos obter o máximo retorno do nosso investimento em nossa busca pelo coração de Deus.

Do que tenho medo?

Na primeira parte pedimos a Deus que nos investigasse, revelasse as coisas ocultas em nossas vidas e nos ajudasse a nos livrar delas. Normalmente, quando pensamos em Deus revelando o pecado, pensamos em coisas como imoralidade sexual, mentiras e fofoca. Esses são definitivamente pecados que Deus deseja trazer à luz. No entanto, muitas vezes há escuridão em nós que é ainda melhor para se esconder.

1 João 4:18

Existe alguma coisa que você continua evitando? Existe uma certa responsabilidade, nível de relacionamento ou passo de fé da qual você sempre foge? Você pode estar sentindo medo. O que mais tememos revela onde menos confiamos em Deus. Cada conflito com seu cônjuge o deixa maluco? Talvez você precise aprender a confiar em Deus em seu casamento. Você é um pai-helicóptero pairando constantemente sobre seus filhos? Talvez você tema o fracasso, a separação ou a morte deles. Você confia totalmente em Deus como seu protetor? As finanças lhe causam ansiedade sem fim? Você realmente confia em Deus como seu provedor? Todos nós temos alguns problemas ocultos de medo e confiança.

O medo tenta chamar Deus de impotente. Diz: “Você pode ter Deus, mas Ele não é suficiente. Você ainda deve estar preocupado. ” Agora você vê como o medo está em inimizade com Deus? Existem boas notícias. O amor perfeito lança fora todo o medo. Quem tem amor perfeito? Deus quer. Isso é o que O torna nosso bom Rei, que é tão perigoso para nosso inimigo.

2 Timóteo 1:6,7

Pense nisso assim. Finja que você é uma mansão. Em quais quartos o medo mora? E quanto ao berçário? A cozinha? O quarto? A sala da família? O escritório? Agora, imagine convidar o amor perfeito de Deus para todas aquelas salas. O medo e toda a sua bagagem são chutados para o meio-fio. O que sobrou? Todos os tipos de lugares para o Espírito Santo vir enchê-lo, renová-lo e ... bem, surpreendê-lo com Seu incrível plano para sua nova vida.

SEGUNDA ORAÇÃO: QUEBRE-ME

Você sabe o que não faz muito sentido? Pedir para ser quebrado. Você sabe o que não faz sentido mais ainda? Um Deus perfeito desistindo de seu Filho inocente em troca de maior proximidade com um bando de pecadores como nós. Então, por que fazemos essa oração perigosa de “quebre-me”? Porque esta é a única resposta racional a Jesus, que foi quebrado para nos sermos salvos.

Marcos 14:22-26

Durante a última grande refeição de Jesus com Seus amigos mais próximos, Ele pegou um pedaço de pão, partiu-o e distribuiu-o, chamando-o de Seu corpo. Mais tarde, Ele derramou um pouco de vinho, chamando-o de Seu sangue. Agora chamamos isso de "Santas Ceia" Jesus nos pediu para continuarmos fazendo isso em memória Dele, e nós o fazemos. Mas talvez Ele não quisesse que apenas partíssemos o pão e servíssemos vinho como tradição litúrgica em nossas comunidades religiosas. Talvez Ele também quisesse que fôssemos partidos (pão) e derramados (vinho) pelas pessoas da comunidade Talvez quando Ele nos disse para continuarmos fazendo o que Ele fez, Ele não estava falando do ato de comer o pão e beber o vinho, mas de sermos partidos e de sermos derramados, de termos comunhão uns com os outros. 

Pense nisso. Se seguir a Cristo é uma jornada para nos tornarmos mais semelhantes a Ele, então a comunhão não deve ser apenas uma  oração por algum tipo de cristão já graduado, mas o cristianismo deve iniciar com o quebrantamento e o derramamento. Sem quebrantamento e derramamento onde está a necessidade de um salvador

Marcos 14:3-9 conta a  história de uma mulher que abriu um frasco caro de perfume e o derramou sobre os pés de Jesus. Este perfume custaria o salário de um ano, e conforme alguns historiadores, este óleo era  usado em sua carreira anterior de prostituta para atrair homens. Em um momento, ela abriu seu passado e derramou seu futuro em adoração aos pés de Jesus. Hoje, devemos fazer o mesmo.

Pedir para ser quebrado é, na verdade, uma proposta irônica. É como um elefante pedindo para ser grande e cinza. Observe por um momento seus relacionamentos, seus pensamentos, suas decisões, sua capacidade de atender a todas as suas próprias necessidades e perceberá que já está quebrado. Quando fazemos a oração “quebra-me”, o que estamos realmente orando é para que o Espírito Santo nos separe de nosso orgulho e nos ajude a perceber o quão quebrantados já estamos.

Romanos 10:9,10

A maioria de nós, cristãos, não tem muita dificuldade com a ideia de um salvador. Nós pecamos e falhamos. Precisamos que Cristo venha e nos dê vida plena aqui e uma vida eterna no céu. No entanto, temos a tendência de lutar para fazer de Jesus nosso Senhor. O que é um Senhor? Alguém que tem regra geral. Temos a tendência de desejar a paz da salvação sem o compromisso de servidão. No entanto, para aceitar totalmente a dádiva salvadora e sacrificial de Jesus, temos que devolver totalmente a vida a Ele. Não podemos escolher o Salvador e pular o Senhor. Estamos totalmente perdidos sem ambos.

O quebrantamento de que muitos de nós precisamos é a compreensão de que somos horríveis em ser nossos próprios mestres. Não é muito diferente de como um novo cavalo precisa ser dominado por seus próprios desejos. Ao procurarmos maneiras pelas quais Deus está quebrando nosso orgulho e governo próprio hoje, vamos lembrar que Ele foi quebrantado primeiro por nós. A razão pela qual Ele é um Senhor tão confiável é porque Ele é nosso salvador. Podemos confiar que Ele nos quebrantará porque Ele nos criou e sabe como nos refazer.

TERCEIRA ORAÇÃO: ENVIA-ME

Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me! " Isaías 6:8

Uh oh. A oração perigosa de hoje é a oração “envie-me”. Estamos todos prestes a ir de um sofá confortável para o quente deserto do Saara em sessenta segundos. Ou talvez não. Na verdade, se você está preocupado em fazer a oração “envie-me” porque tem medo de que Deus o bane para algum país distante, não tema. Deus provavelmente não vai mandar você para uma terra distante. Mas pode ser que ele te mande atravessar a rua e ir até o seu vizinho de frente de casa!

Não se preocupe! Após Isaias orar e se dispor a ser enviado, ele confessou que era pecador e Deus o purificou.  “Envia-me” significa deixar o círculo do eu sobre o qual falamos no inicio. Esta oração é sobre pedir a Deus que nos envie para fora de nossa vontade em direção a Dele. Ah, e só porque Deus não irá enviar-lhe algum lugar até que Ele está pronto, não significa que você vai se sentir como você está pronto. Olhe para os discípulos. Eles eram pescadores que se tornaram pastores, e diziam e diziam coisas realmente pegajosas e desleixadas em seus primeiros anos. Pedro decepou a orelha de um soldado antes de negar Cristo a outro. Então, algumas semanas depois, ele corajosamente falou para uma multidão de milhares e os levou a iniciar a igreja cristã.

O profeta Isaías tinha acabado de ouvir a voz do Senhor perguntando quem iria e seria um mensageiro para espalhar Sua palavra ao Seu povo. Isaías respondeu com: Eis-me aqui!. Envia-me! Isaías teve que ter uma visão para ser enviado por Deus. Mas nós não precisamos ter a visão, pois já temos a ordem!

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20

 Jesus usou Suas últimas palavras nesta terra para nos falar para sermos Seus mensageiros para todas as pessoas. A Grande Comissão é nossa despedida. Quando oramos: “Envia-me”, não estamos pedindo uma nova missão - estamos aceitando aquela que Ele já nos deu. Como Pedro, podemos cometer erros, mas já fomos enviados. Então vamos!

CONCLUSÃO:

Você conhece o hino "Amazing Grace" ou em português conhecido como "Preciosa Graça"? 

Num trecho o autor afirma que ele estava perdido e foi achado. Que o Senhor o limpou de todo o pecado, de toda a vergonha. Que o santificou e o consagrou. 

Você também estava perdida? Você foi achada, santificada e consagrada?  Então ouse orar para Deus te sondar, te quebrar e te enviar! Quando somos salvos, limpos, encontrados e separados, é por um motivo. Deus não nos separa para sermos um troféu em uma estante, ou para ficarmos de cara amarrada em um canto, ou para sermos simplesmente um membro de igreja. Deus nos separa para nos enviar a algum lugar onde não poderíamos ter ido com a multidão.

O que Deus fez por você? Como você acha que isso o prepara para o que Ele deseja que você faça por Ele? Vamos deixar coletivamente a vida segura em nossos espelhos retrovisores. Vamos pedir a Deus que nos examine, quebre-nos e nos envie. Vamos perceber que não há nada em nós que Ele já não saiba. Vamos fixar nossos olhos em nossa necessidade aberta de um Senhor e salvador. E vamos indo porque Ele nos separou para nos mandar embora.

Ore: Pai Celestial, Você criou o tempo, o espaço e a mim. Perdoe-me por orar e viver  como se eu soubesse melhor do que você. Ajude-me a fazer orações perigosas. Pai, deixe os desejos do Seu coração se tornarem os meus desejos. Que venha o Seu reino e seja feita a Sua vontade, assim na terra como no céu. Um homem. Espírito Santo, por favor, mostre-me o lixo em minha vida que O ofende. Porque isso me ofende como faz a você. Que eu consiga sentir o cheiro do que está estragado em minha vida. E pai, ajude-me a trocar este lixo pela vida plena que o Senhor me prometeu. Por favor, mostre-me do que tenho medo. Mostre-me como o medo tenta diminuir o enorme poder do Deus Todo-Poderoso. Pai, quero que o Seu amor perfeito destrua os medos que estou enfrentando. Eu quero viver seus planos para minha vida. Jesus, Você foi quebrado por minha causa. É apenas lógico que eu seja quebrado por você. Jesus, quero derramar o trabalho da minha vida, minhas posses mundanas, meus dons e habilidades aos Seus pés. Preciso de sua ajuda para fazer isso, pois sozinha eu não consigo. Por favor, me quebre e me derrame. Espírito Santo, mostre-me como estou tentando governar minha própria vida. Mostre-me como realmente estou quebrado. Eu quero ver o quão profundamente eu preciso de Jesus como meu salvador e meu Senhor. Então, você vai me dar a força para entregar minha vida completamente a Você? Jesus, Pedro era apenas um pescador e eu apenas professora. Mas estou aceitando a Grande Comissão para a qual você me chamou. Vou precisar do Espírito Santo para me dar coragem e força para conseguir isso. Estou mais pronta do que nunca. Onde você me quer? Eis-me aqui! Sonda-me, quebre-me e envia-me, Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado